Fatores relacionados ao estresse em estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ribeiro, Taiana Dias de Matos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4791
Resumo: Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, construído na modalidade de artigo científico, cujo objetivo foi relacionar aspectos sociodemográficos e acadêmicos com o nível de estresse de estudantes de enfermagem. Participaram do estudo 100 acadêmicos do curso de graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do interior de Goiás. Como instrumentos foram utilizados a Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) e o Questionário de Perfil Sociodemográfico e Acadêmicos dos Estudantes de Enfermagem. A comparação dos escores do AEEE com o perfil sociodemográfico e acadêmico foi feita com os testes Mann-Whitney e KruskalWallis, seguido do teste de Dunnett. A correlação de Spearman foi utilizada para verificar a relação entre a idade e o desempenho acadêmico com os escores do AEEE. Em todas as análises foi adotado um nível de significância de 5% (p<0,05). Os estudantes de enfermagem apresentaram nos domínios do AEEE nível de estresse alto e muito alto em formação profissional (69%) e comunicação profissional (51%); nível médio de estresse em atividades práticas (38%); e baixo nível de estresse em gerenciamento do tempo (67%), ambiente (67%) e atividade teórica (46%). Tiveram maior nível de estresse estudantes do sexo feminino, que não moravam na cidade que estudavam, que não trabalhavam, com renda entre um e dois salários mínimos, que cursavam do quarto ao décimo período, que estavam em estágio supervisionado, que cumpriam carga horária de estudo de seis horas por dia, e que já pensaram em desistir do curso. Conclui-se que o estresse está presente nos estudantes de enfermagem com níveis mais elevados nos aspectos em relação à formação e comunicação profissional; e que fatores sociodemográficos e acadêmicos podem influenciar na piora dos níveis de estresse. Diante esses achados, sugere-se que as instituições de ensino estejam atentas aos sinais de estresse apresentados pelos estudantes, identifiquem as vulnerabilidades e busquem caminhos para a promoção da saúde, visando melhor desempenho acadêmico e qualidade de vida. É importante que estratégias motivacionais e de valorização do estudante sejam lançadas durante toda a sua formação, buscando a minimização do estresse. Esta pesquisa mostra uma realidade a ser refletida para que mudanças ocorram no processo de formação do estudante de enfermagem, com o objetivo de contribuir para que essa vivência acadêmica ocorra de maneira mais saudável.
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A correlação de Spearman foi utilizada para verificar a relação entre a idade e o desempenho acadêmico com os escores do AEEE. Em todas as análises foi adotado um nível de significância de 5% (p<0,05). Os estudantes de enfermagem apresentaram nos domínios do AEEE nível de estresse alto e muito alto em formação profissional (69%) e comunicação profissional (51%); nível médio de estresse em atividades práticas (38%); e baixo nível de estresse em gerenciamento do tempo (67%), ambiente (67%) e atividade teórica (46%). Tiveram maior nível de estresse estudantes do sexo feminino, que não moravam na cidade que estudavam, que não trabalhavam, com renda entre um e dois salários mínimos, que cursavam do quarto ao décimo período, que estavam em estágio supervisionado, que cumpriam carga horária de estudo de seis horas por dia, e que já pensaram em desistir do curso. Conclui-se que o estresse está presente nos estudantes de enfermagem com níveis mais elevados nos aspectos em relação à formação e comunicação profissional; e que fatores sociodemográficos e acadêmicos podem influenciar na piora dos níveis de estresse. Diante esses achados, sugere-se que as instituições de ensino estejam atentas aos sinais de estresse apresentados pelos estudantes, identifiquem as vulnerabilidades e busquem caminhos para a promoção da saúde, visando melhor desempenho acadêmico e qualidade de vida. É importante que estratégias motivacionais e de valorização do estudante sejam lançadas durante toda a sua formação, buscando a minimização do estresse. Esta pesquisa mostra uma realidade a ser refletida para que mudanças ocorram no processo de formação do estudante de enfermagem, com o objetivo de contribuir para que essa vivência acadêmica ocorra de maneira mais saudável.This is a cross-sectional study with a quantitative approach constructed in the formo f a scientific article, whose objective was to relate sociodemographic and academic aspects to the stress level of nursing students. The study included 100 undergraduate nursing students from a private Higher Education Institution (HEI) in the interior of Goiás. As instrumensts, the Nursing Students Stress Assessment (ASNS) and the Sociodemographic and Academic Profile Questionnaire of the students were used Nursing students. The comparison of the ASNS scores with the sociodemographic and academic profile was performed using the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests followed by the Dunnett test. Spearman’s correlation was used to verify the relationship between age and academic performance with ASNS scores. In all analyzes, a significance level of 5% (p<0.05) was adopted. Nursing students presented high and very high levels of stress in professional training (69%), and in professional communication (51%), average level of stress in practical activities (38%), and low level of stress in ASNS domains in time management (67%), environment (67%) and theoretical activity (46%). The highest level of stress was female students, who Didi not live in the city they studied, who did not word, with na income between one and two minimum wages, who attended the fourth to tenth periods, who were in supervised internship, who worked study for six hours a day, and have already thought about giving up the course. It is concluded that stress is present in nursing students with higher levels in aspects in relation to training and professional communication; and what sociodemographic and academic factors can influence the worsening of stress levels. In view of these findings, it is suggested that educational institutions be attentive to the sings of stress presented by students, identify vulnerabilities, and seek ways to contribute to their health promotion so that they have better results in their academic performance and quality of life. For this it is important that motivational and valuation strategies of the student are launched throughout their education, seeking to minimize stress. This research shows a reality to be reflected in order for changes to occur in the nursing student training process in order to contribute to this academic experience to occur in a healthier way.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e da SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à SaúdePrudente, Cejane Oliveira Martinshttp://lattes.cnpq.br/6218135408293767Lima, Priscilla Melo Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/5233347099900059Ribeiro, Taiana Dias de Matos2022-05-26T11:08:44Z2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Taiana Dias de Matos. Fatores relacionados ao estresse em estudantes de enfermagem. 2020. 72 f. 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