A sustentabilidade nos planos de desenvolvimento institucional de instituições de ensino superior: teoria e prática em um estudo de caso

Este estudo teve como objetivo identificar como a sustentabilidade está presente nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), identificando suas dimensões, as ações e resultados, e analisar os projetos quanto a sua aplicação na teoria e prática. A pesquisa qualitativa teve como unidades de aná...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2019
Main Author: Souza, Jaqueline Souza de lattes
Orientador/a: Cassanego Junior, Paulo Vanderlei lattes
Banca: Alves, Ricardo Ribeiro lattes, Patias, Tiago Zardini lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Pampa
Programa: Mestrado Acadêmico em Administração
Department: Campus Santana do Livramento
Assuntos em Português:
PDI
IDP
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3954
Citação:SOUZA, Jaqueline Souza de. A sustentabilidade nos planos de desenvolvimento institucional de instituições de ensino superior: teoria e prática em um estudo de caso. Dissertação apresentada ao Mestrado em Administração. Santana do Livramento: Unipampa, 2019.
Resumo Português:Este estudo teve como objetivo identificar como a sustentabilidade está presente nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), identificando suas dimensões, as ações e resultados, e analisar os projetos quanto a sua aplicação na teoria e prática. A pesquisa qualitativa teve como unidades de análise duas instituições que apresentam Sistema de Gestão Ambiental - SGA. A primeira etapa consistiu na coleta de dados de um estudo documental, no qual foram observadas informações sobre o PDI divulgadas nos sites das Instituições de Ensino Superior - IES e de dados primários, como entrevistas aos 14 gestores, que de forma direta trabalham/trabalharam no planejamento, execução e manutenção do PDI. Na segunda etapa procedeu-se a um estudo qualitativo por meio da técnica de análise de conteúdo, aos dados obtidos em documentos, entrevistas e observação. As principais evidências apontaram que as duas IES possuem o PDI atualizado, conforme estabelece legislação brasileira. As duas IES analisadas possuem as dimensões ambiental, econômica e social presentes no PDI. Quanto às ações desenvolvidas dentro das IES, elas são positivas. Porém, uma das IES analisada, não está completamente alinhada entre projetos e práticas, enquanto a outra, apresenta desenvolvimento entre as metas e resultados. Percebeu-se o alinhamento do planejamento estratégico com o PDI, inclusive no consenso da criação das estratégias e diretrizes. Em linhas gerais, verificou-se que a sustentabilidade vem sendo tratada no PDI de modo ainda lento, porém buscando atender aos objetivos do Plano Nacional de Educação - PNE e das políticas do Ministério da Educação - MEC, com foco no ensino, pesquisa e extensão.
This study aimed to identify how sustainability is present in the Institutional Development Plans (IDP), identifying their dimensions, actions and results, and analyze the projects regarding their application in theory and practice. The qualitative research had as units of analysis two institutions that present Environmental Management System - EMS. The first step consisted of collecting data from a documentary study, in which information about the IDP published on the Higher Education Institutions - HEI sites and on primary, such as interviews with 14 managers, who directly work / worked on the planning, execution and maintenance of the IDP. In the second stage, a qualitative study was carried out through the technique of content analysis to the data obtained, through documents, interviews and observation. The main evidences indicated that the two HEI have the updated PDI, as established by Brazilian legislation. The two HEI analyzed have the environmental, economic and social dimensions presented in the IDP, standing out as the main ones. As for the actions developed within HEIs, the results of the two are positive. However, one of the HEI analyzed is not completely aligned between projects and practices, while the other shows more development between goals and results. The alignment of strategic planning with the IDP was understood, including consensus on the creation of strategies and guidelines. In general terms, it has been verified that sustainability has been treated in the PDI in a still slow way, however seeking to meet the objectives of the National Education Plan and the policies of the Ministry of Education, with a focus on teaching, research and extension.