Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (MPET)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/412
Resumo: This dissertation has the theme "Biographical Letters in teacher training processes: A methodological proposal". Divided into three chapters, it has the general objective of investigating episodes narrated by a professor licensed in Mathematics, in process of continuous formation, in a Professional Master's degree course. In addition to pursuing a research problem that was set in: Which episodes emerge from the course of authorship of a licentiate teacher in Mathematics, in processes of continued training, in a Professional Master's degree? The Methodological Procedure of the investigation is based on the counting of life stories, formative experiences and experiences through biographical letters and therefore is caucado in the qualitativity. However, it has been discovered throughout the process that these elements are of great value to educational research, which recognize subjectivity as a new perspective for the production of research papers. Moreover, the discovery of subjectivity allows for self-knowledge, revealing the pathways of authorship of each of us senders and / or recipients and makes it emerge more elements that makes this access possible, and letter writing was one of these elements, and it is from them which we relied on a bit on card experiences.
id IFAM-1_32f179c82219e5ab03f1cd48297340f8
oai_identifier_str oai:localhost:4321/412
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológicaAutobiografiaCartas biográficasNarrativasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOThis dissertation has the theme "Biographical Letters in teacher training processes: A methodological proposal". Divided into three chapters, it has the general objective of investigating episodes narrated by a professor licensed in Mathematics, in process of continuous formation, in a Professional Master's degree course. In addition to pursuing a research problem that was set in: Which episodes emerge from the course of authorship of a licentiate teacher in Mathematics, in processes of continued training, in a Professional Master's degree? The Methodological Procedure of the investigation is based on the counting of life stories, formative experiences and experiences through biographical letters and therefore is caucado in the qualitativity. However, it has been discovered throughout the process that these elements are of great value to educational research, which recognize subjectivity as a new perspective for the production of research papers. Moreover, the discovery of subjectivity allows for self-knowledge, revealing the pathways of authorship of each of us senders and / or recipients and makes it emerge more elements that makes this access possible, and letter writing was one of these elements, and it is from them which we relied on a bit on card experiences.Esta dissertação tem por tema as “Cartas biográficas em processos formativos de professores: Uma proposta metodológica”. Dividida em três capítulos, tem por objetivo geral, Investigar episódios narrados por um professor licenciado em Matemática, em processo de formação continuada, em um curso de Mestrado Profissional. Além de perseguir a um problema de pesquisa que configurou-se em: Que episódios emergem do percurso formativo de um professor licenciado em Matemática, em processos de formação continuada, em um curso de Mestrado Profissional? O Procedimento Metodológico da investigação é baseado na contação de histórias de vida, vivências formativas e experiências por meio de cartas biográficas e portanto é caucado na qualitatividade. Contudo, descobriu-se, ao longo do processo, que estes elementos são de grande valia para as pesquisas educacionais, que reconhecem a subjetividade como uma nova perspectiva para a produção de trabalhos de pesquisa. Além do mais, a descoberta da subjetividade permite o autoconhecimento, desvelando os percursos de autoria de cada um de nós remetentes e/ ou destinatários e faz emergir mais elementos que viabiliza esse acesso, e a escrita de cartas foi um desses elementos, e são delas que contamos um pouco nessa experiências com cartas.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (MPET)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMGonzaga, Amarildo Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173Gonzaga, Amarildo Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173Ponciano, Nilton Paulohttp://lattes.cnpq.br/3867399119278744Nascimento, Maria Evany doFeitosa Júnior, Edson Castelo Branco2020-03-10T23:16:35Z2020-03-112020-03-10T23:16:35Z2019-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFEITOSA JÚNIOR, Edson Castelo Branco. Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2020-03-11T23:27:17Zoai:localhost:4321/412Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2020-03-11T23:27:17Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica
title Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica
spellingShingle Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica
Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco
Autobiografia
Cartas biográficas
Narrativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica
title_full Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica
title_fullStr Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica
title_full_unstemmed Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica
title_sort Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica
author Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco
author_facet Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzaga, Amarildo Menezes
http://lattes.cnpq.br/2786554010520173
Gonzaga, Amarildo Menezes
http://lattes.cnpq.br/2786554010520173
Ponciano, Nilton Paulo
http://lattes.cnpq.br/3867399119278744
Nascimento, Maria Evany do
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Cartas biográficas
Narrativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Autobiografia
Cartas biográficas
Narrativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This dissertation has the theme "Biographical Letters in teacher training processes: A methodological proposal". Divided into three chapters, it has the general objective of investigating episodes narrated by a professor licensed in Mathematics, in process of continuous formation, in a Professional Master's degree course. In addition to pursuing a research problem that was set in: Which episodes emerge from the course of authorship of a licentiate teacher in Mathematics, in processes of continued training, in a Professional Master's degree? The Methodological Procedure of the investigation is based on the counting of life stories, formative experiences and experiences through biographical letters and therefore is caucado in the qualitativity. However, it has been discovered throughout the process that these elements are of great value to educational research, which recognize subjectivity as a new perspective for the production of research papers. Moreover, the discovery of subjectivity allows for self-knowledge, revealing the pathways of authorship of each of us senders and / or recipients and makes it emerge more elements that makes this access possible, and letter writing was one of these elements, and it is from them which we relied on a bit on card experiences.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-17
2020-03-10T23:16:35Z
2020-03-11
2020-03-10T23:16:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOSA JÚNIOR, Edson Castelo Branco. Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/412
identifier_str_mv FEITOSA JÚNIOR, Edson Castelo Branco. Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (MPET)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (MPET)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1827217366682959872