O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO DO DISCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

This study presents an analysis of entrepreneurship education in the course of Bachelor in Business Administration. The survey was conducted in three private institutions of higher education located in the state of São Paulo, with a questionnaire for students from first and last periods of this cour...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Oliveira, Márcia Aparecida de
Orientador/a: Alves, Luiz Roberto lattes
Banca: Santos, Silvio Aparecido dos, Vieira, Almir Martins
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Metodista de São Paulo
Programa: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Department: Gestão de organizações
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/63
Resumo Português:Este estudo apresenta uma análise sobre o ensino do empreendedorismo na formação do discente no curso de Bacharelado em Administração. A pesquisa foi realizada em três instituições privadas de ensino superior, localizadas no estado de São Paulo, com aplicação de questionário para alunos de primeiro e último períodos do curso, com levantamento quantitativo de dados. Também utilizou informações fornecidas pelos coordenadores do curso, por meio de pesquisa qualitativa. Em relação à pesquisa bibliográfica foram mencionados estudos sobre o desenvolvimento do ensino do empreendedorismo, os diversos conceitos apresentados pelos estudiosos do assunto, o histórico da universidade brasileira e os caminhos percorridos pelo ensino do empreendedorismo. O referencial teórico foi finalizado com uma abordagem sobre a cultura organizacional, que englobou as diferenças entre culturas organizacionais tradicionais e empreendedoras. O estudo foi desenvolvido enfatizando-se a importância do estímulo na criação de empreendimentos próprios e no desenvolvimento e prática de atitudes empreendedoras, como modelo de projeção profissional e encarreiramento nas organizações. Quanto aos resultados, essa dissertação apresentou as variáveis que apontam a relação entre o ensino do empreendedorismo e as características empreendedoras do discente do curso de Administração, como fatores determinantes para o desenvolvimento empreendedor.
Resumo inglês:This study presents an analysis of entrepreneurship education in the course of Bachelor in Business Administration. The survey was conducted in three private institutions of higher education located in the state of São Paulo, with a questionnaire for students from first and last periods of this course, with quantitative survey data. Further information was provided by course coordinators, through qualitative research. Regarding the bibliographic research, studies on the development of entrepreneurship, the various concepts presented by scholars of the subject, the history of Brazilian university and the paths taken by entrepreneurship education were mentioned. The theoretical framework was finalized with a discussion of the organizational culture, which included the differences between traditional and entrepreneurial organizational cultures. The study was developed emphasizing the importance of encouraging the creation of own ventures and the development of entrepreneurial attitudes and practice, such as vocational and career projection model in organizations. As for the results, this dissertation presented the variables that indicate a relationship between entrepreneurship education and entrepreneurial characteristics of the students course of Business Administration, as determining factors for entrepreneurial development.