Identidade ?tnico-racial e universidade : a din?mica da visibilidade da tem?tica afrodescendente e as implica??es eurodescendentes, em tr?s institui??es de ensino superior no sul do pa?s

A tese busca averiguar a visibilidade da Educa??o das Rela??es ?tnico-Raciais na implanta??o da legisla??o concernente, em universidades de car?ter comunit?rio no sul do Brasil, sendo uma do Vale do Rio Iva?, no Paran?, uma do Vale do Rio Itaja?, em Santa Catarina e uma do Vale do Rio dos Sinos, no...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Pinheiro, Adevanir Aparecida
Orientador/a: Schneider, Jos? Odelso
Co-advisor: Follmann, Jos? Ivo lattes
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais
Department: Escola de Humanidades
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3046
Resumo Português:A tese busca averiguar a visibilidade da Educa??o das Rela??es ?tnico-Raciais na implanta??o da legisla??o concernente, em universidades de car?ter comunit?rio no sul do Brasil, sendo uma do Vale do Rio Iva?, no Paran?, uma do Vale do Rio Itaja?, em Santa Catarina e uma do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Na pesquisa realizada, mediante an?lise de documentos oficiais, de atividades acad?micas e de falas de entrevistados, nas tr?s institui??es, ao mesmo tempo em que se constataram alguns importantes ind?cios da visibilidade da tem?tica e da inclus?o dos afrodescendentes, deparou-se tamb?m com a real realidade da rela??o entre brancos e negros, em cada um dos tr?s contextos, expressa em resist?ncias ? inclus?o desta tem?tica e de seus sujeitos, que se misturam com os avan?os havidos. Estas resist?ncias s?o disseminadas e focadas, com maior ou menor intensidade, e dizem respeito a cada contexto. Trabalhando quest?es relativas ? exclus?o/inclus?o, ? identidade, ? visibilidade/invisibilidade, ao controle por rea??es e olhares, e ?s oportunidades, o estudo ajuda a constatar (ou desvendar): 1) dificuldades muito espec?ficas vividas pela popula??o afrodescendente, sobretudo, envolvendo processos sutis que excluem ou retardam a participa??o desta popula??o nas decis?es sociais, educacionais, inclusive nas decis?es concernentes ? sua pr?pria identidade; 2) a percep??o repetida de que afrodescendentes organizam trabalhos, criam possibilidades e condi??es, apresentam metodologias e projetos, mas, no final, a branquitude ou a branquidade acaba se apoderando e assumindo o protagonismo, com ou sem a participa??o desses; 3) o papel importante exercido pelas pastorais da Igreja Cat?lica, nos tr?s contextos, com destaque tamb?m ao forte papel exercido pelo di?logo inter-religioso em uma das institui??es. A pesquisa, tamb?m, ajuda a verificar 1) a exist?ncia de processos hist?ricos muito diferentes, comparando os tr?s contextos, do movimento negro e, consequentemente, das rela??es ?tnico-raciais, assim como sua repercuss?o na maior ou menor sintonia das institui??es pesquisadas com a tem?tica em pauta; 2) a exist?ncia diferenciada de din?micas institucionais internas a cada uma das institui??es, considerando a sua hist?ria institucional e as decis?es oficiais recentes no que concerne ?s iniciativas em prol da institucionaliza??o da Educa??o das Rela??es ?tnico- Raciais. A constata??o geral ? de que existe um bom in?cio de esfor?o pela inclus?o e emancipa??o, mas h? muito a fazer, pois prevalecem resist?ncias e sil?ncios que ?s vezes se expressam em rea??es carregadas de sutileza e frieza. O estudo tem como refer?ncia na sua constru??o te?rica aportes de Kwame Anthony Appiah, Florestan Fernandes, Alberto Melucci, Vron Ware, Maria Aparecida Bento, Kabenguele Munanga, Paulo Freire, Petronilha Beatriz Gon?alves da Silva e Silva, Nilma Lino Gomes, Frantz Fanon e outros. Dele resulta, de forma renovada, a partir das tr?s institui??es e seus contextos, a convic??o de que a inclus?o dos afrodescendentes ? uma quest?o de ?tica e moral no que diz respeito a direitos sociais e de identidade ?tnico-racial, frente a uma d?vida hist?rica da sociedade brasileira, quese deixou embalar em seu ber?o espl?ndido de branquidade.
Resumo inglês:This dissertation seeks to determine the visibility of the Education of Racial-Ethnic Relations in the implementation of the concerning legislation in southern Brazil community colleges, being one from Vale do Rio Iva?, in the State of Paran?, another from Vale do Rio Itaja?, in the State of Santa Catarina, and another one from Vale do Rio dos Sinos, in the State of Rio Grande do Sul. In the research conducted by analysis of official documents, academic activities and interviewees speeches in the three institutions, while some important clues of visibility of the issue and of the inclusion of African descent people were found, one faces also the real reality of the relationship between blacks and whites in each of the three contexts, expressed as resistance to the inclusion of this subject and its subject, mixed with advances that has taken place. These resistances are widespread and focused, with more or less intensity, are related to each context. Taking into consideration subjects related to exclusion/inclusion, identity, visibility/invisibility, control by reactions and perceptions, and the opportunities, this paper helps to find or unveil 1) very specific difficulties experienced by people of African descent, especially involving subtle processes that exclude or hinder the participation of these people in social, educational decisions, including in the ones concerning their own identity; 2) the repeated perception that African descent people organize work, create opportunities and conditions, provide methodologies and projects, but in the end the whiteness end up taking hold and taking the leading role, with or without their participation; 3) the important role played by the Catholic Churchs pastoral organizations, in the three contexts, highlighting also the strong role played by inter-religious dialog institutions. The research also helps determine 1) the existence of very different historical processes, comparing the three contexts, of the black movement and, consequently, of ethnic-racial relations, as well as its impact with more or less consistency of the institutions researched in the issue in question, 2) the differentiated existence of internal institutional dynamics to each college, considering its institutional history and its official recent decisions regarding the initiatives for the institutionalization of the Education of Racial-Ethnic Relations. The general finding is that there is a good start to struggle for inclusion and empowerment, but there is much to do, because it is prevailing resistance and silences that sometimes manifest themselves in reactions loaded with finesse and coolness. The study is referred in its theoretical construction inputs by Kwame Anthony Appiah, Florestan Fernandes, Alberto Melucci, Vron Ware, Maria Aparecida Bento, Kabenguele Munanga, Paulo Freire, Petronilha Beatriz Gon?alves da Silva e Silva, Nilma Lino Gomes, Frantz Fanon and others. It results, from the three institutions and their contexts, the belief that the inclusion of African descent people is a matter of ethics and morality with regard to social rights and ethno-racial identity, compared to a historical debt of the Brazilian society, which left his pack in splendid cradle of whiteness.