Os donos do campo e os donos da bola: alguns aspectos da globalização do futebol

Nesta pesquisa, proponho analisar o futebol a partir de três pontos de vista diferentes, mas que se complementam: a globalização, a geopolítica e a mercantilização. O futebol transformou-se em uma indústria e, independentemente da habilidade dos jogadores dentro de campo, o poder econômico dita os r...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Paulo Miranda Favero
Orientador/a: Andre Roberto Martin
Banca: Arlei Sander Damo, Gilmar Mascarenhas de Jesus
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade de São Paulo
Programa: Geografia (Geografia Humana)
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08032010-115743/
Resumo Português:Nesta pesquisa, proponho analisar o futebol a partir de três pontos de vista diferentes, mas que se complementam: a globalização, a geopolítica e a mercantilização. O futebol transformou-se em uma indústria e, independentemente da habilidade dos jogadores dentro de campo, o poder econômico dita os rumos como o futebol vai se realizar como prática social e não há como fazer uma análise geográfica do futebol sem levar isso em conta. Em tempos de globalização, as mudanças ocorrem também no esporte, em todos os níveis, em todos os lugares, em escalas e proporções diferentes. A intenção deste trabalho é mostrar como ocorre a concentração do dinheiro em poucos clubes e revelar a transformação do jogador em mercadoria.
Resumo inglês:I intend to analyze the football from three different points of view, but that they complement themselves: the globalization, geopolitics and the market relations. The football was changed into an industry and, independently of the skills of the players, the economic power speaks much more high and it does not have to do a geographical analysis of football without taking this in account. With the globalization, the changes also occur in the sport, all the levels, all the places, in different scales and ratios. The intention of this research is to show how the money concentration occurs in few teams and to disclose the transformation of the player in merchandise.