A capacidade de dizer não: Lina Bo Bardi e a fábrica da Pompéia
A presente dissertação se intitula A Capacidade de Dizer Não Lina Bo Bardi e a Fábrica da Pompéia . A arquitetura de Lina Bo Bardi se desenvolve por meio de um ideário assimilado em sua trajetória de vida, pelo qual ela propõe soluções para o espaço e a coletividade. Diante de um mundo injusto, a ar...
Nível de Acesso: | openAccess |
---|---|
Publication Date: | 2007 |
Main Author: | |
Orientador/a: | |
Banca: | , |
Format: | Dissertação |
Language: | por |
Published: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa: |
Arquitetura e Urbanismo
|
Department: |
Arquitetura e Urbanismo
|
Assuntos em Português: | |
Assuntos em Inglês: | |
Áreas de Conhecimento: | |
Online Access: | http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2610 |
Citação: | OLIVEIRA, Liana Paula Perez de. A capacidade de dizer não: Lina Bo Bardi e a fábrica da Pompéia. 2007. 214 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
---|---|
Resumo Português: | A presente dissertação se intitula A Capacidade de Dizer Não Lina Bo Bardi e a Fábrica da Pompéia . A arquitetura de Lina Bo Bardi se desenvolve por meio de um ideário assimilado em sua trajetória de vida, pelo qual ela propõe soluções para o espaço e a coletividade. Diante de um mundo injusto, a arquiteta desenvolve uma escola de fazer pensar: propõe um mundo onde tudo é possível, através da Capacidade de Dizer Não, nas palavras do dramaturgo Bertold Brecht. No Sesc Pompéia, vislumbramos materializadas determinadas questões sugeridas por Lina: um espaço onde a história é vivenciada no dia a dia seja na antiga estrutura da Fábrica de Tambores construída pelos irmãos Mauser; seja pela coleção de bonecos de todo o país, de diferentes tempos, numa exposição de brinquedos para crianças. Através de pequenos gestos, a dignidade e respeito do povo são evidenciados. Elementos do universo de todo um coletivo fazem parte da obra do Centro de Lazer da Pompéia. A resolução de acompanhar a obra num escritório dentro do canteiro de obras leva a soluções distintas, carregadas de identidade. Lina Bo Bardi chega a compreensão da arquitetura como um ato coletivo, vivenciado dia a dia. |