Os desafios para a execu??o da estrat?gia organizacional: uma an?lise de empresas de TI no Rio Grande do Sul

Este trabalho tem como objetivo verificar se o planejamento ou a execu??o da estrat?gia organizacional possui mais import?ncia para gera??o de performance na opini?o dos pesquisados, verificar quais os gaps na execu??o da estrat?gia e discutir fatores que impulsionam ou dificultam a execu??o. Esses...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Franke, Allan Caberlon
Orientador/a: Trez, Guilherme
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Gest?o e Neg?cios
Department: Escola de Gest?o e Neg?cios
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4842
Resumo Português:Este trabalho tem como objetivo verificar se o planejamento ou a execu??o da estrat?gia organizacional possui mais import?ncia para gera??o de performance na opini?o dos pesquisados, verificar quais os gaps na execu??o da estrat?gia e discutir fatores que impulsionam ou dificultam a execu??o. Esses objetivos s?o desenvolvidos no contexto das empresas de tecnologia da informa??o (TI) no estado do Rio Grande do Sul (RS). Para responder esses objetivos foram realizadas entrevistas com executivos de empresas de TI no RS, bem como envio de question?rios para as empresas desse universo. Al?m disso foi realizada pesquisa documental na base de dados da Associa??o das Empresas Brasileiras de Software e Servi?os de Inform?tica - Regional do RS (ASSESPRO-RS) visando identificar as empresas para compor o tamanho da amostra para ser utilizada na pesquisa, bem como pesquisa bibliogr?fica para orientar o trabalho. Em rela??o a relev?ncia da execu??o, observou-se que a execu??o possui maior impacto na performance financeira do que o planejamento, al?m disso, o planejamento ? uma etapa que as empresas aparentemente apresentam menos dificuldade. Tamb?m foi observado que tanto os entrevistados quanto os respondentes do survey identificaram a comunica??o ineficaz da estrat?gia a todos os n?veis da organiza??o e monitoramento ineficaz como gaps organizacionais. Esses achados possuem similaridade com estudos pr?vios que utilizaram o mesmo survey adotado nesse trabalho. Os fatores que se fizeram presentes como maiores respons?veis por impulsionar a execu??o de estrat?gia nas respostas do survey e que tamb?m foram descritos como importantes pelos entrevistados s?o a monitoriza??o da performance, o desenvolvimento das lideran?as, comunica??o da estrat?gia e desenvolvimento de plano de a??o. Esses resultados podem indicar que a execu??o da estrat?gia ? impulsionada principalmente pela capacidade de garantir o conhecimento da estrat?gia por todos os indiv?duos da organiza??o, inform?-los o que ? necess?rio ser feito para que a ela aconte?a e fazer ajustes de acordo com as informa??es dos indicadores.
Resumo inglês:The objective of this research is to verify if strategy planning or execution is more relevant to organizations seeking performance considering the opinions of this study subjects, identify which gaps exist on strategy execution and discuss which factors help or hinder execution. These objectives were developed considering information technology (IT) companies located in the state of Rio Grande do Sul (RS). To answer these objectives the tools used were interviews with IT companies executives located in RS and surveys were also sent to these companies. Documental research were also conducted using the database of Associa??o das Empresas Brasileiras de Software e Servi?os de Inform?tica - Regional do RS (ASSESPRO-RS) which is the association of brazilian software and IT services companies, seeking to identify the companies needed to characterize this market, as well as bibliographic research to further enrich the research. Regarding the importance of strategy execution, results show that it has a bigger impact on financial performance than strategy planning, this seems to be explained by companies having less difficulty when planning strategy. Both the survey respondents and the interviewed executives identified ineffective communication regarding of the strategy to all the levels of the organization and ineffective monitoring as organizational gaps. These findings have similarities with previous research on the subject that used the same survey as the one used on this research. The factors that were identified as the most important for aiding execution, considering survey results and interviewed executives, were performance monitoring, leadership development, strategy communication and developing an action plan. These results can suggest that strategy execution is aided specially by the organization capacity of guaranteeing that all individuals know the strategy, inform these individuals what has to be done to make the strategy happen and make adjustments considering the information available on the indicators.