10 anos do mestrado em história da PUC Goiás (2007-2017)
Ano de defesa: | 2019 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4138 |
Resumo: | O trabalho realizado, foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e documental, sendo dividido em três capítulos que buscam compreender a valorização da memória institucional e o processo histórico da consolidação das instituições de Ensino Superior brasileiras. Realizamos uma análise sobre a consolidação das instituições de Ensino Superior no Estado de Goiás, priorizando a história da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Mestrado em História. O objetivo da pesquisa é subsidiar estudos relacionados à temática sobre a importância da memória institucional, e da valorização dos arquivos, buscando articular o conhecimento científico aliado ao processo histórico de criação do curso de Mestrado em História, em 2007. Durante a pesquisa foram utilizados os principais autores Baldino (1991), Balbachevsky (2004), Barros (2009), Boaventura (1989), Cordeiro (2010), Cunha (1980), Halbswachs (1950), Martins (2002), Nora (1993), Pollak (1992), Saviani (2008), Teixeira (1976) entre outros estudiosos da área. A coleta dos dados foi realizada através da leitura de livros, artigos, dissertações e teses, Plataforma Sucupira e sites institucionais que disponibilizassem dados sobre o curso e que proporcionassem a compreensão do momento da criação do curso de Mestrado em História, perpassando pela história de criação da própria Universidade no Brasil, em Goiás. Ao longo da história, fica evidente que o Ensino Superior privado foi incentivado pelos governantes, principalmente, no regime militar, onde sofreu diversas influências internacionais, inclusive, nas concepções de avaliação e aberturas de programas de pós-graduação, no Brasil. Diante da análise dos dados institucionais do curso de mestrado em História, fica evidente que após 10 anos de funcionamento, houve inúmeras mudanças, e estas vêm ocorrendo desde a formação do corpo docente com menos doutores em história, em relação ao corpo discente. O mesmo fica evidente na formação inicial dos mestrandos com número reduzido de historiadores/as. Tais movimentos devem ser considerados, pois diante do cenário atual, podem produzir efeitos que possam vir a descaracterizar a proposta inicial do programa surgido em 2006. Esperamos que o trabalho possa contribuir com a memória institucional do curso e da própria instituição e de pesquisadores/as da área de história. |
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10 anos do mestrado em história da PUC Goiás (2007-2017)Memória Institucional; Ensino Superior; PUC Goiás; Mestrado em História.Institutional Memory; Higher Education; PUC Goiás; Master’s in History.CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO trabalho realizado, foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e documental, sendo dividido em três capítulos que buscam compreender a valorização da memória institucional e o processo histórico da consolidação das instituições de Ensino Superior brasileiras. Realizamos uma análise sobre a consolidação das instituições de Ensino Superior no Estado de Goiás, priorizando a história da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Mestrado em História. O objetivo da pesquisa é subsidiar estudos relacionados à temática sobre a importância da memória institucional, e da valorização dos arquivos, buscando articular o conhecimento científico aliado ao processo histórico de criação do curso de Mestrado em História, em 2007. Durante a pesquisa foram utilizados os principais autores Baldino (1991), Balbachevsky (2004), Barros (2009), Boaventura (1989), Cordeiro (2010), Cunha (1980), Halbswachs (1950), Martins (2002), Nora (1993), Pollak (1992), Saviani (2008), Teixeira (1976) entre outros estudiosos da área. A coleta dos dados foi realizada através da leitura de livros, artigos, dissertações e teses, Plataforma Sucupira e sites institucionais que disponibilizassem dados sobre o curso e que proporcionassem a compreensão do momento da criação do curso de Mestrado em História, perpassando pela história de criação da própria Universidade no Brasil, em Goiás. Ao longo da história, fica evidente que o Ensino Superior privado foi incentivado pelos governantes, principalmente, no regime militar, onde sofreu diversas influências internacionais, inclusive, nas concepções de avaliação e aberturas de programas de pós-graduação, no Brasil. Diante da análise dos dados institucionais do curso de mestrado em História, fica evidente que após 10 anos de funcionamento, houve inúmeras mudanças, e estas vêm ocorrendo desde a formação do corpo docente com menos doutores em história, em relação ao corpo discente. O mesmo fica evidente na formação inicial dos mestrandos com número reduzido de historiadores/as. Tais movimentos devem ser considerados, pois diante do cenário atual, podem produzir efeitos que possam vir a descaracterizar a proposta inicial do programa surgido em 2006. Esperamos que o trabalho possa contribuir com a memória institucional do curso e da própria instituição e de pesquisadores/as da área de história.This study was developed through a bibliographical and documentary research, distributed into three chapters that seek to understand the valorization of institutional memory and the historical process concerning the consolidation of Brazilian Higher Education institutions. An analysis was carried out regarding the consolidation of Higher Education institutions in the state of Goiás, prioritizing the history of the Pontifical Catholic University of Goiás and its Master’s Degree in History. The aim of this research is to support studies related to the theme of institutional memory importance and archive valorization, seeking to articulate the scientific knowledge allied to the historical process of the creation of the Master 's Degree in History in 2007. During the research the following main authors were used Baldino (1991), Balbachevsky (2004), Barros (2009), Boaventura (1989), Cordeiro (2010), Cunha (1980), Halbswachs (1950), Martins (2002), Nora (1993), Pollak (1992), Saviani (2008) and Teixeira (1976), among other scholars in this field. The data collection was carried out through reading books, articles, dissertations, theses, the Sucupira Platform and institutional sites that provide data concerning the course and an understanding of the moment of creation of the Master's Degree in History, passing through the creation story of the University itself in Brazil, Goiás. Throughout history, it is clear that government rulers have encouraged private higher education mainly during the military regime, where it has undergone several international influences, including regarding postgraduate program evaluation and creation conceptions in Brazil. Faced with the analysis of the institutional data of the Master's course in History, it is evident that, after 10 years of operation, there have been numerous changes, which have been in place since the formation of the faculty with fewer doctors in history in relation to the student body. The same is evident in the initial formation of masters with a reduced number of historians. Such movements should be considered because, given the current scenario, they can produce effects that may de-characterize the initial proposal of the program that emerged in 2006. We hope that this study can contribute to the institutional memory of the course, the institution itself and of researchers in the history field.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de HistóriaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaRibeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959Assumpção, Albertina Vicentinihttp://lattes.cnpq.br/7943867277249847Arbués, Margareth Pereirahttp://lattes.cnpq.br/8826668985459839Peres, Gleison Peralta2019-03-28T17:05:23Z2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPeres, Gleison Peralta. 10 anos do mestrado em história da PUC Goiás (2007-2017). 2019. 178 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-03-29T04:00:16Zoai:ambar:tede/4138Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-03-29T04:00:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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