O ensino de estequiometria a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural

O presente trabalho contempla as investigações acerca de uma intervenção realizada por meio de uma sequência de ensino, que abordou os conteúdos relacionados à estequiometria. Teve como objetivo compreender o ensino e o aprendizado destes conteúdos, de estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Méd...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Côrrea, Ellen Rodrigues
Orientador/a: Lindemann, Renata Hernandez
Banca: Galiazzi, Maria do Carmo, Bastos, Amélia Rota Borges de
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Pampa
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Department: Campus Bagé
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2513
Citação:CÔRREA, Ellen Rodrigues. O ensino de estequiometria a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural. 224 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Resumo Português:O presente trabalho contempla as investigações acerca de uma intervenção realizada por meio de uma sequência de ensino, que abordou os conteúdos relacionados à estequiometria. Teve como objetivo compreender o ensino e o aprendizado destes conteúdos, de estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul. A pesquisa realizada e as aulas tiveram referência nos pressupostos de Vygotsky. Assim, as relações interpessoais foram valorizadas durante as atividades didáticas, e conceitos como mediação e Zona de Desenvolvimento Proximal, ganharam destaque. No que tange à estequiometria percebe-se que esta é mencionada, por diferentes autores, como um conteúdo de difícil compreensão pelos estudantes. Porém, é considerada como um importante conhecimento da Química, vinculado diretamente com a atuação da ciência na sociedade. As atividades desempenhadas em sala de aula contaram com recursos variados, como experimentos e um jogo de tabuleiro. A análise da intervenção foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os principais resultados destacamos a melhoria da motivação, do engajamento e da participação dos estudantes. Consideramos que houve a melhoria do ensino e da aprendizagem, por meio da interatividade entre os próprios alunos e os alunos e a professora.
The present work contemplates the investigations about an intervention made through a teaching proposal, which approached the contents related to stoichiometry. The objective of this study was to understand about the teaching and learning of these contents, from students of a 2nd grade high school class, of a public school in the city of Bagé, Rio Grande do Sul. The research done and the classes had reference in the assumptions of Vygotsky. Thus, interpersonal relations were valued during didactic activities, and concepts such as mediation and Zone of Proximal Development, gained prominence. As far as stoichiometry is concerned, it is perceived that this is mentioned by different authors as a content difficult to understand by students. However, it is considered as an important knowledge of Chemistry, directly linked to the performance of science in society. Classroom activities featured a variety of resources, such as experiments and a board game. The analysis of the intervention was performed through Discursive Textual Analysis. Among the main results we highlight the improvement of student motivation, engagement and participation. We believe that there was an improvement in teaching and learning, through interactivity between the students themselves and the students and the teacher.