Proposi??o de um m?todo para concep??o da estrat?gia de produ??o: uma abordagem a partir do conceito de subunidades estrat?gicas de neg?cios

O fen?meno da ?nova economia? ? combina??o da globaliza??o com a velocidade da alta tecnologia ? insere no ambiente empresarial um conjunto de complexidades do ponto de vista da gest?o. Primeiramente, com o aumento de competidores (aumento da oferta), em fun??o da globaliza??o, e a n?o correspond?nc...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Dupont, Andr? Cardoso
Orientador/a: Antunes J?nior, Jos? Antonio Valle
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Engenharia de Produ??o e Sistemas
Department: Escola Polit?cnica
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4080
Resumo Português:O fen?meno da ?nova economia? ? combina??o da globaliza??o com a velocidade da alta tecnologia ? insere no ambiente empresarial um conjunto de complexidades do ponto de vista da gest?o. Primeiramente, com o aumento de competidores (aumento da oferta), em fun??o da globaliza??o, e a n?o correspond?ncia de aumento em termos de mercado consumidor (demanda), as organiza??es tendem a ampliar sua gama de produtos ofertados ao mercado para conseguir aumento de escala de produ??o. Al?m disso, com a difus?o da informa??o, propiciada tamb?m pela ?nova economia?, as melhores pr?ticas, em termos conceituais, est?o acess?veis a todos. A diferen?a, portanto, entre sistemas produtivos e organiza??es pode n?o estar nas pr?ticas e t?cnicas em si, mas, em como essas s?o entendidas a partir da concep??o de distintas estrat?gias de produ??o. O referencial te?rico busca apresentar os principais aspectos te?ricos acerca da estrat?gia de produ??o: i) competitividade; ii) estrat?gia competitiva; iii) n?veis estrat?gicos; iv) estrat?gia de produ??o; v) dimens?es competitivas; vi) modelos de concep??o de estrat?gia de produ??o; vii) F?bricas Focalizadas; e viii) Unidades Estrat?gicas de Neg?cios (UENs). Visando a enriquecer os conceitos pesquisados, a pesquisa apresenta proposi??es te?ricas a partir da literatura anteriormente analisada: i) Subunidades Estrat?gicas de Neg?cios (SubUENs); ii) compara??es entre os conceitos de FFs, UENs e SubUENs; iii) an?lise de resultados por SubUEN; e iv) aspectos econ?micos da estrat?gia. A partir desde cen?rio, o presente trabalho prop?e um m?todo geral para auxiliar na concep??o da estrat?gia de produ??o das empresas. No entanto, a partir da percep??o do aumento da diversifica??o das linhas de produtos nas empresas e da decorrente amplia??o da complexidade de gest?o nas mesmas, percebe-se uma lacuna nos conceitos existentes no ?mbito da estrat?gia de produ??o e se prop?e a ado??o do conceito de SubUENs. Assim, a proposta desta pesquisa ? desenvolver um m?todo que, com a ado??o do conceito de SubUEN, possa contribuir para a constru??o da estrat?gia de produ??o alinhando as dimens?es econ?mico-financeira, mercadol?gica e produtiva das empresas industriais. O m?todo de pesquisa foi o Design Research, e a etapa emp?rica do trabalho foi realizada em empresa do setor metal-mec?nico, localizada em Caxias do Sul (RS). O m?todo proposto teve como base cinco fontes de informa??o: i) os conceitos existentes no ?mbito da estrat?gia de produ??o; ii) proposi??es te?ricas da pesquisa; iii) conhecimento emp?rico de um grupo de especialistas, que avaliou o m?todo antes de sua aplica??o; iv) contribui??o dos profissionais da empresa e do pr?prio pesquisador a partir da aplica??o do m?todo; e v) a avalia??o do m?todo a partir da aplica??o do mesmo em ambiente empresarial. Ao t?rmino do estudo, chegou-se a uma proposta final de m?todo que est? dispon?vel para novas aplica??es.
Resumo inglês:The so-called ?new economy? ? a combination of globalization with the speed of high technology ? enter the business environment a set of complexities in terms of management. First, with the increase of competitors (increasing supply), due to globalization, and the mismatch in terms of increase of consumer market (demand), organizations tend to expand their range of products offered to the market to achieve scale-up production. Moreover, with the dissemination of information, made possible also by the ?new economy?, best practices, in conceptual terms, are accessible to all. The difference therefore between systems and organizations may not be in the practices and techniques themselves, but rather in how these are understood from the design of different production strategies. The theoretical framework seeks to present the main theoretical aspects concerning the production strategy: i) competitiveness, ii) competitive strategy, and iii) strategic levels, iv) production strategy; v) competitive dimensions vi) design models of manufacturing strategy; vii) Focused Factories and viii) Strategic Business Units (SBUs). To enrich the concepts surveyed the research presents theoretical propositions from the literature reviewed above: i) Strategic Business SubUnits (SubSUBs), ii) comparisons between the concepts of Focused Factories, SBUs and SubSUBs iii) analysis of results by SubSBU and iv) economic aspects of the strategy. Starting from scenario, this research proposes a general method to assist in designing the production strategy of the enterprises. However, from the perception of increased diversification of product lines within companies and the consequent expansion of the complexity of managing the same, a gap was perceived in the existing concepts in the context of manufacturing strategy and proposes the adoption of the concept of SubSBUs. Thus, the purpose of this research is to develop a method that, by adopting the concept of SubSUBs could contribute to the construction of manufacturing strategy by aligning the economic-financial, marketing and production of industrial companies. The research method was the Design Research, and the stage of empirical research was conducted in a company of the metal-mechanic located in Caxias do Sul (RS). The proposed method was based on five sources of information: i) the existing concepts in the context of manufacturing strategy, ii) theoretical propositions of the research; iii) empirical knowledge of an expert group that evaluated the method before its application; iv) contribution of professionals in the company and the researcher from applying the method and v) the evaluation method from the application of it in a business environment. At the end of the research was a proposal to end the method that is available for new applications.