Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=987 |
Resumo: | O transporte de carga aérea representa uma das importantes vertentes do uso da infra-estrutura dos aeroportos e constitui um segmento da aviação comercial com importante taxa de crescimento. Paradoxalmente, a literatura existente sobre a qualidade do serviço prestado ao cliente em terminais de carga aérea é escassa. Este trabalho se propôs a estudar os atributos da qualidade em um terminal de carga aérea. Foi desenvolvido um construto conceitual, que aplicado ao terminal de carga de importação do Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos, permitiu uma análise das variáveis determinantes da qualidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga de importação, mensurando sua grandeza através das percepções dos clientes. Adicionalmente, usando ferramentas de Análise Fatorial, também foram identificados os principais atributos (variáveis latentes) que determinam a percepção de utilidade dos serviços prestados pelo TECA ao cliente. Os resultados das análises demonstram que uma importante oportunidade de melhoria se encontra no ajuste dos valores cobrados pelos serviços prestados pelo aeroporto, e que são três os principais fatores determinantes da utilidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga: operador, custo e tempo. Técnicas de Análise Conjunta são empregadas para identificar a importância relativa entre os atributos do nível de serviço oferecido. Os resultados da análise demonstram que o atributo mais importante é o tempo de processamento, com uma importância relativa de 56%. Demais resultados e análises de sensibilidade são apresentados ao longo do texto. Os resultados obtidos e as conclusões apresentadas são importantes para operadores aeroportuários e clientes importadores, pois os resultados das análises realizadas podem influir nas decisões que modelam o fluxo da carga aérea na cadeia de suprimentos. Também, as análises aqui realizadas podem, no futuro, ser úteis à ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - e ao Ministério da Defesa no diagnostico dos meios necessários para garantir a operação competitiva, e de qualidade, dos terminais de cargas aeroportuários. |
id |
ITA_6db6aba3bed7056c85d980a6eeb5dc83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:987 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.Transporte aéreoTerminais de cargaLogística (administração)Análise de fatoresServiço ao clienteAeroportosTransportesAdministraçãoO transporte de carga aérea representa uma das importantes vertentes do uso da infra-estrutura dos aeroportos e constitui um segmento da aviação comercial com importante taxa de crescimento. Paradoxalmente, a literatura existente sobre a qualidade do serviço prestado ao cliente em terminais de carga aérea é escassa. Este trabalho se propôs a estudar os atributos da qualidade em um terminal de carga aérea. Foi desenvolvido um construto conceitual, que aplicado ao terminal de carga de importação do Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos, permitiu uma análise das variáveis determinantes da qualidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga de importação, mensurando sua grandeza através das percepções dos clientes. Adicionalmente, usando ferramentas de Análise Fatorial, também foram identificados os principais atributos (variáveis latentes) que determinam a percepção de utilidade dos serviços prestados pelo TECA ao cliente. Os resultados das análises demonstram que uma importante oportunidade de melhoria se encontra no ajuste dos valores cobrados pelos serviços prestados pelo aeroporto, e que são três os principais fatores determinantes da utilidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga: operador, custo e tempo. Técnicas de Análise Conjunta são empregadas para identificar a importância relativa entre os atributos do nível de serviço oferecido. Os resultados da análise demonstram que o atributo mais importante é o tempo de processamento, com uma importância relativa de 56%. Demais resultados e análises de sensibilidade são apresentados ao longo do texto. Os resultados obtidos e as conclusões apresentadas são importantes para operadores aeroportuários e clientes importadores, pois os resultados das análises realizadas podem influir nas decisões que modelam o fluxo da carga aérea na cadeia de suprimentos. Também, as análises aqui realizadas podem, no futuro, ser úteis à ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - e ao Ministério da Defesa no diagnostico dos meios necessários para garantir a operação competitiva, e de qualidade, dos terminais de cargas aeroportuários.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAnderson Ribeiro CorreiaCarlos MüllerLuiz Antonio Tozi2010-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=987reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:00Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:987http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:52.645Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos. |
title |
Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos. |
spellingShingle |
Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos. Luiz Antonio Tozi Transporte aéreo Terminais de carga Logística (administração) Análise de fatores Serviço ao cliente Aeroportos Transportes Administração |
title_short |
Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos. |
title_full |
Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos. |
title_fullStr |
Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos. |
title_full_unstemmed |
Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos. |
title_sort |
Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos. |
author |
Luiz Antonio Tozi |
author_facet |
Luiz Antonio Tozi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Anderson Ribeiro Correia Carlos Müller |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz Antonio Tozi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte aéreo Terminais de carga Logística (administração) Análise de fatores Serviço ao cliente Aeroportos Transportes Administração |
topic |
Transporte aéreo Terminais de carga Logística (administração) Análise de fatores Serviço ao cliente Aeroportos Transportes Administração |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O transporte de carga aérea representa uma das importantes vertentes do uso da infra-estrutura dos aeroportos e constitui um segmento da aviação comercial com importante taxa de crescimento. Paradoxalmente, a literatura existente sobre a qualidade do serviço prestado ao cliente em terminais de carga aérea é escassa. Este trabalho se propôs a estudar os atributos da qualidade em um terminal de carga aérea. Foi desenvolvido um construto conceitual, que aplicado ao terminal de carga de importação do Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos, permitiu uma análise das variáveis determinantes da qualidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga de importação, mensurando sua grandeza através das percepções dos clientes. Adicionalmente, usando ferramentas de Análise Fatorial, também foram identificados os principais atributos (variáveis latentes) que determinam a percepção de utilidade dos serviços prestados pelo TECA ao cliente. Os resultados das análises demonstram que uma importante oportunidade de melhoria se encontra no ajuste dos valores cobrados pelos serviços prestados pelo aeroporto, e que são três os principais fatores determinantes da utilidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga: operador, custo e tempo. Técnicas de Análise Conjunta são empregadas para identificar a importância relativa entre os atributos do nível de serviço oferecido. Os resultados da análise demonstram que o atributo mais importante é o tempo de processamento, com uma importância relativa de 56%. Demais resultados e análises de sensibilidade são apresentados ao longo do texto. Os resultados obtidos e as conclusões apresentadas são importantes para operadores aeroportuários e clientes importadores, pois os resultados das análises realizadas podem influir nas decisões que modelam o fluxo da carga aérea na cadeia de suprimentos. Também, as análises aqui realizadas podem, no futuro, ser úteis à ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - e ao Ministério da Defesa no diagnostico dos meios necessários para garantir a operação competitiva, e de qualidade, dos terminais de cargas aeroportuários. |
description |
O transporte de carga aérea representa uma das importantes vertentes do uso da infra-estrutura dos aeroportos e constitui um segmento da aviação comercial com importante taxa de crescimento. Paradoxalmente, a literatura existente sobre a qualidade do serviço prestado ao cliente em terminais de carga aérea é escassa. Este trabalho se propôs a estudar os atributos da qualidade em um terminal de carga aérea. Foi desenvolvido um construto conceitual, que aplicado ao terminal de carga de importação do Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos, permitiu uma análise das variáveis determinantes da qualidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga de importação, mensurando sua grandeza através das percepções dos clientes. Adicionalmente, usando ferramentas de Análise Fatorial, também foram identificados os principais atributos (variáveis latentes) que determinam a percepção de utilidade dos serviços prestados pelo TECA ao cliente. Os resultados das análises demonstram que uma importante oportunidade de melhoria se encontra no ajuste dos valores cobrados pelos serviços prestados pelo aeroporto, e que são três os principais fatores determinantes da utilidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga: operador, custo e tempo. Técnicas de Análise Conjunta são empregadas para identificar a importância relativa entre os atributos do nível de serviço oferecido. Os resultados da análise demonstram que o atributo mais importante é o tempo de processamento, com uma importância relativa de 56%. Demais resultados e análises de sensibilidade são apresentados ao longo do texto. Os resultados obtidos e as conclusões apresentadas são importantes para operadores aeroportuários e clientes importadores, pois os resultados das análises realizadas podem influir nas decisões que modelam o fluxo da carga aérea na cadeia de suprimentos. Também, as análises aqui realizadas podem, no futuro, ser úteis à ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - e ao Ministério da Defesa no diagnostico dos meios necessários para garantir a operação competitiva, e de qualidade, dos terminais de cargas aeroportuários. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=987 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Transporte aéreo Terminais de carga Logística (administração) Análise de fatores Serviço ao cliente Aeroportos Transportes Administração |
_version_ |
1706804990862950400 |