Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Feldmann, Mariana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16039
Resumo: Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), projeto psicossocial na escola pública, a pesquisa teve como objetivo acompanhar, descrever e analisar o cotidiano da escola tomando como referência as relações étnico-raciais e mapear as ações que são realizadas diante da Política Pública. Partindo das contribuições teóricas da Psicologia Histórico Cultural, Psicologia e as Relações Étnico-Raciais, Psicologia Crítica e do Materialismo Histórico Dialético, entendemos a constituição do sujeito a partir das dimensões histórica, cultural e social. Trata-se de uma Pesquisa Ação-Participação que utilizou como fontes de informação: 1) Projeto Político Pedagógico; 2) Site da Prefeitura Municipal e Site do programa MIPID; 3) Mapeamento com os estudantes; 4) Diários de Campo elaborados pela equipe ECOAR 5) Expressões dos estudantes a partir das atividades realizadas pelo projeto ECOAR. A análise das fontes de informação foi realizada a partir da Análise Construtiva-Interpretaria. Os resultados encontrados demonstraram o racismo e discriminação sofridos pelos estudantes; a violência vivida, naturalizada e reproduzida no cotidiano da escola; a falta de interesse e conhecimento das origens dos próprios estudantes; a dificuldade na compreensão da importância da discussão das Leis 10.645 e 11.645 e de como trabalhar essa questão na escola; a importância de discutir a história de vida dos estudantes. A partir dos resultados encontrados, foi possível traçar algumas ações para o enfrentamento do racismo e as outras formas de violência encontradas, assim como a importância da Psicologia para o acompanhamento do desenvolvimento de crianças e jovens na escola.
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