A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO E NA ATUAÇÃO POLICIAL MILITAR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Silva, Emerson Bernardes da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Exatas e da Terra
BR
PUC Goiás
Ecologia e Produção Sustentável
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2588
Resumo: Aborda a temática da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável como nova proposta paradigmática para a formação e a atuação policial militar. Propõe a hipótese de uma mudança na Matriz Curricular, sustentada na reflexão dos Aparelhos Ideológicos de Althusser, combinada com os estudos policiológicos de Espírito Santo e Meirelles, dentre outros estudiosos do assunto. Adota como esteio de sustentação da atuação policial militar preventiva, a filosofia do Policiamento Comunitário, a qual pode permitir uma interação mais profusa entre a Polícia Militar e a comunidade, tendo como ponto de reflexão a dimensão pedagógica da prática policial militar com os modelos holístico e ecológico de interpretar e correlacionar-se com o Meio Ambiente. Tem como objetivos da pesquisa, além das reflexões apontadas, propor a criação do Programa de Educação Ambiental (PROAMB) aos moldes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), e a criação do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Academia de Polícia Militar, com o intuito de preparar os quadros de gestores públicos para atuar em defesa do Meio Ambiente. Destaca que a metodologia adotada foi precipuamente a descritivo-qualitativa, como forma de propiciar um enfoque mais crítico e participativo, além da análise do processo histórico evolutivo do ensino na Academia de Polícia Militar e da atuação do Batalhão Polícia Militar Ambiental entre os anos de 2002 e 2006. Examina a Matriz Curricular do Curso de Formação de Oficiais e percebe que há uma carência importante em relação aos conteúdos e às propostas pedagógicas que norteiam o curso estudado, no que se refere à Ecopedagogia. Assinala que devido a uma formação frágil na área relatada, há uma ênfase no policiamento repressivo, por parte do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMAmb), em detrimento do preventivo, que, por conseguinte, consagra o desquite do mote principal da existência da Polícia Militar conforme nossa Constituição Federal, qual seja a prevenção. Conclui que atingiu seus objetivos, corroborando a hipótese de ser necessária uma mudança na formação dos oficiais da Polícia Militar para possivelmente ocasionar uma postura diferente no trato com a sociedade na forma, pela qual, se relacionam com o Meio Ambiente.
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spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO E NA ATUAÇÃO POLICIAL MILITAREDUCAÇÃO AMBIENTALPOLÍCIA MILITARATUAÇÃO POLICIALFORMAÇÃO DE POLICIAISCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADAAborda a temática da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável como nova proposta paradigmática para a formação e a atuação policial militar. Propõe a hipótese de uma mudança na Matriz Curricular, sustentada na reflexão dos Aparelhos Ideológicos de Althusser, combinada com os estudos policiológicos de Espírito Santo e Meirelles, dentre outros estudiosos do assunto. Adota como esteio de sustentação da atuação policial militar preventiva, a filosofia do Policiamento Comunitário, a qual pode permitir uma interação mais profusa entre a Polícia Militar e a comunidade, tendo como ponto de reflexão a dimensão pedagógica da prática policial militar com os modelos holístico e ecológico de interpretar e correlacionar-se com o Meio Ambiente. Tem como objetivos da pesquisa, além das reflexões apontadas, propor a criação do Programa de Educação Ambiental (PROAMB) aos moldes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), e a criação do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Academia de Polícia Militar, com o intuito de preparar os quadros de gestores públicos para atuar em defesa do Meio Ambiente. Destaca que a metodologia adotada foi precipuamente a descritivo-qualitativa, como forma de propiciar um enfoque mais crítico e participativo, além da análise do processo histórico evolutivo do ensino na Academia de Polícia Militar e da atuação do Batalhão Polícia Militar Ambiental entre os anos de 2002 e 2006. Examina a Matriz Curricular do Curso de Formação de Oficiais e percebe que há uma carência importante em relação aos conteúdos e às propostas pedagógicas que norteiam o curso estudado, no que se refere à Ecopedagogia. Assinala que devido a uma formação frágil na área relatada, há uma ênfase no policiamento repressivo, por parte do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMAmb), em detrimento do preventivo, que, por conseguinte, consagra o desquite do mote principal da existência da Polícia Militar conforme nossa Constituição Federal, qual seja a prevenção. Conclui que atingiu seus objetivos, corroborando a hipótese de ser necessária uma mudança na formação dos oficiais da Polícia Militar para possivelmente ocasionar uma postura diferente no trato com a sociedade na forma, pela qual, se relacionam com o Meio Ambiente.This research approached the theme of the Environmental Education and of the Sustenable Development as proposed new paradigmatic for the formation and the actuation of the military policeman. It has been treated of the hypothesis of curricular change, base on reflection of Althusser s Ideological Apparels, combined with the Espírito Santo and Meirelles policelogics studies, among other specialists of the subject. The Community Policing philosophy takes place to sustain the ensurance practice, which can allow a more profuse interaction between the Military Police Corporation and the community. In this way, the ecologics and holistics models are the point of reflections to interpret and to correlate with the Envionment. The objectives of the research, besides the pointed reflections, were also in the sense of proposing the creation of the Program of Environmental Education (PROAMB) to the molds of the Education Program of Resistance to the Drugs and the Violence (PROERD), and the creation of the Course of Specialization in Environmental Education and Sustenable Development, in the extent of the Academy of Military police, with the intention of preparing the public managers' pictures to act in defense of the Environment. The methodology adopted was mainly the descriptive-qualitative, as form of propitiating a more critical and democratic focus, besides the analysis of the evolutionary historical process of the teaching in the Academy of Military Police and of the performance of the Environmental Military Police Battalion among the years of 2002 and 2006. The Matriz Curricular of the Course of Formation of Officials was examined and it was observed that there is an important lack in relation to the contents and to the pedagogic proposals that orientate the studied course, when it related to Ecopedagogic. For effect, with a fragile formation in the told area, an emphasis was verified in the repressive policing, on the part of the Battalion of Environmental Military Police, to the detriment of the preventive, that, consequently, it consecrates the divorce of the main motto of the existence of the Military police in accordance our Federal Constitution, which is the prevention. In conclusion terms, this dissertation work reached their objectives partially, corroborating the hypothesis of being necessary a change in the officials' formation of the Military Police to possibly to cause a different posture in the treatment with the society in the form, for the which, they link with the EnvironmentPontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásEcologia e Produção SustentávelPietrafesa, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622Rocha, Cleonicehttp://lattes.cnpq.br/2020941827236396Silva, Marcos Antonio dahttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669Silva, Emerson Bernardes da2016-08-10T10:45:09Z2015-02-022008-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Emerson Bernardes da. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO E NA ATUAÇÃO POLICIAL MILITAR. 2008. 123 f. 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