EJA DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE A JUVENILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DA MODALIDADE EAD NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: WOLFSOHN , ANDREA CHRISTINA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1776
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos decorrentes da implementação da proposta da Educação a Distância (EAD) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como política pública, no município de Santos, na Baixada Santista, estado de São Paulo e possíveis relações estabelecidas com a Juvenilização da EJA. O marco teórico da investigação teve como fundamento obras de: Litto (2008); Arroyo (2008, 2011); Azevedo (2016); Corti e Souza (2012); Moran (2002), entre outros. Este estudo considerou inicialmente, para efeito de análise, documentos da esfera federal e proposições da Rede Municipal de Educação da cidade de Santos, São Paulo e, com base na abordagem qualitativa buscou captar quais impactos decorrem da implementação da proposta EAD na EJA como Política Pública no município de Santos, na Baixada Santista, estado de São Paulo e possíveis relações estabelecidas com a Juvenilização da EJA. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados em campo foram: o questionário aplicado a cinco entrevistados que exerceram funções relacionadas ao objeto da pesquisa, em escolas da zona urbana da cidade de Santos, estado de São Paulo nos anos letivos de 2016 e 2017 e a entrevista semiestruturada realizada com todos os entrevistados da amostra. Os dados levantados foram considerados segundo a metodologia da análise do conteúdo, de Bardin (2016). Constatou-se que a EJA Digital como metodologia de trabalho associando duas modalidades de Educação - a EJA e a EAD - vem apresentando no município de Santos uma proposta que denota a preocupação no atendimento a todos os cidadãos. Com proposta inovadora mediante o uso da tecnologia para estreitar as possibilidades de trabalho entre professores/tutores AVA, professores/tutores presenciais e o Educando, neste contexto, o atendimento à juventude da EJA ganha conotação especial, sobretudo, pela facilidade do uso de recursos tecnológicos em seu dia a dia. Constatou-se também que a Educação de Jovens e Adultos com vistas à Educação Básica é uma necessidade que influencia diretamente diversos aspectos na sociedade. Assim, enquanto não houver Política Pública eficaz e que atenda plenamente a demanda por meio de uma educação de qualidade, a dotação de mecanismos que minimizem as mazelas geradas pela baixa escolaridade devem ser buscadas de maneira a flexibilizar as oportunidades e equalizar o acesso a todos que não fizeram parte do processo educacional na idade ideal, princípio esse estabelecido na Constituição, como direito.
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Este estudo considerou inicialmente, para efeito de análise, documentos da esfera federal e proposições da Rede Municipal de Educação da cidade de Santos, São Paulo e, com base na abordagem qualitativa buscou captar quais impactos decorrem da implementação da proposta EAD na EJA como Política Pública no município de Santos, na Baixada Santista, estado de São Paulo e possíveis relações estabelecidas com a Juvenilização da EJA. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados em campo foram: o questionário aplicado a cinco entrevistados que exerceram funções relacionadas ao objeto da pesquisa, em escolas da zona urbana da cidade de Santos, estado de São Paulo nos anos letivos de 2016 e 2017 e a entrevista semiestruturada realizada com todos os entrevistados da amostra. Os dados levantados foram considerados segundo a metodologia da análise do conteúdo, de Bardin (2016). Constatou-se que a EJA Digital como metodologia de trabalho associando duas modalidades de Educação - a EJA e a EAD - vem apresentando no município de Santos uma proposta que denota a preocupação no atendimento a todos os cidadãos. Com proposta inovadora mediante o uso da tecnologia para estreitar as possibilidades de trabalho entre professores/tutores AVA, professores/tutores presenciais e o Educando, neste contexto, o atendimento à juventude da EJA ganha conotação especial, sobretudo, pela facilidade do uso de recursos tecnológicos em seu dia a dia. Constatou-se também que a Educação de Jovens e Adultos com vistas à Educação Básica é uma necessidade que influencia diretamente diversos aspectos na sociedade. Assim, enquanto não houver Política Pública eficaz e que atenda plenamente a demanda por meio de uma educação de qualidade, a dotação de mecanismos que minimizem as mazelas geradas pela baixa escolaridade devem ser buscadas de maneira a flexibilizar as oportunidades e equalizar o acesso a todos que não fizeram parte do processo educacional na idade ideal, princípio esse estabelecido na Constituição, como direito.This research had the objective of analyzing the impacts of the implementation of the Distance Education (EAD) proposal on Youth and Adult Education (EJA) as a public policy in the municipality of Santos, Baixada Santista, São Paulo state and possible established relationships with Juvenilization of the EJA. The theoretical framework of the investigation was based on works of: Litto (2008); Arroyo (2008, 2011); Azevedo (2016); Corti e Souza (2012); Moran (2002), among others. This study initially considered, for purposes of analysis, federal documents and proposals of the Municipal Education Network of the city of Santos, São Paulo. The instruments used for data collection in the field were: the questionnaire applied to five interviewees who performed functions related to the object of the research, in schools of the urban area of the city of Santos, state of São Paulo in the 2016 and 2017 school years, and semi-structured interview with all sampled interviewees. The data collected were considered according to the methodology of content analysis, by Bardin (2016). It was verified that the EJA Digital as a work methodology associating two modes of Education - the EJA and the EAD - has been presenting in the city of Santos a proposal that denotes the concern in serving all citizens. With an innovative proposal through the use of technology to narrow the possibilities of work between teachers / tutors AVA teachers / tutors and Teaching, in this context, the service to the youth of the EJA gains special connotation, mainly, for the ease of use of technological resources in their day to day. It was also verified that the Education of Young and Adults with a view to Basic Education is a necessity that directly influences several aspects in the society. Thus, until there is an effective Public Policy that fully meets demand through quality education, mechanisms that minimize the ills generated by low schooling should be sought in order to flexibilize opportunities and equalize access to all were not part of the educational process at the ideal age, a principle established in the Constitution, as a right.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoSouza, Roger Marchesini de QuadrosAzevedo, Adriana Barroso deCoelho, Patrícia Margarida FariasLara , Selma Martinez Simões Rodrigues deWOLFSOHN , ANDREA CHRISTINA2018-07-31T18:07:20Z2018-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWOLFSOHN , ANDREA CHRISTINA. EJA DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE A JUVENILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DA MODALIDADE EAD NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2018. 143 folhas. 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