A experiência do estranho no romance Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge, de Rainer Maria Rilke

Inserida nos estudos da Germanística Interdisciplinar no Brasil, a presente dissertação, A experiência do estranho no romance Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge, de Rainer Maria Rilke, tem como objetivo analisar na mencionada obra literária, considerada o primeiro romance moderno em língua...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Renata de Freitas Martins
Orientador/a: Stefan Wilhelm Bolle
Banca: Jorge Mattos Brito de Almeida, Alexandre Villibor Flory
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade de São Paulo
Programa: Letras (Língua e Literatura Alemã)
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-03122012-123751/
Resumo Português:Inserida nos estudos da Germanística Interdisciplinar no Brasil, a presente dissertação, A experiência do estranho no romance Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge, de Rainer Maria Rilke, tem como objetivo analisar na mencionada obra literária, considerada o primeiro romance moderno em língua alemã do século XX, o conceito do estranho. Os diversos elementos ficcionais que compõem cada um de seus setenta e um fragmentos permitem ao protagonista-narrador, Malte Laurids Brigge, ter acesso à abrangente configuração da semântica do estranho que se apresenta aqui por meio de três vertentes: a experiência de vida em uma metrópole estrangeira com a qual ele não se identifica, mas que, dialeticamente, lhe serve como uma ponte para a descoberta de seu mundo interior; a revelação de recordações de sua infância, até então não manifestadas, e regidas por acontecimentos particulares que reconstituem a busca precoce por sua identidade; e a afirmação de seu Eu através de leituras de narrativas alheias que projetam camufladamente sua identidade. Com esse conjunto semântico multifacetário, Rilke logra articular com a experiência do estranho diversas possibilidades e tentativas de Malte Laurids Brigge em buscar e redefinir sua identidade.
Resumo inglês:Inscribed within Interdisciplinary Germanic Studies in Brazil, the objective of this thesis, The Foreigners/Stranger´s Experience in Rainer Maria Rilkes Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge, is to analyze the concept of the foreigner/stranger in said text, considered to be the German languages first 20th Century modern novel. The diverse fictional elements comprising each one of the seventy one fragments of the work grant the central character/narrator access to the configuration of the semantics of the foreigner, presented in three strains: the experience of living in a foreign metropolis with which he does not identify yet serves him as a bridge to discovering an inner world in dialectic terms; the revelation of memories not manifested during his childhood and governed by particular occurrences that reconstruct his search for identity; and the projection of his ego through readings of narratives by others. With this group of elements and by way of the foreigners experience, Rilke manages to articulate the most diverse possibilities of Malte Laurids Grigges search for identity.