A dinâmica da ocupação pioneira na rodovia Transamazônica: uma abordagem de modelos de paisagem.
Ano de defesa: | 2003 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/407345 |
Resumo: | Da época do seu descobrimento até a década de 60, a região amazônica permaneceu praticamente intacta preservando suas riquezas sem atrair muita atenção para seus problemas e necessidades. A partir da criação da "operação Amazônia" pelo governo militar em 1966, foi traçado um, modelo de ocupação que favorecia a implantação de redes de circulação rodoviária, facilitando a conectividade, permitindo a comunicação com o restante do país. Nesse contexto surgiu a rodovia Transamazônica, com objetivo de promover a integração da Amazônia com a região Nordeste através do assentamento do excedente populacional, caracterizada pelo slogan: "Homens sem terra para uma terra sem homens" No início da década de 70, a ocupação da região era baseada no desenvolvimento da agricultura de subsistência, típica de regiões pioneiras. A crise econômica ocorrida entre 1973 e 1974 provocou uma mudança dos atores e dos sistemas produtivos vigentes, passando desta forma a região a converter sua paisagem florestal em regiões de cultivos perenes e semiperenes como o cacau (Theobroma cacau L.) e a pimenta-do-reino (Piper nigrum). Uma combinação de fatores, tais como a queda dos preços internacionais dos produtos e o aumento dos problemas fitossanitários, levaram este sistema de produção a decadência fazendo com que produtores buscassem novos alternativas de produção para a região. Neste período foi implementado o Fundo Constitucional do Norte (FNO) do Banco da Amazônia (BASA), que facilitou o acesso ao crédito para diversos agricultores iniciarem a exploração do sistema de pecuária leiteira. A partir de 1990 a região passou a apresentar um acelerado processo de pecuarização, que representa a conversão de diversos sistemas de produção existente em novas áreas de pecuária. Visando analisar a dinâmica da alteração da paisagem em áreas de agricultora familiar em três períodos distintos da ocupação da rodovia Transamazônica (1986, 1991 e 1999), foi desenvolvida uma metodologia de trabalho que combina a utilização de modelos de paisagem, imagens de satélite e sistema de informação geográfica (SIG). A classificação digital das imagens de satélite permitiu a discriminação das classes de florestas, capoeiras, pastagem e agricultura. A imagem temática foi utilizada em conjunto com a tipologia das trajetórias da evolução da agricultura familiar do município de Uruará (Ferreira, 2001) e possibilitou a identificação de seis formas de paisagem: Agricultura Familiar Pioneira, Agricultura Familiar Estabelecida, Agricultura Familiar Industrial, Agropecuária Familiar, Pecuária .Familiar e Fazendas. A partir dos mapas das unidades de paisagem de cada período analisado foi realizado um cruzamento espacial, permitindo a identificação de diversas regiões contrastantes em termos de desenvolvimento socioeconômico. O resultado alcançado permitiu comprovar a hipótese que é possível avaliar os processos de construção do espaço na frente pioneira de Uruará através da análise dos modelos de paisagem. Os resultados obtidos podem ser utilizados por planejadores e tomadores de decisão como parâmetros a serem utilizados na elaboração de políticas de desenvolvimento de acordo com a realidade local. |
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Da época do seu descobrimento até a década de 60, a região amazônica permaneceu praticamente intacta preservando suas riquezas sem atrair muita atenção para seus problemas e necessidades. A partir da criação da "operação Amazônia" pelo governo militar em 1966, foi traçado um, modelo de ocupação que favorecia a implantação de redes de circulação rodoviária, facilitando a conectividade, permitindo a comunicação com o restante do país. Nesse contexto surgiu a rodovia Transamazônica, com objetivo de promover a integração da Amazônia com a região Nordeste através do assentamento do excedente populacional, caracterizada pelo slogan: "Homens sem terra para uma terra sem homens" No início da década de 70, a ocupação da região era baseada no desenvolvimento da agricultura de subsistência, típica de regiões pioneiras. A crise econômica ocorrida entre 1973 e 1974 provocou uma mudança dos atores e dos sistemas produtivos vigentes, passando desta forma a região a converter sua paisagem florestal em regiões de cultivos perenes e semiperenes como o cacau (Theobroma cacau L.) e a pimenta-do-reino (Piper nigrum). Uma combinação de fatores, tais como a queda dos preços internacionais dos produtos e o aumento dos problemas fitossanitários, levaram este sistema de produção a decadência fazendo com que produtores buscassem novos alternativas de produção para a região. Neste período foi implementado o Fundo Constitucional do Norte (FNO) do Banco da Amazônia (BASA), que facilitou o acesso ao crédito para diversos agricultores iniciarem a exploração do sistema de pecuária leiteira. A partir de 1990 a região passou a apresentar um acelerado processo de pecuarização, que representa a conversão de diversos sistemas de produção existente em novas áreas de pecuária. Visando analisar a dinâmica da alteração da paisagem em áreas de agricultora familiar em três períodos distintos da ocupação da rodovia Transamazônica (1986, 1991 e 1999), foi desenvolvida uma metodologia de trabalho que combina a utilização de modelos de paisagem, imagens de satélite e sistema de informação geográfica (SIG). A classificação digital das imagens de satélite permitiu a discriminação das classes de florestas, capoeiras, pastagem e agricultura. A imagem temática foi utilizada em conjunto com a tipologia das trajetórias da evolução da agricultura familiar do município de Uruará (Ferreira, 2001) e possibilitou a identificação de seis formas de paisagem: Agricultura Familiar Pioneira, Agricultura Familiar Estabelecida, Agricultura Familiar Industrial, Agropecuária Familiar, Pecuária .Familiar e Fazendas. A partir dos mapas das unidades de paisagem de cada período analisado foi realizado um cruzamento espacial, permitindo a identificação de diversas regiões contrastantes em termos de desenvolvimento socioeconômico. O resultado alcançado permitiu comprovar a hipótese que é possível avaliar os processos de construção do espaço na frente pioneira de Uruará através da análise dos modelos de paisagem. Os resultados obtidos podem ser utilizados por planejadores e tomadores de decisão como parâmetros a serem utilizados na elaboração de políticas de desenvolvimento de acordo com a realidade local. |
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