Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências da Saúde BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2910 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa qualitativa em ciências ambientais e educação que trata sobre as influências que a vegetação e o contato com a natureza exercem sobre os estudos e a vivência dos alunos do ensino médio técnico de uma escola situada na zona rural Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí. Tem como objetivo identificar os aspectos ambientais rurais que favorecem os estudos, conhecer os benefícios físicos, emocionais e educacionais gerados pelo estudo na zona rural em contato direto com a natureza, bem como identificar quais práticas educativas e elementos da paisagem precisam ser otimizadas para tornar o ambiente de ensino mais agradável. O método científico utilizado foi a Teoria fundamentada em dados Grouded Theory , que estuda uma determinada realidade objetivando produzir novas teorias científicas a partir da análise de dados coletados em entrevistas e observações de campo. Os resultados encontrados revelam que o ambiente de ensino imerso na natureza influencia positivamente os estudos, melhora a convivência, as condições de saúde e promove a restauração emocional e cognitiva dos alunos. Observou-se ainda que a natureza contribui com o contexto do ensino ao ser utilizada como sala de aula e material didático, possibilitando o despertar de uma identidade ecológica. E ainda, foi diagnosticado que é preciso otimizar a paisagem, a infraestrutura e as práticas educativas para tornar o ambiente de ensino mais agradável. |
id |
PUC_GO_9a7cbef99d3706c6c67546ece570c2b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/2910 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaíambiente naturalemoções positivassaúdeeducaçãoaprendizagemnatural environmentpositive emotionshealtheducationlearningCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEsta é uma pesquisa qualitativa em ciências ambientais e educação que trata sobre as influências que a vegetação e o contato com a natureza exercem sobre os estudos e a vivência dos alunos do ensino médio técnico de uma escola situada na zona rural Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí. Tem como objetivo identificar os aspectos ambientais rurais que favorecem os estudos, conhecer os benefícios físicos, emocionais e educacionais gerados pelo estudo na zona rural em contato direto com a natureza, bem como identificar quais práticas educativas e elementos da paisagem precisam ser otimizadas para tornar o ambiente de ensino mais agradável. O método científico utilizado foi a Teoria fundamentada em dados Grouded Theory , que estuda uma determinada realidade objetivando produzir novas teorias científicas a partir da análise de dados coletados em entrevistas e observações de campo. Os resultados encontrados revelam que o ambiente de ensino imerso na natureza influencia positivamente os estudos, melhora a convivência, as condições de saúde e promove a restauração emocional e cognitiva dos alunos. Observou-se ainda que a natureza contribui com o contexto do ensino ao ser utilizada como sala de aula e material didático, possibilitando o despertar de uma identidade ecológica. E ainda, foi diagnosticado que é preciso otimizar a paisagem, a infraestrutura e as práticas educativas para tornar o ambiente de ensino mais agradável.This research is a qualitative study in environmental science and education sought to know how the presence of vegetation and contact with nature influence the experience of high school students in a technical institute Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí located in a rural area. Aims to identify which environmental features in rural area favor studies, know the physical, emotional and educational benefits are generated by the study in a countryside, in contact with nature, as well identify which educational practices and landscape elements need to be optimized to make the learning environment more enjoyable. The Grounded Theory has been used as scientific method of research that study a particular reality, seeking to develop a new scientific theory from analysis of data collected from interviews and field observations. The results of this research show that the learning environment, whenever immersed in nature, influences positively the learners mood and study capability, improves coexistence and health, and restoring emotional and cognitive capacity. It was further observed that nature contributes to the context of teaching, because it was used as teaching environment and courseware enabling the awareness of an ecological identity. And yet, was diagnosed the necessity to optimize the scenery, infrastructure and educational practices to make the learning environment more enjoyable.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências da SaúdeBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e SaúdeVandenberghe, Luc Marcel Adhemarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792962U2Viana, Fabiana Pavanhttp://lattes.cnpq.br/8480988074690687Rosa, Erico Naveshttp://lattes.cnpq.br/8563679469245743Nunes, Leonardo Goulart2016-08-10T10:53:37Z2015-01-152012-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Leonardo Goulart. Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí. 2012. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2025-01-13T19:25:07Zoai:ambar:tede/2910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.bropendoar:65932025-01-13T19:25:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí |
title |
Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí |
spellingShingle |
Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí Nunes, Leonardo Goulart ambiente natural emoções positivas saúde educação aprendizagem natural environment positive emotions health education learning CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
title_short |
Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí |
title_full |
Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí |
title_fullStr |
Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí |
title_full_unstemmed |
Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí |
title_sort |
Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí |
author |
Nunes, Leonardo Goulart |
author_facet |
Nunes, Leonardo Goulart |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792962U2 Viana, Fabiana Pavan http://lattes.cnpq.br/8480988074690687 Rosa, Erico Naves http://lattes.cnpq.br/8563679469245743 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Leonardo Goulart |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ambiente natural emoções positivas saúde educação aprendizagem natural environment positive emotions health education learning CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
topic |
ambiente natural emoções positivas saúde educação aprendizagem natural environment positive emotions health education learning CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
description |
Esta é uma pesquisa qualitativa em ciências ambientais e educação que trata sobre as influências que a vegetação e o contato com a natureza exercem sobre os estudos e a vivência dos alunos do ensino médio técnico de uma escola situada na zona rural Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí. Tem como objetivo identificar os aspectos ambientais rurais que favorecem os estudos, conhecer os benefícios físicos, emocionais e educacionais gerados pelo estudo na zona rural em contato direto com a natureza, bem como identificar quais práticas educativas e elementos da paisagem precisam ser otimizadas para tornar o ambiente de ensino mais agradável. O método científico utilizado foi a Teoria fundamentada em dados Grouded Theory , que estuda uma determinada realidade objetivando produzir novas teorias científicas a partir da análise de dados coletados em entrevistas e observações de campo. Os resultados encontrados revelam que o ambiente de ensino imerso na natureza influencia positivamente os estudos, melhora a convivência, as condições de saúde e promove a restauração emocional e cognitiva dos alunos. Observou-se ainda que a natureza contribui com o contexto do ensino ao ser utilizada como sala de aula e material didático, possibilitando o despertar de uma identidade ecológica. E ainda, foi diagnosticado que é preciso otimizar a paisagem, a infraestrutura e as práticas educativas para tornar o ambiente de ensino mais agradável. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-02 2015-01-15 2016-08-10T10:53:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NUNES, Leonardo Goulart. Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí. 2012. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2910 |
identifier_str_mv |
NUNES, Leonardo Goulart. Ambiente natural e aprendizagem no ensino médio técnico no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí. 2012. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências da Saúde BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências da Saúde BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1832137562739703808 |