O efeito contingencial da estrat?gia de neg?cio e da incerteza ambiental na rela??o entre a estrutura organizacional e a implementa??o da estrat?gia

S?o crescentes os estudos sobre implementa??o da estrat?gia dada a sua import?ncia para que a empresa alcance vantagem competitiva. Por?m, existe a necessidade de se compreender com mais aprofundamento os requisitos para a implementa??o bem sucedida da estrat?gia no varejo. H? espa?o na literatura n...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Vargas, Eduardo
Orientador/a: Trez, Guilherme
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o
Department: Escola de Gest?o e Neg?cios
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4883
Resumo Português:S?o crescentes os estudos sobre implementa??o da estrat?gia dada a sua import?ncia para que a empresa alcance vantagem competitiva. Por?m, existe a necessidade de se compreender com mais aprofundamento os requisitos para a implementa??o bem sucedida da estrat?gia no varejo. H? espa?o na literatura no campo da estrat?gia de varejo para um melhor entendimento da rela??o entre estrutura, implementa??o e desempenho organizacional nesse setor. A literatura da ?rea de estrat?gia apresenta diversos estudos que analisam a rela??o entre estrutura organizacional e implementa??o. H? contudo aspectos a se compreender nessa rela??o, um deles se refere ?s dimens?es que podem moderar essa rela??o. Este estudo entra nessa discuss?o te?rica, analisando a influ?ncia da estrat?gia de neg?cio e da incerteza ambiental moderando a rela??o entre estrutura organizacional e a implementa??o da estrat?gia. Al?m disso, este estudo se prop?e a compreender como essas rela??es se manifestam no contexto do varejo de alimenta??o fora do lar. Neste sentido, a presente pesquisa, atrav?s de uma survey do tipo corte-transversal, avalia empiricamente o efeito contingencial da estrat?gia de neg?cio na rela??o entre a estrutura organizacional e a implementa??o da estrat?gia de marketing. Para isso, foram considerados 171 question?rios coletados junto a empresas de pequeno porte do setor varejista de alimenta??o fora do lar. Os resultados do levantamento demonstraram que a descentraliza??o da estrutura organizacional influencia positivamente a implementa??o da estrat?gia, assim como, confirmou-se que a formaliza??o influencia negativamente a implementa??o da estrat?gia. Al?m disso, os resultados encontrados indicaram que a estrat?gia de neg?cio modera a rela??o entre estrutura e implementa??o.
Resumo inglês:Studies on implementation of the strategy given its importance for the company to achieve competitive advantage are increasing. However, there is a need to understand with more depth the requirements for the successful implementation of the strategy in retail. There is room in the literature in the field of retail strategy to better understand the relationship between structure, implementation, and organizational performance in this sector. The literature of the strategy area features several studies that examine the relationship between organizational structure and implementation. There are however ways to understand this relationship, one refers to dimensions that can moderate this relationship. This study goes into this theoretical discussion, analyzing the influence of business strategy and environmental uncertainty moderating the relationship between organizational structure and strategy implementation. In addition, this study aims to understand how these relations are manifested in the power retail environment outside the home. In this sense, this research through a survey of the cut cross-sectional empirically evaluates the contingent effect of business strategy on the relationship between organizational structure and implementation of the marketing strategy. For this, they considered 171 questionnaires collected from small businesses in the retail sector of food outside the home. The survey results showed that the decentralization of the organizational structure positively influence the implementation of the strategy, as it was confirmed that the formalization negatively influences the implementation of the strategy. Furthermore, the results indicate that the business strategy moderates the relationship between structure and implementation.