Desafios ? institucionaliza??o da internacionaliza??o na Universidade de Bras?lia

Esta disserta??o, trabalho de conclus?o do curso de Mestrado Profissional em Gest?o Educacional, buscou discutir a seguinte quest?o: como pol?ticas, processos e a??es de internacionaliza??o foram desenvolvidos e implementados na UnB na gest?o 2013 -2016? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Schardong, Marina Mattioni Schardong
Orientador/a: Cunha, Maria Isabel da
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Gest?o Educacional
Department: Escola de Humanidades
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6318
Resumo Português:Esta disserta??o, trabalho de conclus?o do curso de Mestrado Profissional em Gest?o Educacional, buscou discutir a seguinte quest?o: como pol?ticas, processos e a??es de internacionaliza??o foram desenvolvidos e implementados na UnB na gest?o 2013 -2016? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os processos de internacionaliza??o no ?mbito da UnB, bem como os contextos em que ocorrem. Complementarmente, os objetivos espec?ficos foram: a) a elabora??o de um panorama da educa??o superior brasileira frente a um contexto global de crises e analisar o posicionamento da UnB nesse cen?rio; b) a an?lise da atua??o da Assessoria de Rela??es Internacionais, dos Decanatos de Ensino e Gradua??o, de Pesquisa e P?s-Gradua??o e de Extens?o nos processos de internacionaliza??o da UnB; c) indicar a import?ncia dos fatores de internacionaliza??o nas avalia??es de desempenho de servidores e docentes da UnB. Para obten??o dos resultados, primeiramente, procedeu-se uma revis?o bibliogr?fica da produ??o acad?mica brasileira na ?rea da internacionaliza??o. Em seguida, foi apresentada contextualiza??o do processo de internacionaliza??o, abordando os seguintes aspectos: globaliza??es, desafios e possibilidades na universidade, a universidade no Brasil, internacionaliza??o no Brasil e caracteriza??o da Universidade de Bras?lia. A metodologia empregada foi a an?lise documental de dois documentos de gest?o da Institui??o: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014 ? 2017 e o Relat?rio de Autoavalia??o 2015; e entrevistas semi-estruturadas com quatro gestores da institui??o. Esses dados foram organizados em seis categorias: a) Pol?ticas de Internacionaliza??o na UnB; b) Servidores x Internacionaliza??o; c) Pa?ses Privilegiados nas Atividades de Internacionaliza??o; d) ?reas do Saber Privilegiados nas Atividades da Internacionaliza??o; e) Desafios da Internacionaliza??o na UnB; f) Possibilidades de Internacionaliza??o na UnB. Os resultados obtidos mostraram que: a) a Universidade de Bras?lia carece de uma pol?tica de internacionaliza??o; b) os servidores t?cnicos est?o, de maneira geral, alijados dos processos; c) h? preval?ncia de atividades de coopera??o tradicional (com pa?ses da Europa e os Estados Unidos); d) n?o h? ?reas do saber privilegiadas; e) os desafios da UnB na internacionaliza??o est?o centrados na quest?o idiom?tica, na infraestrutura e na coloca??o em rankings; f) e que as possibilidades de internacionaliza??o concentram-se nos pontos fortes da Institui??o, como a qualidade dos seus professores e servidores e a localiza??o geogr?fica. Adicionalmente, foi proposto que atividades de internacionaliza??o sejam consideradas nas avalia??es de desempenho de servidores e professores.
Resumo inglês:This dissertation, the final paper of the Professional Master's Course in Educational Management, sought to discuss the following question: how were internationalization policies, processes and actions developed and implemented at Universidade de Bras?lia (UnB) from 2013 to 2016? The general objective of this research was to analyze the internationalization processes within the UnB, as well as the contexts in which they occur. In addition, the specific objectives were: a) to draw a panorama of Brazilian higher education in the face of a global crisis and analyze the position of UnB in this scenario; B) to analyze the activities of the International Relations Office, the Deans of Teaching and Graduation, Research and Postgraduate and Extension in the processes of internationalization in UnB; C) to show the relevance of internationalization in the performance evaluations of UnB's workers. To reach the results, at first, a bibliographical review of the Brazilian academic production in the area of internationalization was carried out. Afterwards, the contextualization of the internationalization process was presented, addressing the following aspects: globalization, challenges and possibilities in the university, the university in Brazil, internationalization in Brazil and characterization of the University of Brasilia. The methodology used was the documentary analysis of two management documents of the Institution: the Institutional Development Plan 2014 ? 2017 and the Self Evaluation Report 2015; and semi-structured interviews with four managers of the institution. These data were organized into six categories: a) Internationalization Policies at UnB; b) Workers x Internationalization; c) Privileged Countries in Internationalization Activities; d) Privileged Knowledge Areas in Internationalization Activities; e) Challenges of Internationalization in UnB; f) Possibilities of Internationalization in UnB. The results obtained showed that: a) there is no internationalization policy in the University of Bras?lia; b) the technical servers do not participate of the processes; c) there is a prevalence of traditional cooperation activities (with countries in Europe and the United States); d) there are no privileged areas of knowledge in internationalization activities; e) UnB's challenges in internationalization are centered on language issues, infrastructure and rankings; F) and that the possibilities of internationalization are in the strengths of the Institution, such as the quality of its teachers and workers and the geographical location. In addition, it was proposed that internationalization activities could be considered in the workers performance evaluations.