A comercialização e sustentabilidade do café arábica típica orgânico de Taquaritinga do Norte-PE

For this research proposes to analyze how marketing strategies influence the sustainability of the production of typical organic arabica coffee in Taquaritinga do Norte – PE, as its social, economic and environmental aspects. Interviews with associated leaders and members of Association of Producers...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: OLIVEIRA JÚNIOR, Roques Matias de lattes
Orientador/a: CABRAL, Romilson Marques
Banca: SANTOS, Dino Lincoln Figueirôa, MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de, MENELAU, Almir Silveira
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Department: Departamento de Administração
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4660
Citação:OLIVEIRA JÚNIOR, Roques Matias de. A comercialização e sustentabilidade do café arábica típica orgânico de Taquaritinga do Norte-PE. 2015.157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Resumo Português:Por esta pesquisa propõe-se a analisar como as estratégias de comercialização influenciam na sustentabilidade da produção do café arábica típica orgânico no município de Taquaritinga do Norte – PE, quanto aos seus aspectos sociais, econômicos e ambientais. Foram realizadas entrevistas com dirigentes e associados da Associação dos Produtores de Café Orgânico de Taquaritinga do Norte e técnicos extensionistas locais. A Matriz SWOT (Strenght, Weakness, Opportunity and Threats), foi utilizada como uma ferramenta, adaptada para associar e confrontar as categorias de analise que caracterizam o processo de comercialização. Os resultados demonstram, que a manutenção das atuais estratégias de comercialização geram grandes dificuldades para a sustentabilidade econômica (comercialização e viabilidade econômica), social (manutenção do homem no campo e a produção familiar) e ambiental (manutenção da vegetação nativa) da produção do café orgânico sombreado de Taquaritinga do Norte – PE.
Resumo inglês:For this research proposes to analyze how marketing strategies influence the sustainability of the production of typical organic arabica coffee in Taquaritinga do Norte – PE, as its social, economic and environmental aspects. Interviews with associated leaders and members of Association of Producers of Coffee Taquaritinga do Norte Organic and local field workers were held. The SWOT (Strength, Weakness, Opportunity and Threats), was used as a tool, adapted to associate and confront the analysis of categories that characterize the commercial process. The current results show that maintaining the current marketing strategies create great difficulties for economic sustainability (economic viability and marketing), social (human maintenance in the field and the family production) and environmental (maintenance of native vegetation) the production of organic coffee shading Taquaritinga do Norte – PE.