Alianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Sales, Ricardo da Silva
Orientador(a): Lourenço, Carlos Eduardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/32464
Resumo: O ambiente competitivo, enfrentado pelas empresas participantes da indústria de acessórios de viagem, assim como das demais indústrias, foi transformado a partir do final da década de 1980, impactado pela aceleração de mudanças tecnológicas, abertura da economia de países e o surgimento de novos mercados potenciais. Essa transformação tornou o ambiente competitivo mais complexo, pressionando as empresas por eficiência para manutenção de custos e constante inovação, tornando fundamental a busca dessas organizações pela obtenção de capacidades ou competências que não possuem. Tal busca tem o objetivo de expandir suas barreiras de atuação, tornando a formação de alianças estratégicas relevante para a geração de vantagens competitivas. A extensa revisão bibliográfica desta pesquisa abrangeu diversos autores, que exploram o tema alianças estratégicas, contribuindo com o aprofundamento na compreensão dos diversos aspectos do conceito. A base referencial se inicia pela definição do conceito de redes e alianças estratégicas, definição de parceiros, tipos de alianças e análise de alianças estratégicas, criando um arcabouço teórico para esse trabalho. A metodologia de pesquisa se concentra no campo qualitativo, associada à análise documental, que serviu como base para a conexão entre o arcabouço teórico e a avaliação do estudo de caso apresentado no trabalho, para compreensão dos benefícios da aplicação do conceito da formação de alianças estratégicas. Por meio da avaliação do estudo de caso da formação da aliança estratégica entre a empresa Samsonite e a Empresa 2, foi possível compreender a aplicação prática da fundamentação teórica, no estabelecimento da aliança estratégica, com o alinhamento de objetivos estratégicos e o compartilhamento de recursos. Estes viabilizaram a criação de vantagem competitiva, proporcionando aumento na rentabilidade, expansão de negócios, redução de custos de obtenção de produtos e maior competitividade das empresas no mercado brasileiro, contribuindo para gestão em um mercado com incertezas e concorrência acirrada.
id FGV_304b56e4fb6fb9d9e403424035a18a30
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/32464
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Sales, Ricardo da SilvaEscolas::EAESPLopes, Evandro LuizCampos Junior, Henrique deLourenço, Carlos Eduardo2022-09-08T12:24:08Z2022-09-08T12:24:08Z2022-09-06https://hdl.handle.net/10438/32464O ambiente competitivo, enfrentado pelas empresas participantes da indústria de acessórios de viagem, assim como das demais indústrias, foi transformado a partir do final da década de 1980, impactado pela aceleração de mudanças tecnológicas, abertura da economia de países e o surgimento de novos mercados potenciais. Essa transformação tornou o ambiente competitivo mais complexo, pressionando as empresas por eficiência para manutenção de custos e constante inovação, tornando fundamental a busca dessas organizações pela obtenção de capacidades ou competências que não possuem. Tal busca tem o objetivo de expandir suas barreiras de atuação, tornando a formação de alianças estratégicas relevante para a geração de vantagens competitivas. A extensa revisão bibliográfica desta pesquisa abrangeu diversos autores, que exploram o tema alianças estratégicas, contribuindo com o aprofundamento na compreensão dos diversos aspectos do conceito. A base referencial se inicia pela definição do conceito de redes e alianças estratégicas, definição de parceiros, tipos de alianças e análise de alianças estratégicas, criando um arcabouço teórico para esse trabalho. A metodologia de pesquisa se concentra no campo qualitativo, associada à análise documental, que serviu como base para a conexão entre o arcabouço teórico e a avaliação do estudo de caso apresentado no trabalho, para compreensão dos benefícios da aplicação do conceito da formação de alianças estratégicas. Por meio da avaliação do estudo de caso da formação da aliança estratégica entre a empresa Samsonite e a Empresa 2, foi possível compreender a aplicação prática da fundamentação teórica, no estabelecimento da aliança estratégica, com o alinhamento de objetivos estratégicos e o compartilhamento de recursos. Estes viabilizaram a criação de vantagem competitiva, proporcionando aumento na rentabilidade, expansão de negócios, redução de custos de obtenção de produtos e maior competitividade das empresas no mercado brasileiro, contribuindo para gestão em um mercado com incertezas e concorrência acirrada.The competitive environment faced by companies of the travel accessories industry, as well as in other industries, was transformed from the late 1980s onwards. It has been impacted by the acceleration of technological changes, opening of the economy of countries and the emergence of new potential markets. This transformation has made the competitive environment more complex, putting pressure on companies for efficiency to maintain costs and constant innovation. Thus, it is essential to seek out capabilities or competencies that these companies do not have, to expand their barriers to action, making the formation of strategic alliances relevant for the generation of competitive advantages. The extensive bibliographic review covered several authors who explore the topic of strategic alliances, contributing to the deepening of the understanding of different aspects of the concept, starting with the definition of networks and strategic alliances, definition of partners, types of alliances and analysis of strategic alliances, creating a theoretical framework for this work. The research methodology is qualitative, associated with document analysis, which are the basis for the connection between the theoretical framework and the evaluation of the case study presented in the work, to understand the benefits of applying the concept of forming strategic alliances. Through the evaluation of the case study of the formation of the strategic alliance between the company Samsonite and Company 2, it was possible to understand the practical application of the theoretical foundation in the establishment of the strategic alliance. It was accomplished through the alignment of strategic objectives and the sharing of resources that made the creation of competitive advantage enabling an increase in profitability, business expansion, reduction of costs of obtaining products and greater competitiveness of companies in the Brazilian market. The results contribute to management in a market with uncertainties and fierce competition.porAlianças estratégicasVantagem competitivaCompartilhamento de recursosStrategic alliancesCompetitive advantageResource sharingAdministração públicaAlianças estratégicas (Negócios)Vantagem competitivaCompartilhamentoComércio varejistaAlianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA RICARDO SALES V10.pdfTA RICARDO SALES V10.pdfPDFapplication/pdf2518143https://repositorio.fgv.br/bitstreams/453445f2-8028-448a-918e-c2a5e73d7a02/downloadc024a27e51caf76dbd262917841b2ab1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/edd2f19a-a2f5-4880-abe8-05981417688d/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTTA RICARDO SALES V10.pdf.txtTA RICARDO SALES V10.pdf.txtExtracted texttext/plain103060https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a54618b1-49eb-4642-b7a6-850f4583564e/download039ca10f05bcd5af0a16905d8d04b261MD55THUMBNAILTA RICARDO SALES V10.pdf.jpgTA RICARDO SALES V10.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2527https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de876795-c6e4-4f24-9620-ba9d9cf2bc3b/downloadd5ac0b16041dc90c3ac09093432dcbd8MD5610438/324642024-09-06 12:29:18.622open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/32464https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-09-06T12:29:18Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Alianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasil
title Alianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasil
spellingShingle Alianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasil
Sales, Ricardo da Silva
Alianças estratégicas
Vantagem competitiva
Compartilhamento de recursos
Strategic alliances
Competitive advantage
Resource sharing
Administração pública
Alianças estratégicas (Negócios)
Vantagem competitiva
Compartilhamento
Comércio varejista
title_short Alianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasil
title_full Alianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasil
title_fullStr Alianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasil
title_full_unstemmed Alianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasil
title_sort Alianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasil
author Sales, Ricardo da Silva
author_facet Sales, Ricardo da Silva
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Lopes, Evandro Luiz
Campos Junior, Henrique de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lourenço, Carlos Eduardo
contributor_str_mv Lourenço, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Alianças estratégicas
Vantagem competitiva
Compartilhamento de recursos
topic Alianças estratégicas
Vantagem competitiva
Compartilhamento de recursos
Strategic alliances
Competitive advantage
Resource sharing
Administração pública
Alianças estratégicas (Negócios)
Vantagem competitiva
Compartilhamento
Comércio varejista
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic alliances
Competitive advantage
Resource sharing
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração pública
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Alianças estratégicas (Negócios)
Vantagem competitiva
Compartilhamento
Comércio varejista
description O ambiente competitivo, enfrentado pelas empresas participantes da indústria de acessórios de viagem, assim como das demais indústrias, foi transformado a partir do final da década de 1980, impactado pela aceleração de mudanças tecnológicas, abertura da economia de países e o surgimento de novos mercados potenciais. Essa transformação tornou o ambiente competitivo mais complexo, pressionando as empresas por eficiência para manutenção de custos e constante inovação, tornando fundamental a busca dessas organizações pela obtenção de capacidades ou competências que não possuem. Tal busca tem o objetivo de expandir suas barreiras de atuação, tornando a formação de alianças estratégicas relevante para a geração de vantagens competitivas. A extensa revisão bibliográfica desta pesquisa abrangeu diversos autores, que exploram o tema alianças estratégicas, contribuindo com o aprofundamento na compreensão dos diversos aspectos do conceito. A base referencial se inicia pela definição do conceito de redes e alianças estratégicas, definição de parceiros, tipos de alianças e análise de alianças estratégicas, criando um arcabouço teórico para esse trabalho. A metodologia de pesquisa se concentra no campo qualitativo, associada à análise documental, que serviu como base para a conexão entre o arcabouço teórico e a avaliação do estudo de caso apresentado no trabalho, para compreensão dos benefícios da aplicação do conceito da formação de alianças estratégicas. Por meio da avaliação do estudo de caso da formação da aliança estratégica entre a empresa Samsonite e a Empresa 2, foi possível compreender a aplicação prática da fundamentação teórica, no estabelecimento da aliança estratégica, com o alinhamento de objetivos estratégicos e o compartilhamento de recursos. Estes viabilizaram a criação de vantagem competitiva, proporcionando aumento na rentabilidade, expansão de negócios, redução de custos de obtenção de produtos e maior competitividade das empresas no mercado brasileiro, contribuindo para gestão em um mercado com incertezas e concorrência acirrada.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-08T12:24:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-08T12:24:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/32464
url https://hdl.handle.net/10438/32464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/453445f2-8028-448a-918e-c2a5e73d7a02/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/edd2f19a-a2f5-4880-abe8-05981417688d/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a54618b1-49eb-4642-b7a6-850f4583564e/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/de876795-c6e4-4f24-9620-ba9d9cf2bc3b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c024a27e51caf76dbd262917841b2ab1
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
039ca10f05bcd5af0a16905d8d04b261
d5ac0b16041dc90c3ac09093432dcbd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024468607664128