Prêmio Capes de Tese : análise do perfil e da produção científica dos candidatos e premiados

As premiações científicas estão se consolidando na comunidade científica como prática de valorização de pesquisadores e identificação de talentos. O Brasil, por meio de políticas públicas, tem o desafio de formar doutores nas diversas áreas do conhecimento com qualidade, pois esse capital humano é c...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Carvalho, Renato Barros de
Orientador/a: Calabró, Luciana
Format: Tese
Language:por
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://hdl.handle.net/10183/188249
Resumo Português:As premiações científicas estão se consolidando na comunidade científica como prática de valorização de pesquisadores e identificação de talentos. O Brasil, por meio de políticas públicas, tem o desafio de formar doutores nas diversas áreas do conhecimento com qualidade, pois esse capital humano é considerado fundamental para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico de um país, principalmente referente à produção de conhecimento novo e crítico. Diante disso, esta tese é uma análise documental das candidaturas e premiações do Prêmio Capes de Tese (PCT), programa institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação. A amostra consiste dos autores inscritos e premiados do programa nos anos de 2011 a 2014, de 4 áreas de avaliação, inicialmente com os inscritos das áreas de Ciências Biológicas II e Ensino, e em seguida dos premiados das áreas Ciências Biológicas II, Educação Física, Engenharias III e Ensino. A coleta das informações foi realizada em 2015, por meio da extração de informação do sistema Prêmio Capes de Tese, o qual é responsável por compilar as inscrições do programa. O estudo, de cunho quantitativo e qualitativo, tem como objetivo identificar a diferença entre as áreas de avaliação no PCT a partir da produção científica decorrente da tese de doutorado dos autores inscritos e premiados, assim como, definir o perfil dos autores participantes do programa, dos orientadores e dos Programas de Pós-Graduação. Tais abordagens têm como finalidade servir como subsídio para as políticas públicas educacionais, como práticas a serem utilizadas como instrumento de reflexão e aperfeiçoamento do sistema. Entre os resultados, destacam-se a tipologia própria das premiações científicas, a valorização das bolsas de estudo na pós-graduação e a qualidade das redes de formação dos autores premiados.
Resumo inglês:Scientific Scientific awards are being consolidated within the scientific community as a practice that values researchers and identify talents. Brasil, through public policies has the challenge of graduating doctors in the most diverse knowledge areas with quality, as this human capital is considered fundamental for the social, culture, and technological development of a country, especially regarding the production of new and critical knowledge. With that in mind, this thesis is a documental analysis of candidacies and awards from the CAPES Thesis Awards (PCT in the Brazilian Portuguese acronym), an institutional program by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), under the Ministry of Education. The sample consists of authors nominated and awarded in the program between the years 2011 and 2014, in 4 areas of evaluation, initially with the nominees of the Biological Sciences II and Learning, and further on with the scientists awarded in the areas of Biological Sciences, Physical Education, Engineering III and Learning. The information gathering took place in 2015, through the extraction of data from the CAPES Thesis Awards system, which is responsible for the compilation of the nominees of the program. The study, being both qualitative and quantitative, aims at identifying the differences among the PCT evaluation areas, as the scientific production coming from the doctorate thesis by the nominated and awarded scientists, as well as defining the profile of authors, counselors and Post Graduation Programs participating in the awards. Such approaches aim at the possibility of being used as inputs for educational public policies as practices to be regarded as reflection and improvement instruments for the system. Among the results we highlight the own typology of the scientific awards, the qualification of fellowships in post graduation programs, and the quality of learning networks of the awarded authors.