COMUNICAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS: PROPOSTA DE MODELO DE APLICAÇÃO PRÁTICA PARA POSICIONAMENTO EM MÍDIAS E REDES SOCIAIS DIGITAIS
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/694 |
Resumo: | A comunicação via mídias e redes sociais digitais é uma atividade estratégica de suporte para a consecução dos objetivos dos pequenos negócios que, em face de uma realidade de restrição de recursos financeiros, estrutura administrativa reduzida e necessidade de obter resultados no curtíssimo prazo, encontram nas ferramentas da internet alternativas viáveis para o posicionamento e a diferenciação de seus negócios. Os objetivos desta tese envolvem tanto a compreensão da importância da comunicação organizacional para os pequenos negócios quanto à identificação das particularidades dos pequenos negócios, o desenvolvimento de um instrumento para orientar a atuação estratégica dos pequenos negócios nas mídias e redes sociais digitais e a análise da colaboração deste instrumento para as atividades empresariais dos empreendedores individuais, das microempresas e das pequenas empresas. Realizaram-se, primeiramente, estudos bibliográfico e documental com vistas à fundamentação teórica da pesquisa e à compreensão dos pequenos negócios e dos aspectos contemporâneos acerca da comunicação institucional. Sucedeu-se o trabalho de desenvolvimento do Modelo de Aplicação Prática para Posicionamento em Mídias e Redes Sociais Digitais e, posteriormente, uma pesquisa qualitativa, compreendida por duas etapas: a) aplicação do modelo proposto a três empresas; e b) avaliação do modelo. Os resultados da pesquisa mostram que, a despeito de o Modelo de Aplicação Prática para Posicionamento em Mídias e Redes Sociais Digitais contribuir estrategicamente para o posicionamento dos pequenos negócios, de maneira geral, a comunicação nesse tipo de empreendimento não surte melhor efeito porque esbarra nas limitações próprias desse tipo de empresa. |
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COMUNICAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS: PROPOSTA DE MODELO DE APLICAÇÃO PRÁTICA PARA POSICIONAMENTO EM MÍDIAS E REDES SOCIAIS DIGITAISSmall business communication: proposal of model for practical positioning in digital social networks and mediaComunicação organizacionalComunicação para os pequenos negóciosComunicação digitalMídias e redes sociais digitaisOrganizational CommunicationCommunication for small businessesDigital communicationSocial networks and digital mediaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA comunicação via mídias e redes sociais digitais é uma atividade estratégica de suporte para a consecução dos objetivos dos pequenos negócios que, em face de uma realidade de restrição de recursos financeiros, estrutura administrativa reduzida e necessidade de obter resultados no curtíssimo prazo, encontram nas ferramentas da internet alternativas viáveis para o posicionamento e a diferenciação de seus negócios. Os objetivos desta tese envolvem tanto a compreensão da importância da comunicação organizacional para os pequenos negócios quanto à identificação das particularidades dos pequenos negócios, o desenvolvimento de um instrumento para orientar a atuação estratégica dos pequenos negócios nas mídias e redes sociais digitais e a análise da colaboração deste instrumento para as atividades empresariais dos empreendedores individuais, das microempresas e das pequenas empresas. Realizaram-se, primeiramente, estudos bibliográfico e documental com vistas à fundamentação teórica da pesquisa e à compreensão dos pequenos negócios e dos aspectos contemporâneos acerca da comunicação institucional. Sucedeu-se o trabalho de desenvolvimento do Modelo de Aplicação Prática para Posicionamento em Mídias e Redes Sociais Digitais e, posteriormente, uma pesquisa qualitativa, compreendida por duas etapas: a) aplicação do modelo proposto a três empresas; e b) avaliação do modelo. Os resultados da pesquisa mostram que, a despeito de o Modelo de Aplicação Prática para Posicionamento em Mídias e Redes Sociais Digitais contribuir estrategicamente para o posicionamento dos pequenos negócios, de maneira geral, a comunicação nesse tipo de empreendimento não surte melhor efeito porque esbarra nas limitações próprias desse tipo de empresa.The limited financial means and limited administrative structure are in part the shortcomings for the small start-up business in quickly achieving results. To overcome these shortcomings, small businesses must develop a communication strategy to reach the greatest number of customers and one of the vehicles to achieve the goal of strategically positioning the business is the use of the internet in cost effective manner. The objective of this thesis is to address the importance of developing an efficient and effective communication structure specifically as it applies to small emerging businesses with limited resources using the social networks and digital media and an in depth analysis of the elements to be employed to achieve the business objectives of individual business owner operators, micro enterprises and small businesses. As a preface, included are bibliographic studies in support of the research for the understanding of the infrastructures of small business and communication structures. These studies laid the foundation to the proposed model The Practical Guide for use Social Networks and Digital Media for Strategic Positioning for Small Businesses and the research was concluded with a qualitative analysis of: a) the use of the proposed model by three different small businesses over a period of three months; and b) the evaluation of the proposed model. The results of this research suggest that despite positive contributions of the Practical Guide for the use Social Networks and Digital Media for Strategic Positioning for Small Businesses in improving the strategic positioning for the small business, in general communications alone will not fall short because of the internal limitations small business structures.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOBueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Pessoni, ArquimedesCPF:12318953298http://lattes.cnpq.br/1885567484339052Peruzzo, Cicília M. KrohlingCPF:16453586456Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Zaccaria., RosanaCPF:79923000022http://lattes.cnpq.br/1062347192477560Colnago, Camila Krohling2016-08-03T12:30:00Z2014-09-092014-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:05:35Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/694Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:05:35Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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