“Apelando para a justiça de Deus, na voz da História”: a fabricação de passados por padres em Sobral (1922 - 1991)
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Brasil Programa de Pós-Graduação em História |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/345 |
Resumo: | Ao longo de sua história, a cidade de Sobral foi apresentada por diferentes atores sociais como modelo. Este movimento tem grande relação com as narrativas historiográficas que foram produzidas, especialmente, por clérigos durante o século XX. Neste trabalho, são estudados textos escritos por sacerdotes católicos responsáveis por realizarem fabricações de passados sobre a cidade de Sobral, por meio da historiografia e de outros gêneros, como biografias, genealogias e livros de memórias, publicados entre os anos de 1922 e 1991. Tais textos são tratados como referências para a historiografia contemporânea e para o poder público e foram fundamentais para a construção de identidades e para o ordenamento do tempo em Sobral. Analisa-se o lugar social, a prática e a escrita das obras de cinco clérigos (Fortunato Alves Linhares, Vicente Martins da Costa, dom José Tupinambá da Frota, João Mendes Lira e Francisco Sadoc de Araújo), divididos em duas gerações, problematizando-se, a partir das respectivas operações historiográficas, as definições de arquivos, as construções de conceitos e a consolidação de narrativas historiográficas que proporcionaram a montagem de imagens sobre a cidade de Sobral que foram apropriadas, ao longo do tempo, pelo poder público, consolidando visões idealizadas de uma cidade modelar, católica e branca, que deveria ter seu modelo exportado para outras espacialidades. No primeiro capítulo, estuda-se sobre os protagonistas da escrita da história na cidade, tentando entender o lugar social de cada um. No capítulo seguinte, realiza-se uma análise sobre o fazer historiográfico realizado pelos clérigos, adentrando na prática e na escrita da história. No terceiro capítulo, analisa-se a construção de autoimagens associadas que ajudam a compor o conceito de sobralidade, fundamental para a política em Sobral. Por fim, no quarto capítulo, reflete-se sobre a produção de discursos na história, e a utilização destes pelo poder público, acerca das expedições para verificação da Teoria da Relatividade, no ano de 1919. |
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“Apelando para a justiça de Deus, na voz da História”: a fabricação de passados por padres em Sobral (1922 - 1991)sacerdotes; historiografia; Sobralpriests; history of historiography; Sobral.sacerdotes; historia de la historiografía; Sobral.HistóriaAo longo de sua história, a cidade de Sobral foi apresentada por diferentes atores sociais como modelo. Este movimento tem grande relação com as narrativas historiográficas que foram produzidas, especialmente, por clérigos durante o século XX. Neste trabalho, são estudados textos escritos por sacerdotes católicos responsáveis por realizarem fabricações de passados sobre a cidade de Sobral, por meio da historiografia e de outros gêneros, como biografias, genealogias e livros de memórias, publicados entre os anos de 1922 e 1991. Tais textos são tratados como referências para a historiografia contemporânea e para o poder público e foram fundamentais para a construção de identidades e para o ordenamento do tempo em Sobral. Analisa-se o lugar social, a prática e a escrita das obras de cinco clérigos (Fortunato Alves Linhares, Vicente Martins da Costa, dom José Tupinambá da Frota, João Mendes Lira e Francisco Sadoc de Araújo), divididos em duas gerações, problematizando-se, a partir das respectivas operações historiográficas, as definições de arquivos, as construções de conceitos e a consolidação de narrativas historiográficas que proporcionaram a montagem de imagens sobre a cidade de Sobral que foram apropriadas, ao longo do tempo, pelo poder público, consolidando visões idealizadas de uma cidade modelar, católica e branca, que deveria ter seu modelo exportado para outras espacialidades. No primeiro capítulo, estuda-se sobre os protagonistas da escrita da história na cidade, tentando entender o lugar social de cada um. No capítulo seguinte, realiza-se uma análise sobre o fazer historiográfico realizado pelos clérigos, adentrando na prática e na escrita da história. No terceiro capítulo, analisa-se a construção de autoimagens associadas que ajudam a compor o conceito de sobralidade, fundamental para a política em Sobral. Por fim, no quarto capítulo, reflete-se sobre a produção de discursos na história, e a utilização destes pelo poder público, acerca das expedições para verificação da Teoria da Relatividade, no ano de 1919.Throughout its history, the city of Sobral was presented by different social actors as a model. This movement has a great relation with the historiographical narratives that were produced, especially, by clerics during the 20th century. In this work, we study texts written by Catholic priests responsible for fabricating pasts about the city of Sobral, through historiography and other genres, such as biographies, genealogies and memoirs, published between the years 1922 and 1991. Such texts are treated as references for contemporary historiography and for the public power and were fundamental for the construction of identities and for the ordering of time in Sobral. The social place, the practice and the writing of the works of five clerics (Fortunato Alves Linhares, Vicente Martins da Costa, dom José Tupinambá da Frota, João Mendes Lira and Francisco Sadoc de Araújo), divided into two generations, are analyzed, problematizing, from the respective historiographical operations, the definitions of archives, the constructions of concepts and the consolidation of historiographical narratives that provided the assembly of images about the city of Sobral that were appropriated, over time, by the public power, consolidating idealized visions of a model city, Catholic and white, which should have its model exported to other spatialities. In the first chapter, we study the protagonists of the writing of history in the city, trying to understand the social place of each one. In the following chapter, an analysis is carried out on the historiographical work done by the clerics, entering the practice and the writing of history. In the third chapter, the construction of associated self-images is analysed, which help to compose the concept of sobralidade, fundamental to politics in Sobral. Finally, in the fourth chapter, we reflect about the production of discourses in history, and the use of these by the public power, about the expeditions to verify the Theory of Relativity, in the year 1919.A lo largo de su historia, la ciudad de Sobral fue presentada por diferentes actores sociales como un modelo. Este movimiento tiene una gran relación con las narrativas historiográficas que fueron producidas, especialmente, por clérigos durante el siglo XX. En este trabajo, estudiamos textos escritos por sacerdotes católicos responsables de fabricar pasados sobre la ciudad de Sobral, a través de la historiografía y otros géneros, como biografías, genealogías y memorias, publicados entre los años 1922 y 1991. Tales textos son tratados como referencias para la historiografía contemporánea y para el poder público y fueron fundamentales para la construcción de identidades y para el ordenamiento del tiempo en Sobral. Se analizan el lugar social, la práctica y la escritura de las obras de cinco clérigos (Fortunato Alves Linhares, Vicente Martins da Costa, dom José Tupinambá da Frota, João Mendes Lira y Francisco Sadoc de Araújo), divididos en dos generaciones, problematizando, a partir de las respectivas operaciones historiográficas, las definiciones de archivos, las construcciones de conceptos y la consolidación de narrativas historiográficas que proporcionaron el montaje de imágenes sobre la ciudad de Sobral que fueron apropiadas, a lo largo del tiempo, por el poder público, consolidando visiones idealizadas de una ciudad modelo, católica y blanca, que debería tener su modelo exportado a otras espacialidades. En el primer capítulo, se estudian los protagonistas de la escritura de la historia en la ciudad, intentando comprender el lugar social de cada uno. En el capítulo siguiente, se analiza el trabajo historiográfico realizado por los clérigos, adentrándose en la práctica y la escritura de la historia. En el tercer capítulo, se analiza la construcción de autoimágenes asociadas, que ayudan a componer el concepto de sobralidade, fundamental para la política en Sobral. Finalmente, en el cuarto capítulo, se reflexiona sobre la producción de discursos en la historia, y la utilización de éstos por el poder público, sobre las expediciones para verificar la Teoría de la Relatividad, en el año 1919.Universidade Federal de PernambucoInstituto de Filosofia e Ciências HumanasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Históriahttp://lattes.cnpq.br/4948278739986172045.853.033-67Albuquerque Júnior, Durval Muniz dehttp://lattes.cnpq.br/7585947992338412Cezar, Temístocles Américo Corrêahttp://lattes.cnpq.br/8099340759948179Melo, Francisco Dênishttp://lattes.cnpq.br/7659445933313039Montenegro, Antonio Torreshttp://lattes.cnpq.br/2193041856804070Guimarães Neto , Regina Beatrizhttp://lattes.cnpq.br/7228539080595678ROCHA, Thiago Braga Teles da2023-06-07T17:12:49Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROCHA, Thiago Braga Teles da. “Apelando para a justiça de Deus, na voz da História”: a fabricação de passados por padres em Sobral (1922 - 1991). 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