Urbanização, morfologia e adensamento: o eixo noroeste da região metropolitana de Campinas
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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PUC-Campinas
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Resumo: | Este trabalho aborda a formação e expansão do tecido urbano no Eixo Noroeste da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que corresponde à Rodovia Anhanguera no trecho entre Campinas e Americana, por intermédio da análise de sua morfologia, suas características de dispersão e espraiamento urbano. A área de estudo foi escolhida por seu intenso crescimento urbano e industrial iniciado nos anos de 1970, que potencializou a evolução de alguns centros como Campinas, em função da sua infraestrutura, sendo a rodovia Anhanguera fundamental no crescimento socioeconômico em toda a RMC, por representar em conjunto com a Rodovia Bandeirantes e a Rodovia Washington Luís o maior corredor financeiro do país interligando a Região Metropolitana de São Paulo a Campinas e a Baixada Santista. Com o fortalecimento econômico dos municípios da RMC através da instalação de novas indústrias e ampliação de centros tecnológicos, novos pólos de atração foram criados desencadeando um processo de urbanização periférica com grandes disparidades morfológicas, que se expressam através da legislação de uso do solo, zoneamento e acesso a equipamentos e espaços livres públicos. As combinações da expansão urbana e do crescimento das periferias geraram várias áreas de conurbação no âmbito da RMC, que se apresentam espraiadas dos núcleos principais e com características similares em termos de ocupação representando atualmente uma nova morfologia. Um ponto particular da análise é o de compreender as características deste vetor de expansão metropolitana às margens do sistema rodoviário da Anhanguera considerando seu potencial na atração de indústrias e na localização de novos loteamentos residenciais de alto e médio padrão. |
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Nandin, Cauana Lemes CondePontifícia Universidade Católica de CampinasSilva Neto, Manoel Lemes da2022-02-17T16:03:29Z2022-02-17T16:03:29Z2013-02-21http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/161710615299646758925Este trabalho aborda a formação e expansão do tecido urbano no Eixo Noroeste da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que corresponde à Rodovia Anhanguera no trecho entre Campinas e Americana, por intermédio da análise de sua morfologia, suas características de dispersão e espraiamento urbano. A área de estudo foi escolhida por seu intenso crescimento urbano e industrial iniciado nos anos de 1970, que potencializou a evolução de alguns centros como Campinas, em função da sua infraestrutura, sendo a rodovia Anhanguera fundamental no crescimento socioeconômico em toda a RMC, por representar em conjunto com a Rodovia Bandeirantes e a Rodovia Washington Luís o maior corredor financeiro do país interligando a Região Metropolitana de São Paulo a Campinas e a Baixada Santista. Com o fortalecimento econômico dos municípios da RMC através da instalação de novas indústrias e ampliação de centros tecnológicos, novos pólos de atração foram criados desencadeando um processo de urbanização periférica com grandes disparidades morfológicas, que se expressam através da legislação de uso do solo, zoneamento e acesso a equipamentos e espaços livres públicos. As combinações da expansão urbana e do crescimento das periferias geraram várias áreas de conurbação no âmbito da RMC, que se apresentam espraiadas dos núcleos principais e com características similares em termos de ocupação representando atualmente uma nova morfologia. Um ponto particular da análise é o de compreender as características deste vetor de expansão metropolitana às margens do sistema rodoviário da Anhanguera considerando seu potencial na atração de indústrias e na localização de novos loteamentos residenciais de alto e médio padrão.This paper addresses the formation and expansion of the urban fabric over the northwest axis of Campinas Metropolitan Region (CMR), which corresponds to the Anhanguera Highway stretch between Campinas and Americana, through the study of its morphology, density characteristics and urban sprawling. The study area was chosen due to its urban and industrial intense growth started back in the 70s, which potentiated the evolution of some centers, such as Campinas, based on their infrastructure, where Anhanguera Highway played a fundamental role in the socioeconomic growth across all the CMR, for representing, along with Bandeirantes Highway and Washington Luís Highway, the largest Brazilian's financial corridor, linking the Metropolitan Region of São Paulo to Campinas and Santos. With the economic empowerment of the municipalities of the CMR through the creation of new industries and expansion of technological centers, new centers of attraction were created triggering a process of intra-metropolitan urbanization, creating areas of peripheral urbanization with large morphological gaps, expressed through the legislation of soil usage, zoning and access to facilities and public open spaces. The combination of urban sprawl and the suburbs growth have generated several conurbation areas within the CMR, with similar characteristics in terms of occupancy and currently representing a new morphology. A particular subject of the analysis is to understand the characteristics of this metropolitan expansion vector on the banks of the Anhanguera Highway system considering its potential in attracting industries and the location of new residential subdivisions of high and average standards.Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC CampinasporPUC-Campinasespraiamentomorfologia urbanaurbanização contemporâneaRegião Metropolitana de Campinassprawlurban morphologycontemporary urbanizationCampinas Metropolitan RegionUrbanização, morfologia e adensamento: o eixo noroeste da região metropolitana de CampinasUrbanization, urban morphology and dispersion: The Northwest Axis of Campinas Metropolitan Regioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4098129515389219Macedo, Silvio SoaresSantos Junior, Wilson Ribeiro dos96975910828330422818200603054621CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de TecnologiasPrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoORIGINALceatec_ppgurb_me_Cauana_LCN.pdfceatec_ppgurb_me_Cauana_LCN.pdfapplication/pdf4270524http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16171/1/ceatec_ppgurb_me_Cauana_LCN.pdf5fd0879e0cae33fd0a53da600dde784bMD51123456789/161712023-05-04 16:29:44.463oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-04T19:29:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Este trabalho aborda a formação e expansão do tecido urbano no Eixo Noroeste da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que corresponde à Rodovia Anhanguera no trecho entre Campinas e Americana, por intermédio da análise de sua morfologia, suas características de dispersão e espraiamento urbano. A área de estudo foi escolhida por seu intenso crescimento urbano e industrial iniciado nos anos de 1970, que potencializou a evolução de alguns centros como Campinas, em função da sua infraestrutura, sendo a rodovia Anhanguera fundamental no crescimento socioeconômico em toda a RMC, por representar em conjunto com a Rodovia Bandeirantes e a Rodovia Washington Luís o maior corredor financeiro do país interligando a Região Metropolitana de São Paulo a Campinas e a Baixada Santista. Com o fortalecimento econômico dos municípios da RMC através da instalação de novas indústrias e ampliação de centros tecnológicos, novos pólos de atração foram criados desencadeando um processo de urbanização periférica com grandes disparidades morfológicas, que se expressam através da legislação de uso do solo, zoneamento e acesso a equipamentos e espaços livres públicos. As combinações da expansão urbana e do crescimento das periferias geraram várias áreas de conurbação no âmbito da RMC, que se apresentam espraiadas dos núcleos principais e com características similares em termos de ocupação representando atualmente uma nova morfologia. Um ponto particular da análise é o de compreender as características deste vetor de expansão metropolitana às margens do sistema rodoviário da Anhanguera considerando seu potencial na atração de indústrias e na localização de novos loteamentos residenciais de alto e médio padrão. |
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