[pt] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SER SAMBISTA NA ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: ADRIANE SOARES DOS SANTOS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62578&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62578&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62578
Resumo: [pt] O presente estudo perspectiva pensar as infâncias e os processos de aprendizagem emergentes no contexto de uma Escola de Samba Mirim. A partir da pesquisa de campo realizada com crianças, aprendizes do samba, no período de organização, produção e ensaios do Carnaval dos anos de 2022 e 2023, empreendeu-se a construção desta etnografia. Pontua-se que o tempo de produção do Carnaval ocorre em um período específico, a esse motivo a temporalidade da pesquisa não ocorre de forma linear, posicionando evidenciar as entradas, as permanências e os retornos ao campo. Considerando o contexto educativo não escolar em que se configura a Escola de Samba e compreendendo que em nossa sociedade há diferentes formas e lugares ocupados pelas crianças, objetivou-se ampliar a reflexão na construção de um estudo interdisciplinar para pensar e pesquisar as crianças e os processos de aprendizado do tornar-se sambista, entrelaçando os saberes da antropologia, da educação e do samba. O objetivo central da pesquisa incide em compreender os processos de aprendizagem do movimento de ser sambista que emergem das relações das crianças entre pares e das relações intergeracionais que elas estabelecem dentro da Escola de Samba Mirim investigada. Revela-se uma possibilidade de olhar as crianças por suas culturas e práticas sociais dentro de um contexto específico de educação, evidenciando a construção de pedagogia nativa, uma pedagogia própria da Escola de Samba. Trata-se de um processo de educação em constante movimento, evidenciado e potencializado a partir das relações estabelecidas entre crianças e adultos na construção dos saberes de um aprendiz do samba.
id PUC_RIO-1_9920ff7e195e0da7ac5e4b9b93cfb12f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:62578
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling [pt] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SER SAMBISTA NA ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO[en] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: THE LEARNING PROCESSES OF BEING A SAMBISTA IN THE ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO[pt] APRENDIZAGEM[pt] ESCOLA DE SAMBA[pt] RELACOES INTERGERACIONAIS[pt] INFANCIA[pt] EDUCACAO[en] LEARNING[en] SAMBA SCHOOL[en] INTERGENERATIONAL RELATION[en] CHILDHOOD[en] EDUCATION[pt] O presente estudo perspectiva pensar as infâncias e os processos de aprendizagem emergentes no contexto de uma Escola de Samba Mirim. A partir da pesquisa de campo realizada com crianças, aprendizes do samba, no período de organização, produção e ensaios do Carnaval dos anos de 2022 e 2023, empreendeu-se a construção desta etnografia. Pontua-se que o tempo de produção do Carnaval ocorre em um período específico, a esse motivo a temporalidade da pesquisa não ocorre de forma linear, posicionando evidenciar as entradas, as permanências e os retornos ao campo. Considerando o contexto educativo não escolar em que se configura a Escola de Samba e compreendendo que em nossa sociedade há diferentes formas e lugares ocupados pelas crianças, objetivou-se ampliar a reflexão na construção de um estudo interdisciplinar para pensar e pesquisar as crianças e os processos de aprendizado do tornar-se sambista, entrelaçando os saberes da antropologia, da educação e do samba. O objetivo central da pesquisa incide em compreender os processos de aprendizagem do movimento de ser sambista que emergem das relações das crianças entre pares e das relações intergeracionais que elas estabelecem dentro da Escola de Samba Mirim investigada. Revela-se uma possibilidade de olhar as crianças por suas culturas e práticas sociais dentro de um contexto específico de educação, evidenciando a construção de pedagogia nativa, uma pedagogia própria da Escola de Samba. Trata-se de um processo de educação em constante movimento, evidenciado e potencializado a partir das relações estabelecidas entre crianças e adultos na construção dos saberes de um aprendiz do samba.[en] The present study aims to think about childhood and the learning processes emerging in the context of a Escola de Samba Mirim. Based on the field research conducted with children, samba apprentices, during the period of organization, production, and rehearsals for the Carnival of 2022 and 2023, the construction of this ethnography was undertaken. It is pointed out that the production time of the Carnival occurs in a specific period, for this reason the temporality of the research does not occur in a linear way, positioning to evidence the entries, the permanences and the returns to the field. Considering the non- schooling educational context in which the Samba School is configured and understanding that in our society there are different forms and places occupied by children, we aimed to broaden the reflection in the construction of an interdisciplinary study to think and research children and the learning processes of becoming a samba dancer, intertwining the knowledge of anthropology, education and samba. The central objective of the research is to understand the learning processes of the movement of becoming a sambista that emerge from the children s peer relationships and the intergenerational relationships that they establish within the investigated Escola de Samba Mirim. It reveals a possibility of looking at the children through their cultures and social practices within a specific educational context, evidencing the construction of a native pedagogy, a pedagogy proper to the Samba School. It is a process of education in constant movement, evidenced and strengthened from the relationships established between children and adults in the construction of the knowledge of a samba apprentice.MAXWELLMYLENE MIZRAHIMYLENE MIZRAHIMYLENE MIZRAHIADRIANE SOARES DOS SANTOS2023-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62578&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62578&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62578porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:62578Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-05-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SER SAMBISTA NA ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO
[en] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: THE LEARNING PROCESSES OF BEING A SAMBISTA IN THE ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO
title [pt] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SER SAMBISTA NA ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO
spellingShingle [pt] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SER SAMBISTA NA ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO
ADRIANE SOARES DOS SANTOS
[pt] APRENDIZAGEM
[pt] ESCOLA DE SAMBA
[pt] RELACOES INTERGERACIONAIS
[pt] INFANCIA
[pt] EDUCACAO
[en] LEARNING
[en] SAMBA SCHOOL
[en] INTERGENERATIONAL RELATION
[en] CHILDHOOD
[en] EDUCATION
title_short [pt] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SER SAMBISTA NA ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO
title_full [pt] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SER SAMBISTA NA ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO
title_fullStr [pt] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SER SAMBISTA NA ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO
title_full_unstemmed [pt] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SER SAMBISTA NA ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO
title_sort [pt] NÓS TEMOS O APRENDIZES, O AMANHÃ ESTÁ GARANTIDO: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO SER SAMBISTA NA ESCOLA DE SAMBA MIRIM APRENDIZES DO SALGUEIRO
author ADRIANE SOARES DOS SANTOS
author_facet ADRIANE SOARES DOS SANTOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MYLENE MIZRAHI
MYLENE MIZRAHI
MYLENE MIZRAHI
dc.contributor.author.fl_str_mv ADRIANE SOARES DOS SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] APRENDIZAGEM
[pt] ESCOLA DE SAMBA
[pt] RELACOES INTERGERACIONAIS
[pt] INFANCIA
[pt] EDUCACAO
[en] LEARNING
[en] SAMBA SCHOOL
[en] INTERGENERATIONAL RELATION
[en] CHILDHOOD
[en] EDUCATION
topic [pt] APRENDIZAGEM
[pt] ESCOLA DE SAMBA
[pt] RELACOES INTERGERACIONAIS
[pt] INFANCIA
[pt] EDUCACAO
[en] LEARNING
[en] SAMBA SCHOOL
[en] INTERGENERATIONAL RELATION
[en] CHILDHOOD
[en] EDUCATION
description [pt] O presente estudo perspectiva pensar as infâncias e os processos de aprendizagem emergentes no contexto de uma Escola de Samba Mirim. A partir da pesquisa de campo realizada com crianças, aprendizes do samba, no período de organização, produção e ensaios do Carnaval dos anos de 2022 e 2023, empreendeu-se a construção desta etnografia. Pontua-se que o tempo de produção do Carnaval ocorre em um período específico, a esse motivo a temporalidade da pesquisa não ocorre de forma linear, posicionando evidenciar as entradas, as permanências e os retornos ao campo. Considerando o contexto educativo não escolar em que se configura a Escola de Samba e compreendendo que em nossa sociedade há diferentes formas e lugares ocupados pelas crianças, objetivou-se ampliar a reflexão na construção de um estudo interdisciplinar para pensar e pesquisar as crianças e os processos de aprendizado do tornar-se sambista, entrelaçando os saberes da antropologia, da educação e do samba. O objetivo central da pesquisa incide em compreender os processos de aprendizagem do movimento de ser sambista que emergem das relações das crianças entre pares e das relações intergeracionais que elas estabelecem dentro da Escola de Samba Mirim investigada. Revela-se uma possibilidade de olhar as crianças por suas culturas e práticas sociais dentro de um contexto específico de educação, evidenciando a construção de pedagogia nativa, uma pedagogia própria da Escola de Samba. Trata-se de um processo de educação em constante movimento, evidenciado e potencializado a partir das relações estabelecidas entre crianças e adultos na construção dos saberes de um aprendiz do samba.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62578&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62578&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62578
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62578&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62578&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828130283715559424