Missão Amazonas: a extensão aliada ao engajamento social como estruturante na formação do arquiteto urbanista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Bauermann, Jussara Schultz
Orientador(a): Ferreira, Jane Victal
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16093
Resumo: No mundo urbanizado e globalizado, questões importantes são pontuadas nos debates internacionais envolvendo a formação do arquiteto e urbanista. Dentre essas, uma está relacionada ao problema das desigualdades decorrentes das dinâmicas econômicas e políticas da sociedade contemporânea. Outra questão diz respeito à formação acadêmica que corresponda às atuais demandas, reflexo da complexidade em tempos de globalização, inovação tecnológica e mudanças climáticas. Esses fatores trazem incertezas, alterando rapidamente o modo de habitar, de trabalhar e de se relacionar. Pautado nessas discussões, à luz das recomendações da União Internacional de Arquitetos (UIA), o objetivo desta pesquisa é identificar e analisar estratégias pedagógicas que habilitem o arquiteto para atuar na resolução de problemas, em exercícios que associem os conhecimentos teóricos e práticos à responsabilidade social, a partir de uma visão crítica e reflexiva. Assim, entende-se que atividades de extensão, baseadas nos programas Jim Vlock e Rural Studio, ambos adotados em universidades estadunidenses, são caracterizadas como estratégias pedagógicas que servem de parâmetros à presente investigação. Posto isso, a hipótese desta tese é que atividades de extensão aliadas ao engajamento social podem se tornar o centro da estruturação e da concepção pedagógica e formativa do arquiteto e urbanista, com vistas à condução de um profissional mais qualificado e responsivo, favorecem a comunidade acadêmica no cumprimento de seu papel social e promovem melhorias na qualidade de vida em assentamentos precários. Com natureza aplicada e abordagem qualitativa, os métodos de coleta de dados utilizados na investigação foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com os participantes da experiência no Amazonas. Fundamentada na Carta UNESCO-UIA para a Formação em Arquitetura, em consonância com a Agenda 2030 da ONU, a pesquisa investigou o caso da Missão Amazonas, desenvolvida pelo UNASP-EC, que tinha como desafio a construção de uma escola em uma comunidade ribeirinha. Como resultados, evidenciou-se que o envolvimento de alunos nesse tipo de programa não apenas colabora para a aquisição de competências e habilidades, mas cria um senso de engajamento social para que no futuro contribuam para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais. Embora ainda não seja possível observar a totalidade dos benefícios da ação no Amazonas, resultados imediatos já podem ser vistos: na continuidade do engajamento social em projetos nessa linha dos participantes após o retorno; na educação das crianças, visto que a alfabetização já demonstra mudanças no modo de vida da comunidade local e na qualidade das edificações e na saúde, como resultado da interação entre acadêmicos e habitantes.
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spelling Bauermann, Jussara SchultzPontifícia Universidade Católica de CampinasFerreira, Jane Victal2022-02-17T13:43:35Z2022-02-17T13:43:35Z2021-06-24http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160935373897650398957No mundo urbanizado e globalizado, questões importantes são pontuadas nos debates internacionais envolvendo a formação do arquiteto e urbanista. Dentre essas, uma está relacionada ao problema das desigualdades decorrentes das dinâmicas econômicas e políticas da sociedade contemporânea. Outra questão diz respeito à formação acadêmica que corresponda às atuais demandas, reflexo da complexidade em tempos de globalização, inovação tecnológica e mudanças climáticas. Esses fatores trazem incertezas, alterando rapidamente o modo de habitar, de trabalhar e de se relacionar. Pautado nessas discussões, à luz das recomendações da União Internacional de Arquitetos (UIA), o objetivo desta pesquisa é identificar e analisar estratégias pedagógicas que habilitem o arquiteto para atuar na resolução de problemas, em exercícios que associem os conhecimentos teóricos e práticos à responsabilidade social, a partir de uma visão crítica e reflexiva. Assim, entende-se que atividades de extensão, baseadas nos programas Jim Vlock e Rural Studio, ambos adotados em universidades estadunidenses, são caracterizadas como estratégias pedagógicas que servem de parâmetros à presente investigação. Posto isso, a hipótese desta tese é que atividades de extensão aliadas ao engajamento social podem se tornar o centro da estruturação e da concepção pedagógica e formativa do arquiteto e urbanista, com vistas à condução de um profissional mais qualificado e responsivo, favorecem a comunidade acadêmica no cumprimento de seu papel social e promovem melhorias na qualidade de vida em assentamentos precários. Com natureza aplicada e abordagem qualitativa, os métodos de coleta de dados utilizados na investigação foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com os participantes da experiência no Amazonas. Fundamentada na Carta UNESCO-UIA para a Formação em Arquitetura, em consonância com a Agenda 2030 da ONU, a pesquisa investigou o caso da Missão Amazonas, desenvolvida pelo UNASP-EC, que tinha como desafio a construção de uma escola em uma comunidade ribeirinha. Como resultados, evidenciou-se que o envolvimento de alunos nesse tipo de programa não apenas colabora para a aquisição de competências e habilidades, mas cria um senso de engajamento social para que no futuro contribuam para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais. Embora ainda não seja possível observar a totalidade dos benefícios da ação no Amazonas, resultados imediatos já podem ser vistos: na continuidade do engajamento social em projetos nessa linha dos participantes após o retorno; na educação das crianças, visto que a alfabetização já demonstra mudanças no modo de vida da comunidade local e na qualidade das edificações e na saúde, como resultado da interação entre acadêmicos e habitantes.In the urbanized and globalized world, important issues are highlighted in international debates involving the training of the architect and urban planner. Among these is the one related to the problem of inequalities arising from the economic and political dynamics of contemporary society. Another question concerns academic training that corresponds to current demands, complexity in times of globalization, technological innovation and climate change. These factors bring uncertainties, rapidly changing the way of living, working and relating. Within these discussions, in light of the recommendations of the International Union of Architects (UIA), the objective of this research is to identify and analyze pedagogical strategies that enable the architect to act on the resolution of problems, with exercises that combine theoretical and practical knowledge with social responsibility, in a critical and reflective view. Thus, it is understood that extension activities, based on Jim Vlock and Rural Studio programs, both adopted at US universities, are characterized as pedagogical strategies that serve as parameters for the present investigation. Therefore, the hypothesis of this thesis is that extension activities combined with social engagement can become the central structure the pedagogical and formative conception of the architect and urban planner, striving to develop a more qualified and responsive professional. It can also favor the academic community in the fulfillment of its social role, and promote improvements in the quality of life in precarious settlements. The data collection methods used in this qualitative and applied research study were bibliographical research, documental research and interviews with the participants of the experience in the Amazon. Based on the UNESCO / UIA Charter for Architectural Education, in line with the UN Agenda 2030, the research investigated the case of the Missão Amazonas, developed by UNASP-EC, which had the challenge of building a school in a riverside community. As a result, it became evident that the involvement of students in this type of program not only contributes to the acquisition of qualifications and skills, but also creates a sense of social engagement so that in the future they contribute to sustainable development and the reduction of social inequalities. Although it is not yet possible to observe the full benefits of the action in the Amazon, immediate results can already be seen. Such results include the continuity of engagement by the participants in similar social projects after returning, the education of children, since literacy already shows changes in the way of life in the local community, in the quality of buildings, and in health, resulting from the interaction between academics and inhabitants.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasAtividade de ExtensãoEngajamento SocialCarta UNESCO-UIAHabilidades e CompetênciasEnsino da Arquitetura e UrbanismoVoluntariadoMissão AmazonasExtension ActivitySocial EngagementUNESCO / UIA CharterSkills and CompetenciesEducation in Architecture and UrbanismVolunteer WorkMissão AmazonasMissão Amazonas: a extensão aliada ao engajamento social como estruturante na formação do arquiteto urbanistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP9849521880369062Luz, Vera SantanaBenedicto, Samuel Carvalho DeVital, Giovanna Teixeira DamisPina, Silvia Aparecida Mikami Goncalves2708934593900531878778868463326111842551049432121757950065646515CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de TecnologiasPrograma de Pós-Graduação em UrbanismoORIGINALceatec_ppgurb_dr_Jussara_SB.pdfceatec_ppgurb_dr_Jussara_SB.pdfapplication/pdf26882694http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16093/1/ceatec_ppgurb_dr_Jussara_SB.pdfc04e836631924f3c380bb7cc0b09ea00MD51123456789/160932023-05-04 16:39:31.861oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16093Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-04T19:39:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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