ASSESSMENT OF THE PROCESSING CAPACITY IN SORTING RAILWAY YARDS THROUGH OPTIMIZATION MODEL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: RENATA FERREIRA DE SA
Orientador(a): LUCIANA DE SOUZA PESSOA lattes
Banca de defesa: JOSE EUGENIO LEAL, LUCIANA DE SOUZA PESSOA, FERNANDO MARQUES DE ALMEIDA NOGUEIRA, JOSE EDUARDO PECORA JUNIOR
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
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Resumo: Este trabalho trata do problema real de avaliar a capacidade de processamento de pátios ferroviários planos de classificação. Nesses pátios, os vagões são recebidos em trens e movimentam respeitando a disposição dos trilhos e a formação sequencial do trem de saída. Movimentações ineficientes implicam em uma capacidade de processamento inferior à potencial do pátio dado seu layout. O objetivo desta pesquisa é descrever o problema e incitar um método capaz de calcular a capacidade de processamento de pátios ferroviários planos de classificação no horizonte estratégico, indicando se existe ou não a necessidade de um projeto de expansão para garantir atendimento à demanda prevista. O problema foi modelado através de programação linear inteira mista (MILP) baseado na teoria de sequenciamento de produção. O modelo foi aplicado em instâncias de teste, reproduzindo movimentações reais de vagões, e provou avaliar diferentes layouts adequadamente, porém com elevado tempo de execução. A inicialização de algumas variáveis binárias do modelo permitiu um incremento de tamanho nas instâncias, porém ainda inviável para aplicação na prática.
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