O impacto da globalização no ensino técnico: (Estudo de caso: ETE Eng. Herval Bellusci Adamantina/SP)

O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da globalização na ETE Eng. Herval Bellusci , Adamantina/SP. Para tanto, insere uma discussão sobre as reformas do ensino técnico numa visão diacrônica oficial e a globalização. Para verificar as novas exigências da globalização no ensino técn...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2004
Main Author: Corradi, Marcelo Grespi [UNESP]
Orientador/a: Nunes, Marilene [UNESP]
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://hdl.handle.net/11449/96392
Citação:CORRADI, Marcelo Grespi. O impacto da globalização no ensino técnico: (Estudo de caso: ETE Eng. Herval Bellusci Adamantina/SP). 2004. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.
Resumo Português:O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da globalização na ETE Eng. Herval Bellusci , Adamantina/SP. Para tanto, insere uma discussão sobre as reformas do ensino técnico numa visão diacrônica oficial e a globalização. Para verificar as novas exigências da globalização no ensino técnico optou-se por um estudo de caso a partir da análise da escola corpus. O que se depreende no final é que as necessidades por que passa a escola dão um tom de busca de modernidade em que prevalece o trabalho docente e a consciência do educando de que a assunção a este novo mundo somente será possível se os olhos oficiais voltarem-se para as características específicas e uma escola como essa.
Resumo inglês:The present work, Globalization in ETE Engineer Herval Bellusci has the objective of doing an analysis of the process of existent globalization in the school under comment. For this, it inserts a discussion on the reforms of the technical teaching in a diachronic official vision and globalization. What is seen in the end is that the needs, the school presents, gives a tone of modernity search in which prevails the educational work and the conscience of the students that the assumption to this new world will only be possible if the official eyes be gone back to the specific characteristics of a school as that.