Alianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasil
Ano de defesa: | 2022 |
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Link de acesso: | https://hdl.handle.net/10438/32464 |
Resumo: | O ambiente competitivo, enfrentado pelas empresas participantes da indústria de acessórios de viagem, assim como das demais indústrias, foi transformado a partir do final da década de 1980, impactado pela aceleração de mudanças tecnológicas, abertura da economia de países e o surgimento de novos mercados potenciais. Essa transformação tornou o ambiente competitivo mais complexo, pressionando as empresas por eficiência para manutenção de custos e constante inovação, tornando fundamental a busca dessas organizações pela obtenção de capacidades ou competências que não possuem. Tal busca tem o objetivo de expandir suas barreiras de atuação, tornando a formação de alianças estratégicas relevante para a geração de vantagens competitivas. A extensa revisão bibliográfica desta pesquisa abrangeu diversos autores, que exploram o tema alianças estratégicas, contribuindo com o aprofundamento na compreensão dos diversos aspectos do conceito. A base referencial se inicia pela definição do conceito de redes e alianças estratégicas, definição de parceiros, tipos de alianças e análise de alianças estratégicas, criando um arcabouço teórico para esse trabalho. A metodologia de pesquisa se concentra no campo qualitativo, associada à análise documental, que serviu como base para a conexão entre o arcabouço teórico e a avaliação do estudo de caso apresentado no trabalho, para compreensão dos benefícios da aplicação do conceito da formação de alianças estratégicas. Por meio da avaliação do estudo de caso da formação da aliança estratégica entre a empresa Samsonite e a Empresa 2, foi possível compreender a aplicação prática da fundamentação teórica, no estabelecimento da aliança estratégica, com o alinhamento de objetivos estratégicos e o compartilhamento de recursos. Estes viabilizaram a criação de vantagem competitiva, proporcionando aumento na rentabilidade, expansão de negócios, redução de custos de obtenção de produtos e maior competitividade das empresas no mercado brasileiro, contribuindo para gestão em um mercado com incertezas e concorrência acirrada. |
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A extensa revisão bibliográfica desta pesquisa abrangeu diversos autores, que exploram o tema alianças estratégicas, contribuindo com o aprofundamento na compreensão dos diversos aspectos do conceito. A base referencial se inicia pela definição do conceito de redes e alianças estratégicas, definição de parceiros, tipos de alianças e análise de alianças estratégicas, criando um arcabouço teórico para esse trabalho. A metodologia de pesquisa se concentra no campo qualitativo, associada à análise documental, que serviu como base para a conexão entre o arcabouço teórico e a avaliação do estudo de caso apresentado no trabalho, para compreensão dos benefícios da aplicação do conceito da formação de alianças estratégicas. Por meio da avaliação do estudo de caso da formação da aliança estratégica entre a empresa Samsonite e a Empresa 2, foi possível compreender a aplicação prática da fundamentação teórica, no estabelecimento da aliança estratégica, com o alinhamento de objetivos estratégicos e o compartilhamento de recursos. Estes viabilizaram a criação de vantagem competitiva, proporcionando aumento na rentabilidade, expansão de negócios, redução de custos de obtenção de produtos e maior competitividade das empresas no mercado brasileiro, contribuindo para gestão em um mercado com incertezas e concorrência acirrada.The competitive environment faced by companies of the travel accessories industry, as well as in other industries, was transformed from the late 1980s onwards. It has been impacted by the acceleration of technological changes, opening of the economy of countries and the emergence of new potential markets. This transformation has made the competitive environment more complex, putting pressure on companies for efficiency to maintain costs and constant innovation. Thus, it is essential to seek out capabilities or competencies that these companies do not have, to expand their barriers to action, making the formation of strategic alliances relevant for the generation of competitive advantages. The extensive bibliographic review covered several authors who explore the topic of strategic alliances, contributing to the deepening of the understanding of different aspects of the concept, starting with the definition of networks and strategic alliances, definition of partners, types of alliances and analysis of strategic alliances, creating a theoretical framework for this work. The research methodology is qualitative, associated with document analysis, which are the basis for the connection between the theoretical framework and the evaluation of the case study presented in the work, to understand the benefits of applying the concept of forming strategic alliances. Through the evaluation of the case study of the formation of the strategic alliance between the company Samsonite and Company 2, it was possible to understand the practical application of the theoretical foundation in the establishment of the strategic alliance. It was accomplished through the alignment of strategic objectives and the sharing of resources that made the creation of competitive advantage enabling an increase in profitability, business expansion, reduction of costs of obtaining products and greater competitiveness of companies in the Brazilian market. The results contribute to management in a market with uncertainties and fierce competition.porAlianças estratégicasVantagem competitivaCompartilhamento de recursosStrategic alliancesCompetitive advantageResource sharingAdministração públicaAlianças estratégicas (Negócios)Vantagem competitivaCompartilhamentoComércio varejistaAlianças estratégicas como meio para obtenção de vantagem competitiva: o caso Samsonite Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA RICARDO SALES V10.pdfTA RICARDO SALES V10.pdfPDFapplication/pdf2518143https://repositorio.fgv.br/bitstreams/453445f2-8028-448a-918e-c2a5e73d7a02/downloadc024a27e51caf76dbd262917841b2ab1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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O ambiente competitivo, enfrentado pelas empresas participantes da indústria de acessórios de viagem, assim como das demais indústrias, foi transformado a partir do final da década de 1980, impactado pela aceleração de mudanças tecnológicas, abertura da economia de países e o surgimento de novos mercados potenciais. Essa transformação tornou o ambiente competitivo mais complexo, pressionando as empresas por eficiência para manutenção de custos e constante inovação, tornando fundamental a busca dessas organizações pela obtenção de capacidades ou competências que não possuem. Tal busca tem o objetivo de expandir suas barreiras de atuação, tornando a formação de alianças estratégicas relevante para a geração de vantagens competitivas. A extensa revisão bibliográfica desta pesquisa abrangeu diversos autores, que exploram o tema alianças estratégicas, contribuindo com o aprofundamento na compreensão dos diversos aspectos do conceito. A base referencial se inicia pela definição do conceito de redes e alianças estratégicas, definição de parceiros, tipos de alianças e análise de alianças estratégicas, criando um arcabouço teórico para esse trabalho. A metodologia de pesquisa se concentra no campo qualitativo, associada à análise documental, que serviu como base para a conexão entre o arcabouço teórico e a avaliação do estudo de caso apresentado no trabalho, para compreensão dos benefícios da aplicação do conceito da formação de alianças estratégicas. Por meio da avaliação do estudo de caso da formação da aliança estratégica entre a empresa Samsonite e a Empresa 2, foi possível compreender a aplicação prática da fundamentação teórica, no estabelecimento da aliança estratégica, com o alinhamento de objetivos estratégicos e o compartilhamento de recursos. Estes viabilizaram a criação de vantagem competitiva, proporcionando aumento na rentabilidade, expansão de negócios, redução de custos de obtenção de produtos e maior competitividade das empresas no mercado brasileiro, contribuindo para gestão em um mercado com incertezas e concorrência acirrada. |
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Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
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