Prestação de serviços de desospitalização para idosos na dimensão qualidade percebida em operadoras de saúde e seus impactos n satisfação do beneficiário

To evaluate the satisfaction of the elderly with a network referenced in the home care, is a success factor in the provision of health services, the investigation of satisfaction levels, allows to apprehend the view of the elderly and their families about the services that are being provided by the...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2019
Main Author: Lopes, Donizetti da Silva lattes
Orientador/a: Assis, Sonia Francisca Monken de
Banca: Assis, Sonia Francisca Monken de, Ribeiro, Ana Freitas, Lamy, Marcelo, Quoniam, Luc, Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Nove de Julho
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde
Department: Administração
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2052
Citação:Lopes, Donizetti da Silva. Prestação de serviços de desospitalização para idosos na dimensão qualidade percebida em operadoras de saúde e seus impactos n satisfação do beneficiário. 2019. 64 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Resumo Português:Avaliar a satisfação dos idosos com rede referenciada no atendimento domiciliar, é um fator de sucesso na prestação de serviços em saúde, a investigação dos níveis de satisfação, permite apreender o olhar dos idosos e familiares sobre os serviços que estão sendo prestados pela rede referenciada após a alta hospitalar em sua residência. Para que este serviço possa ser oferecido a Lei 13.003 de 2014, que reforçam a obrigatoriedade da existência de contratos assinados entre as operadoras de planos e hospitais, clínicas, profissionais de saúde autônomos, serviços de diagnóstico por imagem e laboratórios que compõem sua rede referenciada para documentar e formalizar a relação entre essas partes. Além do objeto e natureza do contrato, deve haver a qualidade do serviço prestado ao beneficiário no seu tratamento adequado, seja na internação hospitalar ou após sua alta para residência com o intuído de promover a satisfação (ANS). O atendimento domiciliar requer o comprometimento de todos os profissionais durante a execução das tarefas cotidianas, conseguir esse comprometimento constitui-se, um dos principais desafios dos gestores que prestam o serviço para o do Programa de Atenção ao Idoso (PAI). Diante desse contexto, o objetivo geral da pesquisa, de natureza descritiva, quantitativo, é analisar a satisfação e a qualidade percebida pelos beneficiários das operadoras de saúde. O método escolhido foi o instrumento validado pela escala SERVQUAL. Os dados foram coletados a partir de um questionário enviado pelo Google Forms ao familiar dos idosos, sua interpretação foi através do instrumento de análise contido nos questionários e dos documentos secundários pesquisados. O estudo contribuiu para os requisitos de avaliação dos fornecedores dos serviços de desospitalização, permitindo aos gestores dos serviços de desospitalização identificarem os fatores críticos na prestação dos serviços domiciliares e propor efetiva melhoria e inovação da prática dos cuidados a serem administrados aos idosos.
Resumo inglês:To evaluate the satisfaction of the elderly with a network referenced in the home care, is a success factor in the provision of health services, the investigation of satisfaction levels, allows to apprehend the view of the elderly and their families about the services that are being provided by the network referenced after hospital discharge at his residence. So that this service can be offered Law 13.003 of 2014, which reinforces the obligation of the existence of contracts signed between the operators of plans and hospitals, clinics, autonomous health professionals, diagnostic imaging services and laboratories that make up their referenced network for document and formalize the relationship between these parties. In addition to the object and nature of the contract, there must be the quality of the service provided to the beneficiary in its adequate treatment, either in hospital admission or after discharge to residence with the intuition of promoting satisfaction (ANS). Home care requires the commitment of all professionals during the execution of the daily tasks, achieving this commitment is one of the main challenges of the managers who provide the service for the Elderly Care Program (PAI). Given this context, the general objective of the research, of a descriptive and quantitative nature, is to analyze the satisfaction and quality perceived by the beneficiaries of health care providers. The chosen method was the instrument validated by the SERVQUAL scale. The data were collected from a questionnaire sent by Google Forms to the relative of the elderly, its interpretation was through the analysis instrument contained in the questionnaires and the secondary documents surveyed. The study contributed to the evaluation requirements of the providers of the dehospitalization services, allowing the dehospitalization service managers to identify the critical factors in the provision of home services and propose effective improvement and innovation of the practice of care to be administered to the elderly.