Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=28 |
Resumo: | No início do novo milênio, o panorama competitivo apresenta mudanças radicais. A globalização, como força política, econômica, social e tecnológica, parece incontrolável. As fronteiras entre os países e as regiões poderiam ter significado político, porém elas desaparecem no mapa competitivo global. A fim de estar em sintonia com as mudanças, as empresas devem reinventar-se continuamente para enfrentar o desafio das novas realidades da competição. A estratégia tem a ver com posicionar uma organização para que alcance uma vantagem competitiva sustentável. Significa considerar as opções sobre quais são as indústrias das quais se quer participar, quais os produtos e serviços que se deseja oferecer, e como alocar recursos para atingir uma vantagem competitiva sustentável. O alvo é criar valor para os proprietários, fornecendo valor para o cliente. A atividade comercial da indústria aeronáutica está definida principalmente pelas firmas de transporte aéreo de passageiros e o transporte aéreo de carga. Na indústria de transporte aéreo de carga as condições da competição globais possuem particularidades para cada região, que podem ser empregadas pelas empresas para desenvolver estratégias competitivas sustentáveis, ganhar potenciais nichos de mercado e obter os desejados lucros. A necessidade de adequação no ambiente de competição global motiva a empresa de "Transportes Aéreos Bolivianos" a investir no desenvolvimento de um plano estratégico, para definir seu posicionamento competitivo. O objetivo deste trabalho é propor a aplicação de um modelo de planejamento estratégico capaz de gerar iniciativas estratégicas viáveis e sustentáveis que possam ser implementadas pela empresa. Esta metodologia é aplicada para analisar as alternativas estratégicas de una empresa de transporte de carga aérea. |
id |
ITA_cf7580e30404cd0eb66422f30cf8cd48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:28 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.Planejamento estratégicoTransporte aéreoBolíviaCompetiçãoTransporte de cargaCarga aéreaAdministraçãoTransportesNo início do novo milênio, o panorama competitivo apresenta mudanças radicais. A globalização, como força política, econômica, social e tecnológica, parece incontrolável. As fronteiras entre os países e as regiões poderiam ter significado político, porém elas desaparecem no mapa competitivo global. A fim de estar em sintonia com as mudanças, as empresas devem reinventar-se continuamente para enfrentar o desafio das novas realidades da competição. A estratégia tem a ver com posicionar uma organização para que alcance uma vantagem competitiva sustentável. Significa considerar as opções sobre quais são as indústrias das quais se quer participar, quais os produtos e serviços que se deseja oferecer, e como alocar recursos para atingir uma vantagem competitiva sustentável. O alvo é criar valor para os proprietários, fornecendo valor para o cliente. A atividade comercial da indústria aeronáutica está definida principalmente pelas firmas de transporte aéreo de passageiros e o transporte aéreo de carga. Na indústria de transporte aéreo de carga as condições da competição globais possuem particularidades para cada região, que podem ser empregadas pelas empresas para desenvolver estratégias competitivas sustentáveis, ganhar potenciais nichos de mercado e obter os desejados lucros. A necessidade de adequação no ambiente de competição global motiva a empresa de "Transportes Aéreos Bolivianos" a investir no desenvolvimento de um plano estratégico, para definir seu posicionamento competitivo. O objetivo deste trabalho é propor a aplicação de um modelo de planejamento estratégico capaz de gerar iniciativas estratégicas viáveis e sustentáveis que possam ser implementadas pela empresa. Esta metodologia é aplicada para analisar as alternativas estratégicas de una empresa de transporte de carga aérea. Instituto Tecnológico de AeronáuticaJosé Henrique de Sousa DamianiJosé Ivan Fernando García Terceros2004-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=28reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:37Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:28http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:01.416Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB. |
title |
Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB. |
spellingShingle |
Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB. José Ivan Fernando García Terceros Planejamento estratégico Transporte aéreo Bolívia Competição Transporte de carga Carga aérea Administração Transportes |
title_short |
Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB. |
title_full |
Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB. |
title_fullStr |
Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB. |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB. |
title_sort |
Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB. |
author |
José Ivan Fernando García Terceros |
author_facet |
José Ivan Fernando García Terceros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
José Henrique de Sousa Damiani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José Ivan Fernando García Terceros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Transporte aéreo Bolívia Competição Transporte de carga Carga aérea Administração Transportes |
topic |
Planejamento estratégico Transporte aéreo Bolívia Competição Transporte de carga Carga aérea Administração Transportes |
dc.description.none.fl_txt_mv |
No início do novo milênio, o panorama competitivo apresenta mudanças radicais. A globalização, como força política, econômica, social e tecnológica, parece incontrolável. As fronteiras entre os países e as regiões poderiam ter significado político, porém elas desaparecem no mapa competitivo global. A fim de estar em sintonia com as mudanças, as empresas devem reinventar-se continuamente para enfrentar o desafio das novas realidades da competição. A estratégia tem a ver com posicionar uma organização para que alcance uma vantagem competitiva sustentável. Significa considerar as opções sobre quais são as indústrias das quais se quer participar, quais os produtos e serviços que se deseja oferecer, e como alocar recursos para atingir uma vantagem competitiva sustentável. O alvo é criar valor para os proprietários, fornecendo valor para o cliente. A atividade comercial da indústria aeronáutica está definida principalmente pelas firmas de transporte aéreo de passageiros e o transporte aéreo de carga. Na indústria de transporte aéreo de carga as condições da competição globais possuem particularidades para cada região, que podem ser empregadas pelas empresas para desenvolver estratégias competitivas sustentáveis, ganhar potenciais nichos de mercado e obter os desejados lucros. A necessidade de adequação no ambiente de competição global motiva a empresa de "Transportes Aéreos Bolivianos" a investir no desenvolvimento de um plano estratégico, para definir seu posicionamento competitivo. O objetivo deste trabalho é propor a aplicação de um modelo de planejamento estratégico capaz de gerar iniciativas estratégicas viáveis e sustentáveis que possam ser implementadas pela empresa. Esta metodologia é aplicada para analisar as alternativas estratégicas de una empresa de transporte de carga aérea. |
description |
No início do novo milênio, o panorama competitivo apresenta mudanças radicais. A globalização, como força política, econômica, social e tecnológica, parece incontrolável. As fronteiras entre os países e as regiões poderiam ter significado político, porém elas desaparecem no mapa competitivo global. A fim de estar em sintonia com as mudanças, as empresas devem reinventar-se continuamente para enfrentar o desafio das novas realidades da competição. A estratégia tem a ver com posicionar uma organização para que alcance uma vantagem competitiva sustentável. Significa considerar as opções sobre quais são as indústrias das quais se quer participar, quais os produtos e serviços que se deseja oferecer, e como alocar recursos para atingir uma vantagem competitiva sustentável. O alvo é criar valor para os proprietários, fornecendo valor para o cliente. A atividade comercial da indústria aeronáutica está definida principalmente pelas firmas de transporte aéreo de passageiros e o transporte aéreo de carga. Na indústria de transporte aéreo de carga as condições da competição globais possuem particularidades para cada região, que podem ser empregadas pelas empresas para desenvolver estratégias competitivas sustentáveis, ganhar potenciais nichos de mercado e obter os desejados lucros. A necessidade de adequação no ambiente de competição global motiva a empresa de "Transportes Aéreos Bolivianos" a investir no desenvolvimento de um plano estratégico, para definir seu posicionamento competitivo. O objetivo deste trabalho é propor a aplicação de um modelo de planejamento estratégico capaz de gerar iniciativas estratégicas viáveis e sustentáveis que possam ser implementadas pela empresa. Esta metodologia é aplicada para analisar as alternativas estratégicas de una empresa de transporte de carga aérea. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-00-00 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=28 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Planejamento estratégico Transporte aéreo Bolívia Competição Transporte de carga Carga aérea Administração Transportes |
_version_ |
1706804984799035392 |