A qualidade logística na relação indústria-operador logístico e cliente: o caso da indústria de tintas no Nordeste
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Link de acesso: | https://hdl.handle.net/10438/32516 |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar como a gestão dos serviços logísticos das indústrias de tintas do Nordeste brasileiro é percebida pelos diferentes elos da tríade indústria-operador-cliente. O segmento de tintas no Brasil, considerado um dos cinco maiores mercados do mundo, possui centenas de fabricantes de pequeno, médio e grande porte, que possuem como ponto em comum, à necessidade de uma logística eficiente que agregue valor ao serviço prestado ao cliente. O Nordeste brasileiro tem importante fatia produtora e também consumidora do mercado de tintas nacional, com o agravante de que o nível de serviço logístico no Nordeste é ainda mais deficiente do ponto de vista operacional quando comparado a regiões como Sul e Sudeste, por exemplo, o que tem gerado uma série de desgastes entre fabricantes, intermediários e consumidores finais. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas com gestores da tríade indústria-operador logístico e clientes para entender sua percepção dos fatores mais relevantes em cada elo, evidenciando as diferentes perspectivas encontradas de forma a elaborar uma lista de recomendação de melhores práticas para a logística de distribuição e transportes que poderá ser utilizada por profissionais do setor de forma a melhorar a qualidade no atendimento. Os resultados evidenciam que, para os clientes, a qualidade do serviço logístico é critério percebido como mais importante na relação, enquanto para a indústria, a (falta de) comunicação é o item mais crítico, reflexo de uma baixa utilização de tecnologia na cadeia, de uma forma geral. Já, na percepção das transportadoras, o critério de maior impacto é a gestão de custo, reflexo de sucessivas altas nos preços dos combustíveis e dificuldade em acesso em linhas de créditos para renovação da frota. Os resultados ainda sugerem a falta de colaboração entre os elos. A partir dos resultados do estudo, foi apresentada uma lista de recomendações para aprimorar o nível de serviço na tríade. |
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Cavalcante, Artur Accioly de AlmeidaEscolas::EAESPGoulart, Daniel FrancoFinger, Andrew BeheregaraiMiguel, Priscila Laczynski de Souza2022-09-15T14:22:38Z2022-09-15T14:22:38Z2022-06-30https://hdl.handle.net/10438/32516O presente estudo buscou investigar como a gestão dos serviços logísticos das indústrias de tintas do Nordeste brasileiro é percebida pelos diferentes elos da tríade indústria-operador-cliente. O segmento de tintas no Brasil, considerado um dos cinco maiores mercados do mundo, possui centenas de fabricantes de pequeno, médio e grande porte, que possuem como ponto em comum, à necessidade de uma logística eficiente que agregue valor ao serviço prestado ao cliente. O Nordeste brasileiro tem importante fatia produtora e também consumidora do mercado de tintas nacional, com o agravante de que o nível de serviço logístico no Nordeste é ainda mais deficiente do ponto de vista operacional quando comparado a regiões como Sul e Sudeste, por exemplo, o que tem gerado uma série de desgastes entre fabricantes, intermediários e consumidores finais. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas com gestores da tríade indústria-operador logístico e clientes para entender sua percepção dos fatores mais relevantes em cada elo, evidenciando as diferentes perspectivas encontradas de forma a elaborar uma lista de recomendação de melhores práticas para a logística de distribuição e transportes que poderá ser utilizada por profissionais do setor de forma a melhorar a qualidade no atendimento. Os resultados evidenciam que, para os clientes, a qualidade do serviço logístico é critério percebido como mais importante na relação, enquanto para a indústria, a (falta de) comunicação é o item mais crítico, reflexo de uma baixa utilização de tecnologia na cadeia, de uma forma geral. Já, na percepção das transportadoras, o critério de maior impacto é a gestão de custo, reflexo de sucessivas altas nos preços dos combustíveis e dificuldade em acesso em linhas de créditos para renovação da frota. Os resultados ainda sugerem a falta de colaboração entre os elos. A partir dos resultados do estudo, foi apresentada uma lista de recomendações para aprimorar o nível de serviço na tríade.The present study sought to investigate how the management of logistics services in the paint industries in the Brazilian Northeast is perceived by the different links of the industryoperator-customer triad. The paint segment in Brazil, considered one of the five largest markets in the world, has hundreds of small, medium and large manufacturers, which have as a common point the need for efficient logistics that add value to the service provided to the customer. The Brazilian Northeast has an important producer and consumer share of the national paint market, with the aggravating factor that the level of logistics service in the Northeast is even more deficient from an operational point of view when compared to regions such as the South and Southeast, for example, the which has generated a series of wear and tear between manufacturers, intermediaries and end consumers. The research was conducted through interviews with managers of the triad industry-logistics operator and customers to understand their perception of the most relevant factors in each link, highlighting the different perspectives found in order to prepare a list of recommendations of best practices for the logistics of distribution and transport that can be used by professionals in the sector in order to improve the quality of service. The results show that, for customers, the quality of the logistics service is perceived as the most important criterion in the relationship, while for the industry, (lack of) communication is the most critical item, reflecting the low use of technology in the chain, in a general way. On the other hand, in the perception of carriers, the criterion with the greatest impact is cost management, a reflection of successive increases in fuel prices and difficulty in accessing credit lines for fleet renewal. The results still suggest the lack of collaboration between the links. Based on the results of the study, a list of recommendations to improve the level of service in the triad was presented.porLogistics qualityLogistic operatorDistributionPaint industryQualidade logísticaOperador logísticoDistribuiçãoIndústria de tintasAdministração de empresasLogística empresarialTintas - Indústria - Brasil, NordesteControle de qualidadeDistribuição de mercadoriasA qualidade logística na relação indústria-operador logístico e cliente: o caso da indústria de tintas no Nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/777f1239-6f49-4a76-9906-05c3859084e5/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALArtur Accioly 14092022.pdfArtur Accioly 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O presente estudo buscou investigar como a gestão dos serviços logísticos das indústrias de tintas do Nordeste brasileiro é percebida pelos diferentes elos da tríade indústria-operador-cliente. O segmento de tintas no Brasil, considerado um dos cinco maiores mercados do mundo, possui centenas de fabricantes de pequeno, médio e grande porte, que possuem como ponto em comum, à necessidade de uma logística eficiente que agregue valor ao serviço prestado ao cliente. O Nordeste brasileiro tem importante fatia produtora e também consumidora do mercado de tintas nacional, com o agravante de que o nível de serviço logístico no Nordeste é ainda mais deficiente do ponto de vista operacional quando comparado a regiões como Sul e Sudeste, por exemplo, o que tem gerado uma série de desgastes entre fabricantes, intermediários e consumidores finais. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas com gestores da tríade indústria-operador logístico e clientes para entender sua percepção dos fatores mais relevantes em cada elo, evidenciando as diferentes perspectivas encontradas de forma a elaborar uma lista de recomendação de melhores práticas para a logística de distribuição e transportes que poderá ser utilizada por profissionais do setor de forma a melhorar a qualidade no atendimento. Os resultados evidenciam que, para os clientes, a qualidade do serviço logístico é critério percebido como mais importante na relação, enquanto para a indústria, a (falta de) comunicação é o item mais crítico, reflexo de uma baixa utilização de tecnologia na cadeia, de uma forma geral. Já, na percepção das transportadoras, o critério de maior impacto é a gestão de custo, reflexo de sucessivas altas nos preços dos combustíveis e dificuldade em acesso em linhas de créditos para renovação da frota. Os resultados ainda sugerem a falta de colaboração entre os elos. A partir dos resultados do estudo, foi apresentada uma lista de recomendações para aprimorar o nível de serviço na tríade. |
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