Forte São João e o patrimônio histórico e artístico nacional

A presente pesquisa versa sobre a construção de uma análise histórica e tipológica do Forte São João, arquitetura militar construída na entrada do canal da cidade de Bertioga, no Estado de São Paulo. Além das questões que envolvem o interesse na construção de uma pesquisa em história da arquitetura,...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Adriana Sanajotti Nakamuta
Orientador/a: Joubert José Lancha
Banca: Fabio Lopes de Souza Santos, Fernanda Fernandes da Silva
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade de São Paulo
Programa: Arquitetura e Urbanismo
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-28062013-154338/
Resumo Português:A presente pesquisa versa sobre a construção de uma análise histórica e tipológica do Forte São João, arquitetura militar construída na entrada do canal da cidade de Bertioga, no Estado de São Paulo. Além das questões que envolvem o interesse na construção de uma pesquisa em história da arquitetura, outro fator torna-se relevante para a investigação: o efetivo valor dessa construção para a história e para a arte colonial brasileira, tendo em vista o tombamento federal desse monumento nos anos 40, pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Resumo inglês:The present study aim to investigate the typological and historic analyze about Fort of São João, a military architecture constructed in the entrance of canal of Bertioga city, in São Paulo state. Furthermore, an important question was approached here: the effective value of this revision for brazilian colonial art and history, considering her federal protection in the fourthies, from Artistic and Historic National Service (SPHAN).