Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Brasil
Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (MPET) Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/412 |
Resumo: | This dissertation has the theme "Biographical Letters in teacher training processes: A methodological proposal". Divided into three chapters, it has the general objective of investigating episodes narrated by a professor licensed in Mathematics, in process of continuous formation, in a Professional Master's degree course. In addition to pursuing a research problem that was set in: Which episodes emerge from the course of authorship of a licentiate teacher in Mathematics, in processes of continued training, in a Professional Master's degree? The Methodological Procedure of the investigation is based on the counting of life stories, formative experiences and experiences through biographical letters and therefore is caucado in the qualitativity. However, it has been discovered throughout the process that these elements are of great value to educational research, which recognize subjectivity as a new perspective for the production of research papers. Moreover, the discovery of subjectivity allows for self-knowledge, revealing the pathways of authorship of each of us senders and / or recipients and makes it emerge more elements that makes this access possible, and letter writing was one of these elements, and it is from them which we relied on a bit on card experiences. |
id |
IFAM-1_32f179c82219e5ab03f1cd48297340f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/412 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológicaAutobiografiaCartas biográficasNarrativasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOThis dissertation has the theme "Biographical Letters in teacher training processes: A methodological proposal". Divided into three chapters, it has the general objective of investigating episodes narrated by a professor licensed in Mathematics, in process of continuous formation, in a Professional Master's degree course. In addition to pursuing a research problem that was set in: Which episodes emerge from the course of authorship of a licentiate teacher in Mathematics, in processes of continued training, in a Professional Master's degree? The Methodological Procedure of the investigation is based on the counting of life stories, formative experiences and experiences through biographical letters and therefore is caucado in the qualitativity. However, it has been discovered throughout the process that these elements are of great value to educational research, which recognize subjectivity as a new perspective for the production of research papers. Moreover, the discovery of subjectivity allows for self-knowledge, revealing the pathways of authorship of each of us senders and / or recipients and makes it emerge more elements that makes this access possible, and letter writing was one of these elements, and it is from them which we relied on a bit on card experiences.Esta dissertação tem por tema as “Cartas biográficas em processos formativos de professores: Uma proposta metodológica”. Dividida em três capítulos, tem por objetivo geral, Investigar episódios narrados por um professor licenciado em Matemática, em processo de formação continuada, em um curso de Mestrado Profissional. Além de perseguir a um problema de pesquisa que configurou-se em: Que episódios emergem do percurso formativo de um professor licenciado em Matemática, em processos de formação continuada, em um curso de Mestrado Profissional? O Procedimento Metodológico da investigação é baseado na contação de histórias de vida, vivências formativas e experiências por meio de cartas biográficas e portanto é caucado na qualitatividade. Contudo, descobriu-se, ao longo do processo, que estes elementos são de grande valia para as pesquisas educacionais, que reconhecem a subjetividade como uma nova perspectiva para a produção de trabalhos de pesquisa. Além do mais, a descoberta da subjetividade permite o autoconhecimento, desvelando os percursos de autoria de cada um de nós remetentes e/ ou destinatários e faz emergir mais elementos que viabiliza esse acesso, e a escrita de cartas foi um desses elementos, e são delas que contamos um pouco nessa experiências com cartas.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (MPET)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMGonzaga, Amarildo Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173Gonzaga, Amarildo Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173Ponciano, Nilton Paulohttp://lattes.cnpq.br/3867399119278744Nascimento, Maria Evany doFeitosa Júnior, Edson Castelo Branco2020-03-10T23:16:35Z2020-03-112020-03-10T23:16:35Z2019-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFEITOSA JÚNIOR, Edson Castelo Branco. Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2020-03-11T23:27:17Zoai:localhost:4321/412Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2020-03-11T23:27:17Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica |
title |
Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica |
spellingShingle |
Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco Autobiografia Cartas biográficas Narrativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica |
title_full |
Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica |
title_fullStr |
Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica |
title_full_unstemmed |
Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica |
title_sort |
Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica |
author |
Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco |
author_facet |
Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Ponciano, Nilton Paulo http://lattes.cnpq.br/3867399119278744 Nascimento, Maria Evany do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autobiografia Cartas biográficas Narrativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
Autobiografia Cartas biográficas Narrativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
This dissertation has the theme "Biographical Letters in teacher training processes: A methodological proposal". Divided into three chapters, it has the general objective of investigating episodes narrated by a professor licensed in Mathematics, in process of continuous formation, in a Professional Master's degree course. In addition to pursuing a research problem that was set in: Which episodes emerge from the course of authorship of a licentiate teacher in Mathematics, in processes of continued training, in a Professional Master's degree? The Methodological Procedure of the investigation is based on the counting of life stories, formative experiences and experiences through biographical letters and therefore is caucado in the qualitativity. However, it has been discovered throughout the process that these elements are of great value to educational research, which recognize subjectivity as a new perspective for the production of research papers. Moreover, the discovery of subjectivity allows for self-knowledge, revealing the pathways of authorship of each of us senders and / or recipients and makes it emerge more elements that makes this access possible, and letter writing was one of these elements, and it is from them which we relied on a bit on card experiences. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-17 2020-03-10T23:16:35Z 2020-03-11 2020-03-10T23:16:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FEITOSA JÚNIOR, Edson Castelo Branco. Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/412 |
identifier_str_mv |
FEITOSA JÚNIOR, Edson Castelo Branco. Cartas biográficas em processos formativos de professores: uma proposta metodológica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (MPET) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (MPET) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1827217366682959872 |