[pt] POR UMA POÉTICA DOS SENTIDOS: A LITERATURA NO CONTEXTO DA SURDEZ
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28048&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28048&idi=3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28048 |
Resumo: | [pt] Por uma poética dos sentidos: a literatura no contexto da surdez tem como objetivo discutir modos e práticas de experimentar a literatura com os alunos surdos adultos do curso noturno, no colégio de aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/INES). Tais alunos vivenciam uma experiência de bilinguismo, já que são usuários da língua de sinais e devem aprender a modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua. Nesse sentido, desdobramos as duas perguntas de pesquisa: elementos de intermidialidade e performance podem ser relevantes no contato dos alunos surdos adultos com as narrativas literárias? Como tais recursos podem contribuir para criar estratégias que possibilitem uma vivência literária significativa no contexto em questão? Com isso, pretendemos desenvolver uma compreensão sobre como assuntos relacionados ao bilinguismo ou a políticas linguísticas afetam o cotidiano desses alunos. Assim, levaremos em conta ainda um diálogo entre teoria e prática, uma vez que trazemos para a discussão a fala dos próprios alunos participantes, principais atores de nosso estudo. |
id |
PUC_RIO-1_3a5ba502e1807fa0195e57ca9704cbef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:28048 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
[pt] POR UMA POÉTICA DOS SENTIDOS: A LITERATURA NO CONTEXTO DA SURDEZ[fr] POUR UN SENS POÉTIQUE: LA LITTÉRATURE DANS LE CONTEXTE DE LA SURDITÉ[pt] PERFORMANCE[pt] INTERMIDIALIDADE[pt] LIBRAS[pt] SURDEZ[pt] LITERATURA[pt] LEITURA[fr] PERFORMANCE[fr] SOURDITE[fr] LITTERATURE[fr] LECTURE[pt] Por uma poética dos sentidos: a literatura no contexto da surdez tem como objetivo discutir modos e práticas de experimentar a literatura com os alunos surdos adultos do curso noturno, no colégio de aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/INES). Tais alunos vivenciam uma experiência de bilinguismo, já que são usuários da língua de sinais e devem aprender a modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua. Nesse sentido, desdobramos as duas perguntas de pesquisa: elementos de intermidialidade e performance podem ser relevantes no contato dos alunos surdos adultos com as narrativas literárias? Como tais recursos podem contribuir para criar estratégias que possibilitem uma vivência literária significativa no contexto em questão? Com isso, pretendemos desenvolver uma compreensão sobre como assuntos relacionados ao bilinguismo ou a políticas linguísticas afetam o cotidiano desses alunos. Assim, levaremos em conta ainda um diálogo entre teoria e prática, uma vez que trazemos para a discussão a fala dos próprios alunos participantes, principais atores de nosso estudo.[fr] Pour un sens poétique: la littérature dans le contexte de la surdité a pour but de discuter des moyens et des pratiques de lecture littéraire avec des étudiants sourds dans les cours du soir à l Institut national de l éducation des Sourds (Cap / Ines). Ces élèves éprouvent une expérience bilingue, tout comme les utilisateurs de la langue des signes et doit apprendre le portugais écrit comme langue seconde. En ce sens, nous déployons des questions de recherche: éléments de l intermédialité et de la performance peuvent être pertinents pour communiquer avec les apprenants sourds adultes de récits littéraires? Comment ces ressources peuvent aider à créer des stratégies qui permettent une expérience littéraire dans le contexte donné? Nous avons l intention de développer une compréhension de la façon dont les questions relatives aux politiques de bilinguisme ou de langue affectent la vie quotidienne de ces étudiants. Nous allons prendre en compte également un dialogue entre la théorie et la pratique, une fois que nous apportons à la discussion le discours d eux-mêmes étudiants, les principaux acteurs de notre étude. MAXWELLROSANA KOHL BINESROSANA KOHL BINESALESSANDRA GOMES DA SILVA2016-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28048&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28048&idi=3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28048porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-30T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:28048Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] POR UMA POÉTICA DOS SENTIDOS: A LITERATURA NO CONTEXTO DA SURDEZ [fr] POUR UN SENS POÉTIQUE: LA LITTÉRATURE DANS LE CONTEXTE DE LA SURDITÉ |
title |
[pt] POR UMA POÉTICA DOS SENTIDOS: A LITERATURA NO CONTEXTO DA SURDEZ |
spellingShingle |
[pt] POR UMA POÉTICA DOS SENTIDOS: A LITERATURA NO CONTEXTO DA SURDEZ ALESSANDRA GOMES DA SILVA [pt] PERFORMANCE [pt] INTERMIDIALIDADE [pt] LIBRAS [pt] SURDEZ [pt] LITERATURA [pt] LEITURA [fr] PERFORMANCE [fr] SOURDITE [fr] LITTERATURE [fr] LECTURE |
title_short |
[pt] POR UMA POÉTICA DOS SENTIDOS: A LITERATURA NO CONTEXTO DA SURDEZ |
title_full |
[pt] POR UMA POÉTICA DOS SENTIDOS: A LITERATURA NO CONTEXTO DA SURDEZ |
title_fullStr |
[pt] POR UMA POÉTICA DOS SENTIDOS: A LITERATURA NO CONTEXTO DA SURDEZ |
title_full_unstemmed |
[pt] POR UMA POÉTICA DOS SENTIDOS: A LITERATURA NO CONTEXTO DA SURDEZ |
title_sort |
[pt] POR UMA POÉTICA DOS SENTIDOS: A LITERATURA NO CONTEXTO DA SURDEZ |
author |
ALESSANDRA GOMES DA SILVA |
author_facet |
ALESSANDRA GOMES DA SILVA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROSANA KOHL BINES ROSANA KOHL BINES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALESSANDRA GOMES DA SILVA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] PERFORMANCE [pt] INTERMIDIALIDADE [pt] LIBRAS [pt] SURDEZ [pt] LITERATURA [pt] LEITURA [fr] PERFORMANCE [fr] SOURDITE [fr] LITTERATURE [fr] LECTURE |
topic |
[pt] PERFORMANCE [pt] INTERMIDIALIDADE [pt] LIBRAS [pt] SURDEZ [pt] LITERATURA [pt] LEITURA [fr] PERFORMANCE [fr] SOURDITE [fr] LITTERATURE [fr] LECTURE |
description |
[pt] Por uma poética dos sentidos: a literatura no contexto da surdez tem como objetivo discutir modos e práticas de experimentar a literatura com os alunos surdos adultos do curso noturno, no colégio de aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/INES). Tais alunos vivenciam uma experiência de bilinguismo, já que são usuários da língua de sinais e devem aprender a modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua. Nesse sentido, desdobramos as duas perguntas de pesquisa: elementos de intermidialidade e performance podem ser relevantes no contato dos alunos surdos adultos com as narrativas literárias? Como tais recursos podem contribuir para criar estratégias que possibilitem uma vivência literária significativa no contexto em questão? Com isso, pretendemos desenvolver uma compreensão sobre como assuntos relacionados ao bilinguismo ou a políticas linguísticas afetam o cotidiano desses alunos. Assim, levaremos em conta ainda um diálogo entre teoria e prática, uma vez que trazemos para a discussão a fala dos próprios alunos participantes, principais atores de nosso estudo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28048&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28048&idi=3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28048 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28048&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28048&idi=3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828130245273714688 |