A atenção plena e autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental: um estudo de revisão
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15573 |
Resumo: | O conceito de atenção, fator interveniente no processo de aprendizagem, pode variar de acordo com a perspectiva teórica adotada. Nesse estudo, discute-se esse conceito a partir de duas abordagens: a primeira, a Atenção Plena conceituada por Thich Nhat Hanh (2012) como um conjunto de práticas voltadas para o estar atento ao que se está fazendo no momento presente – nela exploramos áreas como a percepção do corpo e dos sentimentos, práticas de relaxamento, assim como o da atenção propriamente dita; a segunda, como uma estratégia integrante da aprendizagem autorregulada, fundamentada na teoria sociocognitiva. Um aluno autorregulado posiciona-se de maneira ativa e reflexiva em seu processo de aprendizagem, planejando, monitorando e avaliando seu próprio aprendizado. Considerando tais conceitos e a escassez de estudos na área da Educação que articulem essas perspectivas, esta pesquisa teve por objetivo principal verificar de que modo as práticas de Atenção Plena podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade de atenção, da conscientização corporal e dos sentimentos em crianças do Ensino Fundamental. Para responder a essa pergunta, fizemos uma revisão em produções científicas nacionais e internacionais que realizaram essas práticas no Ensino Fundamental. Configura-se, portanto, metodologicamente como uma pesquisa do Estado da Arte Megid Neto (2018). Por meio de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em um periódico internacional especializado no tema chamado Mindfulness, foram encontradas 60 artigos e 1 dissertação. Dentre eles, selecionamos 7 artigos para o tratamento dos dados e aprofundamento elaborado por meio da análise do conteúdo da Bardin (2011). Os resultados indicaram que as práticas da Atenção Plena podem contribuir para a percepção e regulação das emoções dos alunos, as relações interpessoais, assim como para a percepção corporal e a capacidade da atenção. |
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