Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra

Este estudo busca o entendimento da personagem que vem modificando as práticas de consumo na era da informação: o prossumidor. Ao longo desta dissertação foi construída a teorização e adaptação deste termo ­ prossumidor - na busca por um entendimento das relações mantidas entre consumidores, seus há...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Bruna Seibert Motta
Orientador/a: Leandro Leonardo Batista
Banca: Eneus Trindade Barreto Filho, Maria Isabel Rodrigues Orofino
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade de São Paulo
Programa: Ciências da Comunicação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Online Access:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26022015-163707/
Resumo Português:Este estudo busca o entendimento da personagem que vem modificando as práticas de consumo na era da informação: o prossumidor. Ao longo desta dissertação foi construída a teorização e adaptação deste termo ­ prossumidor - na busca por um entendimento das relações mantidas entre consumidores, seus hábitos, motivações e características a fim de entender como esta personagem modifica os hábitos de consumo, se enraíza no ritual pré-compra proposto ao longo deste trabalho. Para isso, utilizou-se ferramentas como o ConsumerBarometer, análise de comentários em ambientes de prossumerizacão, questionário e entrevista em profundidade. Além disso, foi feita a comparação da influência da publicidade tradicional e o boca a boca (online e offline) onde os resultados dessa contraposição demonstram a notoriedade adquirida pela prática da prossumerização.
Resumo inglês:This study threats about the understandment of a new character that has been changing consumption practices in this information age: the prosumer. The Prosumer theorizing and adaptation was built throughout this dissertation to achieve a clear understanding of relationships between consumers, their habits, motivation and characteristics, in order to comprehend how this personage changes the consumer habits and how such a practice is rooted in \"pre-ritual purchase\", proposed in this work. In this regard, were used the tools such as ConsumerBarometer, analysis of comments on prosumption, questionnaire and in-depth interview. Besides, we oppose the range of traditional advertising to realize how their influence can be compared to online or offline word of mouth, and the achieved results of those contraposition proves that this practice is gaining notoriety.