A análise do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial: contribuições e desafios para a formação profissional

The spreading of the technology college courses in the country, notably in the past few years, has required a closer look on this category of teaching in the field of professional education, mainly regarding the pedagogical project of the courses. That is because its formation depends on the underst...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Okada, Nancy lattes
Orientador/a: Luvizotto, Caroline Kraus lattes
Banca: Annibal, Sérgio Fabiano lattes, Carvalho, Alonso Bezerra de lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade do Oeste Paulista
Programa: Mestrado em Educação
Department: Ciências Humanas
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/130
Citação:OKADA, Nancy. Analysis of the Pedagogical Project of the College Course of Technology in Commercial Management: contributions and challenges for the professional training.. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
Resumo Português:O crescimento dos cursos superiores de tecnologia no país, notadamente nos últimos anos, tem demandado um olhar mais apurado sobre esta modalidade de ensino da área da educação profissional, principalmente no que se refere aos projetos pedagógicos dos cursos. Isto porque, a sua construção depende do entendimento de cada instituição de ensino sobre o que pressupõe a legislação, as Diretrizes Curriculares Gerais e regulamentações legais para a organização e funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a adequação do projeto pedagógico de um curso superior de tecnologia em gestão comercial, respaldados nas políticas públicas para a formação profissional e as contribuições advindas desta formação em nível superior. Como objetivos específicos, compreender os conceitos de educação profissional, técnica e tecnológica, as diferenciações que se apresentam entre os cursos desta modalidade, além de analisar especificamente o projeto pedagógico, o currículo e planos de ensino do CST em Gestão Comercial da Universidade do Oeste Paulista, para verificar e compreender sua adequação ao que se estabelece como políticas públicas para esta formação. A abordagem de estudo e investigação ampara-se na pesquisa qualitativa, tendo como método a pesquisa de levantamento bibliográfico e a pesquisa documental. São alvo de análise os documentos produzidos pelo curso de superior de tecnologia, como o projeto pedagógico, os planos de ensino, a estrutura curricular, e os documentos oficiais como diretrizes curriculares dos cursos superiores de tecnologia, legislações, regulamentos e portarias da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). A análise dos dados foi realizada de modo que permitisse, inicialmente, apreender informações globais para conhecer o material; posteriormente, a identificação de unidades de conteúdo inseridos nos documentos que possibilitaram identificar temas principais que favorecessem a categorização dos dados, a partir do cotejo com o referencial teórico adotado; finalmente, procedeu-se a análise e interpretação dos resultados obtidos. O estudo demonstra que, de modo geral, o projeto pedagógico alinha-se às exigências legais; porém apresenta deficiências, sob o ponto de vista prático, na aplicação do que se pretende como curso superior de tecnologia em confronto com a real formação que é oferecida.
Resumo inglês:The spreading of the technology college courses in the country, notably in the past few years, has required a closer look on this category of teaching in the field of professional education, mainly regarding the pedagogical project of the courses. That is because its formation depends on the understanding of each teaching institution on what is implied by the legislation, by the General Curriculum Guidelines and legal regulations for the organization and performance of the Technology College Courses (TCC). Therefore, this research aims at analyzing the adequacy of the pedagogical project of a technology college course in commercial management, supported on the public policies for the professional training and the contributions arising from this formation in college level. As specific objectives, understand the concepts of professional education, technical and technological, the differentiations presented among the courses of such modality, besides specifically analyzing the pedagogical project, the curriculum, teaching plans and other documents of the TCC in Commercial Management from the Universidade do Oeste Paulista, to verify and understand its adequacy to what is established as public policies for this formation. The study approach and investigation is based on the qualitative research, having the bibliographical and documental research as method. It was analyzed the documents produced by the technology college course, such as the pedagogical project, the teaching plans, the curriculum structure, and the official documents such as the curriculum guidelines of the technology college courses, legislations, regulations and the ordinance of the Department of Professional and Technological Education (SETEC). The data analysis was realized in a way that allowed, initially, to acquire general information to get acquainted with the material; later, the identification of units of content from the documents that made possible to identify main topics which favored the data categorization, from the comparison with the adopted theoretical reference; finally, proceeding the analysis and interpretation of the acquired data. The study shows that, in general, the pedagogical project aligns with the legal requirements; however, it presents certain deficiencies from the practical point of view, in the application of what is intended as technology college course confronting the real training that is offered.