Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Luiz Antonio Tozi
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=987
Resumo: O transporte de carga aérea representa uma das importantes vertentes do uso da infra-estrutura dos aeroportos e constitui um segmento da aviação comercial com importante taxa de crescimento. Paradoxalmente, a literatura existente sobre a qualidade do serviço prestado ao cliente em terminais de carga aérea é escassa. Este trabalho se propôs a estudar os atributos da qualidade em um terminal de carga aérea. Foi desenvolvido um construto conceitual, que aplicado ao terminal de carga de importação do Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos, permitiu uma análise das variáveis determinantes da qualidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga de importação, mensurando sua grandeza através das percepções dos clientes. Adicionalmente, usando ferramentas de Análise Fatorial, também foram identificados os principais atributos (variáveis latentes) que determinam a percepção de utilidade dos serviços prestados pelo TECA ao cliente. Os resultados das análises demonstram que uma importante oportunidade de melhoria se encontra no ajuste dos valores cobrados pelos serviços prestados pelo aeroporto, e que são três os principais fatores determinantes da utilidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga: operador, custo e tempo. Técnicas de Análise Conjunta são empregadas para identificar a importância relativa entre os atributos do nível de serviço oferecido. Os resultados da análise demonstram que o atributo mais importante é o tempo de processamento, com uma importância relativa de 56%. Demais resultados e análises de sensibilidade são apresentados ao longo do texto. Os resultados obtidos e as conclusões apresentadas são importantes para operadores aeroportuários e clientes importadores, pois os resultados das análises realizadas podem influir nas decisões que modelam o fluxo da carga aérea na cadeia de suprimentos. Também, as análises aqui realizadas podem, no futuro, ser úteis à ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - e ao Ministério da Defesa no diagnostico dos meios necessários para garantir a operação competitiva, e de qualidade, dos terminais de cargas aeroportuários.
id ITA_6db6aba3bed7056c85d980a6eeb5dc83
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:987
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.Transporte aéreoTerminais de cargaLogística (administração)Análise de fatoresServiço ao clienteAeroportosTransportesAdministraçãoO transporte de carga aérea representa uma das importantes vertentes do uso da infra-estrutura dos aeroportos e constitui um segmento da aviação comercial com importante taxa de crescimento. Paradoxalmente, a literatura existente sobre a qualidade do serviço prestado ao cliente em terminais de carga aérea é escassa. Este trabalho se propôs a estudar os atributos da qualidade em um terminal de carga aérea. Foi desenvolvido um construto conceitual, que aplicado ao terminal de carga de importação do Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos, permitiu uma análise das variáveis determinantes da qualidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga de importação, mensurando sua grandeza através das percepções dos clientes. Adicionalmente, usando ferramentas de Análise Fatorial, também foram identificados os principais atributos (variáveis latentes) que determinam a percepção de utilidade dos serviços prestados pelo TECA ao cliente. Os resultados das análises demonstram que uma importante oportunidade de melhoria se encontra no ajuste dos valores cobrados pelos serviços prestados pelo aeroporto, e que são três os principais fatores determinantes da utilidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga: operador, custo e tempo. Técnicas de Análise Conjunta são empregadas para identificar a importância relativa entre os atributos do nível de serviço oferecido. Os resultados da análise demonstram que o atributo mais importante é o tempo de processamento, com uma importância relativa de 56%. Demais resultados e análises de sensibilidade são apresentados ao longo do texto. Os resultados obtidos e as conclusões apresentadas são importantes para operadores aeroportuários e clientes importadores, pois os resultados das análises realizadas podem influir nas decisões que modelam o fluxo da carga aérea na cadeia de suprimentos. Também, as análises aqui realizadas podem, no futuro, ser úteis à ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - e ao Ministério da Defesa no diagnostico dos meios necessários para garantir a operação competitiva, e de qualidade, dos terminais de cargas aeroportuários.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAnderson Ribeiro CorreiaCarlos MüllerLuiz Antonio Tozi2010-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=987reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:00Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:987http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:52.645Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.
title Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.
spellingShingle Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.
Luiz Antonio Tozi
Transporte aéreo
Terminais de carga
Logística (administração)
Análise de fatores
Serviço ao cliente
Aeroportos
Transportes
Administração
title_short Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.
title_full Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.
title_fullStr Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.
title_full_unstemmed Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.
title_sort Avaliação da importância de atributos de nível de serviço em terminais de cargas em aeroportos.
author Luiz Antonio Tozi
author_facet Luiz Antonio Tozi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anderson Ribeiro Correia
Carlos Müller
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Antonio Tozi
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte aéreo
Terminais de carga
Logística (administração)
Análise de fatores
Serviço ao cliente
Aeroportos
Transportes
Administração
topic Transporte aéreo
Terminais de carga
Logística (administração)
Análise de fatores
Serviço ao cliente
Aeroportos
Transportes
Administração
dc.description.none.fl_txt_mv O transporte de carga aérea representa uma das importantes vertentes do uso da infra-estrutura dos aeroportos e constitui um segmento da aviação comercial com importante taxa de crescimento. Paradoxalmente, a literatura existente sobre a qualidade do serviço prestado ao cliente em terminais de carga aérea é escassa. Este trabalho se propôs a estudar os atributos da qualidade em um terminal de carga aérea. Foi desenvolvido um construto conceitual, que aplicado ao terminal de carga de importação do Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos, permitiu uma análise das variáveis determinantes da qualidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga de importação, mensurando sua grandeza através das percepções dos clientes. Adicionalmente, usando ferramentas de Análise Fatorial, também foram identificados os principais atributos (variáveis latentes) que determinam a percepção de utilidade dos serviços prestados pelo TECA ao cliente. Os resultados das análises demonstram que uma importante oportunidade de melhoria se encontra no ajuste dos valores cobrados pelos serviços prestados pelo aeroporto, e que são três os principais fatores determinantes da utilidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga: operador, custo e tempo. Técnicas de Análise Conjunta são empregadas para identificar a importância relativa entre os atributos do nível de serviço oferecido. Os resultados da análise demonstram que o atributo mais importante é o tempo de processamento, com uma importância relativa de 56%. Demais resultados e análises de sensibilidade são apresentados ao longo do texto. Os resultados obtidos e as conclusões apresentadas são importantes para operadores aeroportuários e clientes importadores, pois os resultados das análises realizadas podem influir nas decisões que modelam o fluxo da carga aérea na cadeia de suprimentos. Também, as análises aqui realizadas podem, no futuro, ser úteis à ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - e ao Ministério da Defesa no diagnostico dos meios necessários para garantir a operação competitiva, e de qualidade, dos terminais de cargas aeroportuários.
description O transporte de carga aérea representa uma das importantes vertentes do uso da infra-estrutura dos aeroportos e constitui um segmento da aviação comercial com importante taxa de crescimento. Paradoxalmente, a literatura existente sobre a qualidade do serviço prestado ao cliente em terminais de carga aérea é escassa. Este trabalho se propôs a estudar os atributos da qualidade em um terminal de carga aérea. Foi desenvolvido um construto conceitual, que aplicado ao terminal de carga de importação do Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos, permitiu uma análise das variáveis determinantes da qualidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga de importação, mensurando sua grandeza através das percepções dos clientes. Adicionalmente, usando ferramentas de Análise Fatorial, também foram identificados os principais atributos (variáveis latentes) que determinam a percepção de utilidade dos serviços prestados pelo TECA ao cliente. Os resultados das análises demonstram que uma importante oportunidade de melhoria se encontra no ajuste dos valores cobrados pelos serviços prestados pelo aeroporto, e que são três os principais fatores determinantes da utilidade dos serviços oferecidos pelo terminal de carga: operador, custo e tempo. Técnicas de Análise Conjunta são empregadas para identificar a importância relativa entre os atributos do nível de serviço oferecido. Os resultados da análise demonstram que o atributo mais importante é o tempo de processamento, com uma importância relativa de 56%. Demais resultados e análises de sensibilidade são apresentados ao longo do texto. Os resultados obtidos e as conclusões apresentadas são importantes para operadores aeroportuários e clientes importadores, pois os resultados das análises realizadas podem influir nas decisões que modelam o fluxo da carga aérea na cadeia de suprimentos. Também, as análises aqui realizadas podem, no futuro, ser úteis à ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - e ao Ministério da Defesa no diagnostico dos meios necessários para garantir a operação competitiva, e de qualidade, dos terminais de cargas aeroportuários.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=987
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Transporte aéreo
Terminais de carga
Logística (administração)
Análise de fatores
Serviço ao cliente
Aeroportos
Transportes
Administração
_version_ 1706804990862950400