Proposta de aplicativo móvel para monitoramento da avaliação da aprendizagem no ensino superior

A vida acadêmica é repleta de desafios na busca pela obtenção contínua de novos conhecimentos e superação de resultados. As avaliações são fundamentais para verificar a evolução e possibilitar os ajustes e correções necessárias ao processo de ensino-aprendizagem. Como a tecnologia pode auxiliar prof...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Giacomazzi, Maria Adelaide
Orientador/a: Moser, Alvino
Co-orientador/a: Santos, Neri dos
Format: Dissertação
Language:por
Assuntos em Português:
Online Access:https://repositorio.uninter.com/handle/1/67
Resumo Português:A vida acadêmica é repleta de desafios na busca pela obtenção contínua de novos conhecimentos e superação de resultados. As avaliações são fundamentais para verificar a evolução e possibilitar os ajustes e correções necessárias ao processo de ensino-aprendizagem. Como a tecnologia pode auxiliar professores e alunos para que seja possível o monitoramento constante do seu desempenho? Somente a disponibilização de uma nova tecnologia para viabilizar esse monitoramento do aprendizado é suficiente? Qual a mudança de postura e comportamentos que se fazem necessários para que os docentes e discentes possam não só usufruir das ferramentas tecnológicas, bem como obter benefícios e resultados quantificáveis? Como contribuir para que os alunos adquiram o hábito do monitoramento da aprendizagem e autoavaliação contínua? O objetivo desse trabalho é propor o desenvolvimento de um aplicativo móvel que proporcione aos professores e alunos uma forma diferenciada e contínua de monitoramento da avaliação de aprendizagem, utilizando conceitos da Taxonomia de Bloom revisada, novas tecnologias educacionais e a perspectiva da autorregulação da aprendizagem. Utiliza como base teórica os estudos feitos por Benjamin Bloom, George Siemens, Pedro Rosário, Barry Zimmerman, Perrenoud, Hanna Dumont, Palloff e Pratt, entre outros. A metodologia utilizada foi a da observação participante, possibilitando a pesquisadora não somente coletar dados, mas principalmente interagir com o objeto de estudo e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto de pesquisa. Espera-se que essa proposta seja aplicada no monitoramento da avaliação da aprendizagem, auxiliando não só para a obtenção de melhores rendimentos acadêmicos, mas também para a formação de alunos autorregulados e o desenvolvimento das competências essenciais para os profissionais do século XXI.
Resumo inglês:The academic life is full of challenges in the search for obtaining continuous knowledge and overcoming results. Assessments are essential to verify performance evolution and allow the necessary adjustments and corrections to the learning process. How technology can help teachers and students to continuously evaluate their performance? Only the availability of a new technology to enable this constant monitoring is enough? What are the changes in attitudes and behaviors so that teachers and students can not only make use of technological tools but also get benefits and measurable results? How to help learners to acquire the habit of monitoring their learning and continuous self-assessment? The purpose of this work is to propose the development of a mobile application that provides teachers and students with a differentiated and a continuous way of monitoring the learning results, using concepts of revised Bloom Taxonomy, new educational technologies and selfregulation learning perspective. It uses as theoretical basis the studies done by Benjamin Bloom, George Siemens, Pedro Rosário, Barry Zimmerman, Perrenoud, Hanna Dumont, Palloff and Pratt, among others. The methodology used was participant observation, allowing the researcher not only collect data but mainly interact with the object of study and use the new knowledge acquired during the research. It is expected that this proposal be applied on learning assessments monitoring, contributing not only to the achievement of better academic performance, but also to develop self-regulated learners and to obtain the essential skills for professionals in the twenty-first century.