[pt] MOBILIDADE URBANA POR TRILHOS: ESTUDO DE VLT EM PETRÓPOLIS – RJ

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: FLAVIA DELGADO DE CARVALHO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38185&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38185&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38185
Resumo: [pt] A pesquisa analisa a questão do planejamento do transporte público no plano de mobilidade urbana em casos de municípios com população entre 100.001 e 500 mil hab. O estudo de caso desta pesquisa é o município de Petrópolis, com população de 295.917 habitantes, sendo 60.633 habitantes no centro. Investiga-se a criação do pré-metrô, desenvolvido na Bélgica, em parceria com a União Internacional de Transporte Público – UITP, em 1975, implantado e utilizado no projeto do Metrô Rio, em 1977, como sistema alternativo preliminar à implantação do sistema definitivo da Linha 2, mais tarde substituído pelos carros do Metrô Rio, ampliando o sistema de média para alta capacidade. São apresentados critérios para planejamento, projeto e implantação do pré-metrô, com base na metodologia de planejamento integrado de transportes (PIT), desenvolvida sob princípios de equilíbrio social, urbano e ambiental, econômico e técnico-operacional. Esse método sistêmico considera o usuário como parte integrante da solução e propõe o planejamento do transporte com horizonte de longo prazo. À luz dos critérios propostos, o estudo no município de Petrópolis avalia cenários possíveis e soluções ao crescimento da cidade.
id PUC_RIO-1_95ac08d94691460ac12ca9b825f29c0d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:38185
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling [pt] MOBILIDADE URBANA POR TRILHOS: ESTUDO DE VLT EM PETRÓPOLIS – RJ[en] RAIL SYSTEMS IN URBAN MOBILITY: STUDY OF LRV IN PETRÓPOLIS – RIO DE JANEIRO[pt] TRANSPORTE PUBLICO[pt] INFRAESTRUTURA VERDE[pt] VLT[pt] MOBILIDADE URBANA[en] PUBLIC TRANSPORT[en] GREEN INFRASTRUCTURE[en] TRAMWAY[en] URBAN MOBILITY[pt] A pesquisa analisa a questão do planejamento do transporte público no plano de mobilidade urbana em casos de municípios com população entre 100.001 e 500 mil hab. O estudo de caso desta pesquisa é o município de Petrópolis, com população de 295.917 habitantes, sendo 60.633 habitantes no centro. Investiga-se a criação do pré-metrô, desenvolvido na Bélgica, em parceria com a União Internacional de Transporte Público – UITP, em 1975, implantado e utilizado no projeto do Metrô Rio, em 1977, como sistema alternativo preliminar à implantação do sistema definitivo da Linha 2, mais tarde substituído pelos carros do Metrô Rio, ampliando o sistema de média para alta capacidade. São apresentados critérios para planejamento, projeto e implantação do pré-metrô, com base na metodologia de planejamento integrado de transportes (PIT), desenvolvida sob princípios de equilíbrio social, urbano e ambiental, econômico e técnico-operacional. Esse método sistêmico considera o usuário como parte integrante da solução e propõe o planejamento do transporte com horizonte de longo prazo. À luz dos critérios propostos, o estudo no município de Petrópolis avalia cenários possíveis e soluções ao crescimento da cidade.[en] This paper discusses modal division strategies adopted by cities with low levels of environmental footprint that are based on sustainable principles. Modal division, characterizes the proportion of total trips captured by each available modal transport alternative and it should be integrated in a strategic systemic vision defined by the municipality such that people s mobility and accessibility is optimized. The lack of modals has to be considered from building sidewalks and bikelanes, concerned how mature the accessibility is, to high capacity infrastructures transportation such as rapid trains or airplanes. The CO2 emissions ought to be taken into consideration so that the city is framed in the World Ranking of cleanest cities with the smallest possible environmental footprint, contributing to the sustainability of the planet. The Light Rail Vehicle, can carry between 9 000 and 30 000 passengers / hour / direction and move as trolleybus in the city with the advantages of coupling 2 to 4 cars simultaneously. The Light Rail Vehicle, also called the VLT uses electric traction and is considered 100 percent clean. This feature brings VLT to a higher position than Bus Rapid Transit - BRT modal and all bus systems that use fossil fuels as an energy source, and does not need to occupy exclusive track for its circulation. The discussion arises in the context of an urban space classified as a compact city.MAXWELLNELIO DOMINGUES PIZZOLATONELIO DOMINGUES PIZZOLATOFLAVIA DELGADO DE CARVALHO2019-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38185&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38185&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38185porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:38185Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] MOBILIDADE URBANA POR TRILHOS: ESTUDO DE VLT EM PETRÓPOLIS – RJ
[en] RAIL SYSTEMS IN URBAN MOBILITY: STUDY OF LRV IN PETRÓPOLIS – RIO DE JANEIRO
title [pt] MOBILIDADE URBANA POR TRILHOS: ESTUDO DE VLT EM PETRÓPOLIS – RJ
spellingShingle [pt] MOBILIDADE URBANA POR TRILHOS: ESTUDO DE VLT EM PETRÓPOLIS – RJ
FLAVIA DELGADO DE CARVALHO
[pt] TRANSPORTE PUBLICO
[pt] INFRAESTRUTURA VERDE
[pt] VLT
[pt] MOBILIDADE URBANA
[en] PUBLIC TRANSPORT
[en] GREEN INFRASTRUCTURE
[en] TRAMWAY
[en] URBAN MOBILITY
title_short [pt] MOBILIDADE URBANA POR TRILHOS: ESTUDO DE VLT EM PETRÓPOLIS – RJ
title_full [pt] MOBILIDADE URBANA POR TRILHOS: ESTUDO DE VLT EM PETRÓPOLIS – RJ
title_fullStr [pt] MOBILIDADE URBANA POR TRILHOS: ESTUDO DE VLT EM PETRÓPOLIS – RJ
title_full_unstemmed [pt] MOBILIDADE URBANA POR TRILHOS: ESTUDO DE VLT EM PETRÓPOLIS – RJ
title_sort [pt] MOBILIDADE URBANA POR TRILHOS: ESTUDO DE VLT EM PETRÓPOLIS – RJ
author FLAVIA DELGADO DE CARVALHO
author_facet FLAVIA DELGADO DE CARVALHO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
dc.contributor.author.fl_str_mv FLAVIA DELGADO DE CARVALHO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] TRANSPORTE PUBLICO
[pt] INFRAESTRUTURA VERDE
[pt] VLT
[pt] MOBILIDADE URBANA
[en] PUBLIC TRANSPORT
[en] GREEN INFRASTRUCTURE
[en] TRAMWAY
[en] URBAN MOBILITY
topic [pt] TRANSPORTE PUBLICO
[pt] INFRAESTRUTURA VERDE
[pt] VLT
[pt] MOBILIDADE URBANA
[en] PUBLIC TRANSPORT
[en] GREEN INFRASTRUCTURE
[en] TRAMWAY
[en] URBAN MOBILITY
description [pt] A pesquisa analisa a questão do planejamento do transporte público no plano de mobilidade urbana em casos de municípios com população entre 100.001 e 500 mil hab. O estudo de caso desta pesquisa é o município de Petrópolis, com população de 295.917 habitantes, sendo 60.633 habitantes no centro. Investiga-se a criação do pré-metrô, desenvolvido na Bélgica, em parceria com a União Internacional de Transporte Público – UITP, em 1975, implantado e utilizado no projeto do Metrô Rio, em 1977, como sistema alternativo preliminar à implantação do sistema definitivo da Linha 2, mais tarde substituído pelos carros do Metrô Rio, ampliando o sistema de média para alta capacidade. São apresentados critérios para planejamento, projeto e implantação do pré-metrô, com base na metodologia de planejamento integrado de transportes (PIT), desenvolvida sob princípios de equilíbrio social, urbano e ambiental, econômico e técnico-operacional. Esse método sistêmico considera o usuário como parte integrante da solução e propõe o planejamento do transporte com horizonte de longo prazo. À luz dos critérios propostos, o estudo no município de Petrópolis avalia cenários possíveis e soluções ao crescimento da cidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38185&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38185&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38185
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38185&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38185&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1845797014579707904