A rela??o entre benef?cios simb?licos do consumo e identidade: uma investiga??o atrav?s de uma abordagem metodol?gica mista

O consumo vem sendo apontado como pilar fundamental na forma??o da identidade dos consumidores. Em ?reas como sociologia, psicologia e antropologia, a id?ia de identidade h? muito vem sendo discutida. No que diz respeito ao comportamento do consumidor, h? menos de duas d?cadas que ela vem ganhando n...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Ferla, Diego Alexsander
Orientador/a: Silveira, Teniza da
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o
Department: Escola de Gest?o e Neg?cios
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2718
Resumo Português:O consumo vem sendo apontado como pilar fundamental na forma??o da identidade dos consumidores. Em ?reas como sociologia, psicologia e antropologia, a id?ia de identidade h? muito vem sendo discutida. No que diz respeito ao comportamento do consumidor, h? menos de duas d?cadas que ela vem ganhando notoriedade. Desde ent?o, diversos estudos sobre identidade e consumo foram realizados. No entanto, estes estudos foram de cunho qualitativo, deixando assim, uma lacuna metodol?gica latente. O prop?sito deste estudo ? verificar a rela??o existente entre os benef?cios simb?licos proporcionados pelo consumo e a forma??o da identidade dos jovens consumidores, atrav?s de uma abordagem te?rica multidisciplinar, e de uma abordagem metodol?gica mista, que tragam contribui??es, especialmente, para a perspectiva do comportamento do consumidor. Na etapa qualitativa do estudo, entrevistas em profundidade e a t?cnica de autodriving foram utilizadas para identifica??o dos benef?cios simb?licos percebidos pelos jovens consumid
Resumo inglês:Consumption has been appointed as the fundamental pillar in the consumers? identity formation. In areas such as sociology, psychology and anthropology, the idea of identity has been long discussed. Regarding consumer behavior, identity has been gaining notoriety in the last two decades. Since then, several studies about identity and consumption have been made. However, these studies had a qualitative characteristic, leaving a latent methodological gap. The purpose of this study is to verify the actual relationship between the symbolic benefits provided by consumption and the identity formation of young consumers through a theoretical multidisciplinary approach and of a mixed methodological approach which bring contribution, especially to the perspective of the consumer behavior. In the qualitative step of the study, in depth interviews and the auto driving technique have been used to identify the symbolic benefits perceived by the young consumers and to the elaboration of the questionnaire used in the quant