A Tutoria de Pares na Educação Profissional e Tecnológica: a mediação do estudante tutor no desenvolvimento do estudante tutorado com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: Melo, Emerson da Costa lattes
Orientador(a): Sousa, Bernardina Santos Araújo de lattes
Banca de defesa: Sousa, Bernardina Santos Araújo de lattes, Rodrigues, Kleber Fernando lattes, Melo, Rosangela Maria de lattes, Torres, Vanessa Cavalcanti de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olinda
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Departamento: OLINDA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1882
Resumo: Esta pesquisa investigou a Tutoria de Pares como estratégia inclusiva para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O estudo partiu do princípio da inclusão educacional, analisando como essa modalidade de acompanhamento pode favorecer o desenvolvimento acadêmico e social de discentes com TEA, considerando seus desafios específicos na comunicação e interação social. A pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de mediação utilizadas pelos tutores no programa, identificando suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes com TEA. Adotou-se como marco teórico os conceitos de Vygotsky sobre mediação semiótica e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que destacam, inclusive, a importância das interações sociais no processo de aprendizagem. Metodologicamente, o estudo foi baseado nos pressupostos, características e técnicas da pesquisa qualitativa. Além disso, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin para examinar os dados coletados. A investigação organizou-se em três categorias: (1) Interações, mediações e desenvolvimento na Tutoria de Pares; (2) Condições de ingresso, acolhimento e acompanhamento; e (3) Inclusão pedagógica e social na Tutoria de Pares. Os resultados apontaram que a Tutoria de Pares promoveu avanços no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com TEA, especialmente por meio de estratégias personalizadas como adaptação de atividades, uso de recursos visuais e tecnológicos, por exemplo. Destaca-se a construção de vínculos afetivos entre tutor e tutorado, o que pode favorecer a confiança e o engajamento no processo de aprendizagem. A mediação se mostrou fundamental no processo de tutoria, com os tutores atuando como facilitadores que ajustavam seu apoio às necessidades individuais de cada tutorado, buscando incentivar a autonomia. A pesquisa evidenciou que a seleção e a formação de tutores são importantes para a eficácia do programa, uma vez que podem qualificar as interações e potencializar os resultados da mediação pedagógica. Entretanto, também foram identificados desafios estruturais, particularmente no que diz respeito à necessidade de maior engajamento de docentes e coordenadores de curso, assim como à demanda por ampliação dos recursos institucionais para consolidação e expansão das ações de tutoria. Por fim, como produto educacional, foi desenvolvido um Relatório Técnico Conclusivo voltado aos processos de gestão do Programa Tutoria de Pares, que reúne informações fundamentadas na pesquisa para subsidiar a tomada de decisão e o aprimoramento do programa. O relatório incorpora uma análise de riscos alinhada às políticas institucionais e propõe recomendações para fortalecer a inclusão educacional
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A pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de mediação utilizadas pelos tutores no programa, identificando suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes com TEA. Adotou-se como marco teórico os conceitos de Vygotsky sobre mediação semiótica e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que destacam, inclusive, a importância das interações sociais no processo de aprendizagem. Metodologicamente, o estudo foi baseado nos pressupostos, características e técnicas da pesquisa qualitativa. Além disso, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin para examinar os dados coletados. A investigação organizou-se em três categorias: (1) Interações, mediações e desenvolvimento na Tutoria de Pares; (2) Condições de ingresso, acolhimento e acompanhamento; e (3) Inclusão pedagógica e social na Tutoria de Pares. Os resultados apontaram que a Tutoria de Pares promoveu avanços no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com TEA, especialmente por meio de estratégias personalizadas como adaptação de atividades, uso de recursos visuais e tecnológicos, por exemplo. Destaca-se a construção de vínculos afetivos entre tutor e tutorado, o que pode favorecer a confiança e o engajamento no processo de aprendizagem. A mediação se mostrou fundamental no processo de tutoria, com os tutores atuando como facilitadores que ajustavam seu apoio às necessidades individuais de cada tutorado, buscando incentivar a autonomia. A pesquisa evidenciou que a seleção e a formação de tutores são importantes para a eficácia do programa, uma vez que podem qualificar as interações e potencializar os resultados da mediação pedagógica. Entretanto, também foram identificados desafios estruturais, particularmente no que diz respeito à necessidade de maior engajamento de docentes e coordenadores de curso, assim como à demanda por ampliação dos recursos institucionais para consolidação e expansão das ações de tutoria. Por fim, como produto educacional, foi desenvolvido um Relatório Técnico Conclusivo voltado aos processos de gestão do Programa Tutoria de Pares, que reúne informações fundamentadas na pesquisa para subsidiar a tomada de decisão e o aprimoramento do programa. O relatório incorpora uma análise de riscos alinhada às políticas institucionais e propõe recomendações para fortalecer a inclusão educacionalThis study investigated Peer Tutoring as an inclusive strategy for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) at the Federal Institute of Pernambuco (IFPE). Grounded in the principles of educational inclusion, the research examined how this mentoring model could enhance the academic and social development of students with ASD, considering their specific challenges in communication and social interaction. The study aimed to analyze the mediation strategies used by tutors in the program, identifying their contributions to the cognitive and social development of ASD students. The theoretical framework was based on Vygotsky’s concepts of semiotic mediation and the Zone of Proximal Development (ZPD), which highlight the importance of social interactions in the learning process. Methodologically, the study followed a qualitative research approach, using Bardin’s Content Analysis to examine the collected data. The investigation was organized into three categories: (1) Interactions, mediations, and development in Peer Tutoring; (2) Entry conditions, welcoming, and monitoring; and (3) Pedagogical and social inclusion in Peer Tutoring. The results indicated that Peer Tutoring promoted progress in the academic and social development of students with ASD, particularly through personalized strategies such as activity adaptations, visual aids, and technological resources. The establishment of affective bonds between tutors and tutees was highlighted, fostering trust and engagement in the learning process. Mediation proved essential in the tutoring process, with tutors acting as facilitators who tailored their support to each tutee’s individual needs while encouraging autonomy. The research also emphasized the importance of tutor selection and training for the program’s effectiveness, as these factors enhance interactions and maximize pedagogical mediation outcomes. However, structural challenges were identified, particularly regarding the need for greater engagement from faculty and course coordinators, as well as the demand for expanded institutional resources to consolidate and expand tutoring initiatives. As an educational product, a Final Technical Report was developed to support the management processes of the Peer Tutoring Program, providing research-based insights for decision-making and program improvement. The report includes a risk analysis aligned with institutional policies and offers recommendations to strengthen educational inclusion206 p.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPEBrasilOLINDAAn error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação de pessoas com necessidades especiaisEducação - InclusãoAcessibilidade educacionalTranstorno do Espectro Autista (TEA)Políticas públicas na educaçãoPrograma Tutoria de ParesEnsino - aprendizagemA Tutoria de Pares na Educação Profissional e Tecnológica: a mediação do estudante tutor no desenvolvimento do estudante tutorado com transtorno do espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSousa, Bernardina Santos Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/ 4929110097621126Sousa, Bernardina Santos Araújo deRodrigues, Kleber FernandoMelo, Rosangela Maria deTorres, Vanessa Cavalcanti dehttp://lattes.cnpq.br/ 4929110097621126http://lattes.cnpq.br/ 5404409205728691http://lattes.cnpq.br/ 1742355866452828http://lattes.cnpq.br/ 6232711235861562http://lattes.cnpq.br/5097133923322704Melo, Emerson da Costamestradoporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALDissertação_Emerson_da_Costa_Melo.pdfDissertação_Emerson_da_Costa_Melo.pdfDissertação.application/pdf16194921https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1882/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Emerson_da_Costa_Melo.pdf063da234f43b7e0b82258b693e57d596MD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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