Oficinas curriculares nas escolas de tempo Integral da rede pública estadual de São Paulo: percepção dos gestores
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15436 |
Resumo: | A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, teve como objetivo investigar o Programa Escola de Tempo Integral do Estado de São Paulo instituído pela Resolução SE 89 publicada em 9 de dezembro de 2005, com foco na identificação e análise dos desafios existentes na implantação e funcionamento das Oficinas Curriculares, à luz da percepção dos gestores. A pesquisadora estudou a implantação e implementação das oficinas curriculares nas escolas que fazem parte do Programa Escola de Tempo Integral, tendo como métodos o levantamento bibliográfico, a análise documental e a aplicação de questionário misto. Investigamos como se deu o processo de implementação das oficinas curriculares nas escolas de tempo integral (considerando as políticas públicas do estado de São Paulo), quais as características das oficinas curriculares nas ETIs, qual a infraestrutura e os recursos pedagógicos necessários para a sua realização e quais os desafios relacionados aos campos pedagógico, estrutural e operacional para o desenvolvimento das oficinas. A pesquisa se desenvolveu em quatro das seis escolas incluídas no Programa, em municípios jurisdicionados à Diretoria Regional de Ensino de São João da Boa Vista, tendo como sujeitos diretores, vice-diretores e professores coordenadores pedagógicos. Concluímos que o Programa Escola de Tempo Integral foi implantado na rede pública estadual sem prévia preparação das escolas e de suas equipes, fazendo com que se recorresse a soluções improvisadas para os desafios que emanaram, dentre os quais se destacaram a inexistência, insuficiência ou inadequação do espaço físico e a falta de professores com formação e perfil adequados para ministrá-las, o que, segundo os gestores, sujeitos da pesquisa, são obstáculos que interferem na qualidade da educação oferecida. Acreditamos que as oficinas curriculares representam um diferencial para a melhoria da qualidade da educação e para a formação integral do aluno. No entanto, é necessário que haja formação continuada específica aos professores que nelas atuam e que sejam feitas reformas nos prédios escolares, a fim de criar espaços próprios para o desenvolvimento adequado das atividades diversificadas propostas para as oficinas. |
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Jacomini, Mariângela LeocárdioPontifícia Universidade Católica de CampinasRios, Mônica Piccione Gomes2022-02-16T18:14:27Z2022-02-16T18:14:27Z2014-02-24http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154369620388779484261A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, teve como objetivo investigar o Programa Escola de Tempo Integral do Estado de São Paulo instituído pela Resolução SE 89 publicada em 9 de dezembro de 2005, com foco na identificação e análise dos desafios existentes na implantação e funcionamento das Oficinas Curriculares, à luz da percepção dos gestores. A pesquisadora estudou a implantação e implementação das oficinas curriculares nas escolas que fazem parte do Programa Escola de Tempo Integral, tendo como métodos o levantamento bibliográfico, a análise documental e a aplicação de questionário misto. Investigamos como se deu o processo de implementação das oficinas curriculares nas escolas de tempo integral (considerando as políticas públicas do estado de São Paulo), quais as características das oficinas curriculares nas ETIs, qual a infraestrutura e os recursos pedagógicos necessários para a sua realização e quais os desafios relacionados aos campos pedagógico, estrutural e operacional para o desenvolvimento das oficinas. A pesquisa se desenvolveu em quatro das seis escolas incluídas no Programa, em municípios jurisdicionados à Diretoria Regional de Ensino de São João da Boa Vista, tendo como sujeitos diretores, vice-diretores e professores coordenadores pedagógicos. Concluímos que o Programa Escola de Tempo Integral foi implantado na rede pública estadual sem prévia preparação das escolas e de suas equipes, fazendo com que se recorresse a soluções improvisadas para os desafios que emanaram, dentre os quais se destacaram a inexistência, insuficiência ou inadequação do espaço físico e a falta de professores com formação e perfil adequados para ministrá-las, o que, segundo os gestores, sujeitos da pesquisa, são obstáculos que interferem na qualidade da educação oferecida. Acreditamos que as oficinas curriculares representam um diferencial para a melhoria da qualidade da educação e para a formação integral do aluno. No entanto, é necessário que haja formação continuada específica aos professores que nelas atuam e que sejam feitas reformas nos prédios escolares, a fim de criar espaços próprios para o desenvolvimento adequado das atividades diversificadas propostas para as oficinas.The present quantitative and qualitative approach research aims to investigate the Full Time School Program of the State of São Paulo, established by Resolution SE 89 published on December 9, 2005, focusing on the identification and analysis of existing challenges in the implementation and operation of Curriculum Workshops, from the program managers point of view. The researcher studied the deployment and implementation of curriculum workshops in schools that are part of the Full Time School Program, using research methods like bibliography survey, document analysis and application of mixed questionnaire. We investigated how the process of implementing the curriculum workshops in full-time schools occurred (considering the public policies of the state of São Paulo), the characteristics of curriculum workshops in FTEs, the infrastructure and the teaching resources needed for its implementation and the pedagogical, structural and operational challenges to the development of the workshops. The research was developed in four of the six schools included in the Program, in counties under the jurisdiction of the Regional Board of Education of São João da Boa Vista, having principals, vice-principals and teaching coordinators as subjects. We concluded that the Full Time School Program was implemented in public schools without previous preparation of the schools and their staff, causing the occurrence of makeshift solutions to the emanating challenges, among which stand out the absence, insufficiency or inadequacy of physical space and lack of trained teachers to administer them, which, according to the subjects, are obstacles that interfere with the quality of the offered education. We believe that curricular workshops represent a differential to the improvement of the education standard and to the integral formation of the student. However, there must be specific continuing education to teachers who work on them, and reforms must be made in school buildings, in order to create suitable spaces for the proper development of diversified activities proposed for the workshops.porPUC-Campinasescola de tempo integralpolíticas públicasqualidade em educaçãooficinas curricularesfull-time schoolpublic policyquality educationcurriculum workshopsOficinas curriculares nas escolas de tempo Integral da rede pública estadual de São Paulo: percepção dos gestoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8794565484100151Schneider, Marilda PasqualCalderón, Adolfo Ignacio02915610641600672181821122340489CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Mariangela_LJ.pdfcchsa_ppgedu_me_Mariangela_LJ.pdfapplication/pdf2340167http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15436/1/cchsa_ppgedu_me_Mariangela_LJ.pdf4df80b38e293cf8bba9b0768a3d875a4MD51123456789/154362022-10-27 11:56:33.457oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T13:56:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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