O percurso dos gêneros do discurso publicitário: considerações sobre as propagandas da Coca-cola

Com base nas reflexões do Círculo de Mikhail Bakhtin sobre gêneros do discurso e dialogismo e com a contribuição de outros estudiosos da linguagem e do discurso, além da utilização de referencial teórico das áreas de Comunicação Social, História e Sociologia, este trabalho tem como objetivo principa...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Campos-Toscano, Ana Lúcia Furquim [UNESP]
Orientador/a: Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho [UNESP]
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://hdl.handle.net/11449/103593
Citação:CAMPOS-TOSCANO, Ana Lúcia Furquim. O percurso dos gêneros do discurso publicitário: considerações sobre as propagandas da Coca-cola. 2008. 206 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
Resumo Português:Com base nas reflexões do Círculo de Mikhail Bakhtin sobre gêneros do discurso e dialogismo e com a contribuição de outros estudiosos da linguagem e do discurso, além da utilização de referencial teórico das áreas de Comunicação Social, História e Sociologia, este trabalho tem como objetivo principal entender o percurso dos gêneros do discurso publicitário por meio da análise das propagandas da Coca-Cola e de seus contradiscursos. O corpus desta pesquisa constitui-se de propagandas impressas, de anúncios televisivos, de discursos e contradiscursos, veiculados na internet, em revistas e em jornais, que tratam da Coca-Cola, do antiamericanismo, da globalização ou do discurso da saúde. No primeiro capítulo discutem-se a etimologia e os sentidos da palavra gênero para a reflexão a respeito da predominância das idéias de tradição, forma e estabilidade. Também, nos estudos literários, situa-se a concepção de gênero voltada para o estudo da forma e da classificação diferentemente da perspectiva bakhtiniana, que entende o gênero como uso social da língua, como forma de comunicação entre os parceiros da interação verbal, como uma maneira de atender às necessidades das diferentes esferas das atividades dos homens. Estuda-se também o estilo, como um dos elementos que compõem os gêneros discursivos, para a análise dos anúncios da Coca-Cola e para a compreensão da constituição de seus enunciados. Ainda neste capítulo, discorre-se sobre os gêneros do discurso publicitário, constituídos por diferentes valores e vozes sociais e que estão em constante mudança devido à relação direta com a sociedade industrial, científica e cultural. No segundo capítulo, apresentam-se aspectos da evolução da mídia e o contexto sócio-histórico-cultural para a compreensão do caminho percorrido pela ciência e pela tecnologia até chegar...
Resumo inglês:Based on the reflections of Bakhtinian Circle about discourse genres and dialogism and, with the contribution of other scholars of language and discourse, also with the use of theoretical reference of the Social Communication, History and Sociology areas, this paper aims to understand the journey of advertising discourse genres through the analysis of Coca-Cola’s advertisements and its counter-discourses. The corpus of this research consists of printed and televised advertisements, of discourses and counter-discourses diffused on the internet, magazines and newspapers that concern the Coca-Cola, the anti-Americanism, the globalization and health discourse. The first chapter discusses the etymology and the meanings of the word genre for the reflection regarding the predominance of the tradition, shape and stability ideas. Also, in literary studies, there is the conception of genre focused on the shape and classification, unlike the Bakhtinian perspective, which comprehends the genre as a social use of the language, as a form of communication between the partners of verbal interaction, as a way of meeting the needs of men’s various activity spheres. The style is also studied, as one of the elements that compose the discursive genres, for the analysis of Coca- Cola’s advertisements and for the comprehension of the constitution of its statement. Still, in this chapter, the genre of advertising discourse is considered, constituted by different values and social voices and which is constantly changing due to its direct relationship with the industrial, scientific and cultural society. The second chapter presents aspects of media evolution and the socio-historical-cultural context, for the comprehension of the path explored by science and technology until the current context of globalization which favors the image, the speed and the rupture with temporal, spatial and cultural... (Complete abstract click electronic access below)