O trabalho docente no curso de direito: a visão dos alunos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Cabral, Rosemary Cardoso
Orientador(a): Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15308
Resumo: Baseado na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, este trabalho apresenta como ponto principal a preocupação com a prática docente numa Instituição de Ensino Superior na cidade de Campinas/SP. Partindo do princípio de que houve um grande aumento dos cursos jurídicos e, conseqüentemente, aumento da contratação de professores de educação superior, foi feito um estudo junto aos alunos do quinto ano da faculdade de Direito mencionada para saber qual a análise que eles fazem sobre a didática dos seus professores e como está, na visão deles, o processo ensino-aprendizagem. Também foram ouvidos alguns professores - os mais citados pelos alunos como sendo os melhores - e foram feitas comparações a respeito das suas opiniões e as dos alunos. O resultado foi surpreendente, tanto os alunos quanto os professores têm idéias e opiniões muito parecidas e ficou claro que o que mais se valoriza em um curso jurídico é o tradicional, tanto em relação à metodologia utilizada nas aulas (preferem a aula expositiva) quando às avaliações. Com esse estudo, foi possível identificar o que pode ser mudado ou não e como o professor deve agir diante de alunos tradicionais e as possibilidades de mudança desse quadro para uma situação de maior busca da aprendizagem.
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spelling Cabral, Rosemary CardosoPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:11:39Z2022-02-16T18:11:39Z2006-08-25http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153085141154450670694Baseado na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, este trabalho apresenta como ponto principal a preocupação com a prática docente numa Instituição de Ensino Superior na cidade de Campinas/SP. Partindo do princípio de que houve um grande aumento dos cursos jurídicos e, conseqüentemente, aumento da contratação de professores de educação superior, foi feito um estudo junto aos alunos do quinto ano da faculdade de Direito mencionada para saber qual a análise que eles fazem sobre a didática dos seus professores e como está, na visão deles, o processo ensino-aprendizagem. Também foram ouvidos alguns professores - os mais citados pelos alunos como sendo os melhores - e foram feitas comparações a respeito das suas opiniões e as dos alunos. O resultado foi surpreendente, tanto os alunos quanto os professores têm idéias e opiniões muito parecidas e ficou claro que o que mais se valoriza em um curso jurídico é o tradicional, tanto em relação à metodologia utilizada nas aulas (preferem a aula expositiva) quando às avaliações. Com esse estudo, foi possível identificar o que pode ser mudado ou não e como o professor deve agir diante de alunos tradicionais e as possibilidades de mudança desse quadro para uma situação de maior busca da aprendizagem.Based in the Une of Research Universidade, Docência e Formação de Professores, this work presents as main point the concern with the practical professor in an Institution of Superior Education in the city of Campinas/SP. Leaving of the principie of that it had a great increase of legal courses e, consequently, increase of the act of contract of professors of superior education, was made a together study to the pupils of the fifth year of the mentioned law school to know which the analysis that they make on the didactics of its professors and as she is, in the vision of them, the process teach-Iearning. Also some professors had been heard - the most cited for the pupils as being the best ones - and had been made comparisons regarding its opinions and of the pupils. The result was surprising, as much the pupils how much the professors have ideas and opinions very seemed and were clearly that what more if values in a legal course is the traditional one, as much in relation to the methodology used in the lessons (they prefer the lesson expositive) when to the evaluations. With this study, he was possible to identify what he can be moved or not and as the professor must ahead act of traditional pupils and the possibilities of change of this picture for a situation of bigger search of the learning.porPUC-Campinasdidáticaprofessoresdireitotradicionalprocesso ensino-aprendizagemeducação superiordidacticsprofessorsrighttraditionalprocess teach-learningsuperior educationO trabalho docente no curso de direito: a visão dos alunosThe teaching work in the course of right: the vision of the pupilsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Negrão, Ana Maria MeloMachado, Vera Lúcia de Carvalho62062006615780839375761445315596CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Rosemary_CC.pdfcchsa_ppgedu_me_Rosemary_CC.pdfapplication/pdf2345401http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15308/1/cchsa_ppgedu_me_Rosemary_CC.pdfdac4a7079721f691b78a1b845892a8d1MD51123456789/153082022-09-02 11:36:23.02oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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