Perto do alcance das crianças - O papel dos personagens em propagandas de produtos de limpeza

A partir do enunciado Conserve fora do alcance das crianças, delimitada ao produto, e do uso de caracteres infantis, delimitado à propaganda, resolveu-se investigar, por meio de pesquisa qualitativa, a possível desconstrução da percepção de risco de mães expostas às propagandas de produtos saneantes...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Carla Daniela Rabelo Rodrigues
Orientador/a: Leandro Leonardo Batista
Banca: Eneus Trindade Barreto Filho, Paulo Rogerio Gallo
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade de São Paulo
Programa: Ciências da Comunicação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-20052009-113949/
Resumo Português:A partir do enunciado Conserve fora do alcance das crianças, delimitada ao produto, e do uso de caracteres infantis, delimitado à propaganda, resolveu-se investigar, por meio de pesquisa qualitativa, a possível desconstrução da percepção de risco de mães expostas às propagandas de produtos saneantes domissanitários (produtos de limpeza) que utilizam personagens animados. Para isso, foram entrevistadas mães com filhos entre 1 e 5 anos de idade, faixa etária em que mais ocorrem acidentes domésticos, com o objetivo de conhecer seu cotidiano relacionado aos produtos de limpeza e suas percepções acerca de três filmes publicitários de desinfetantes com diferentes níveis de utilização de animação infantil. Exploram-se de forma interdisciplinar os aportes teóricos da comunicação, da publicidade e da psicologia social. Além disso, considerações acerca de risco, de saúde pública e de regulação foram empreendidas. Por tratar-se de um tema pouco estudado na área de Ciências da Comunicação, constatou-se que a comunicação de risco merece estudos para tornar as informações e advertências mais eficazes. Por meio da regulação discutida e definida pelos órgãos competentes, a publicidade, somada às diversas instâncias que compõem a esfera social, pode ser utilizada para influenciar os indivíduos, advertindo sobre o uso dos produtos anunciados, de forma a contribuir com a sociedade e seus órgãos na prevenção de acidentes.
Resumo inglês:From the statement Keep out of reach of children, limited to the product, and use of children\'s characters, limited to publicity, we decided to investigate, through qualitative research, the possible deconstruction of the perceived risk to mothers exposed to advertisements of cleaning products that use animated characters. For this, we interviewed mothers with children between 1 and 5 years old, age when most home accidents occur, with the objective to know related to your everyday cleaning products and their perceptions about three disinfectants advertising films with different levels in use of animation. It explores the contributions to interdisciplinary theoretical form of communication, advertising and social psychology. Furthermore, considerations about risk, public health and regulation were undertaken. As this is a little studied subject in the Communication Sciences field, we found that risk communication studies deserves to make more effective information and warnings. Through regulation discussed and defined by the competent bodies, advertising, plus the various bodies that comprise the social sphere can be used to influence individuals, warning about use of advertised products in order to contribute to society and its organs in preventing accidents.