[pt] ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL
| Ano de defesa: | 2021 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56805&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56805&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56805 |
Resumo: | [pt] O transporte escolar é fundamental para garantir o acesso e permanência dos alunos nas escolas públicas, principalmente nas áreas rurais, onde os estudantes estão localizados em uma grande área com baixa densidade e as estradas encontram-se em situações precárias. O presente trabalho tem como objetivo aplicar a metaheurística Iterated Local Search para o roteamento de 13.664 alunos da zona rural do estado do Rio de Janeiro. Para isso, considerouse o problema de roteamento de veículo escolares, do inglês School Bus Routing Problem (SBRP), com frota heterogênea e escola única, com o objetivo de minimizar o custo total considerando as restrições de capacidade dos veículos e distância máxima de percurso. Para aplicação do método, foram considerados os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Os resultados são apresentados em dois cenários, o primeiro considera os dados de 79 rotas utilizadas pela SEEDUC-RJ para comparação dos resultados obtidos com o ILS. O método mostrou uma redução de 40,5 por cento no custo médio das rotas e 46 or cento na quilometragem média por aluno. O segundo cenário considera o roteamento da totalidade dos alunos, que foram divididos em 506 instâncias considerando escola e turno. A maior instância roteada possui 534 alunos. Os resultados consolidados por município são apresentados e mostram a concentração de municípios com maior custo médio por rota no noroeste fluminense. A implementação das rotas propostas pode trazer economia significativa com as despesas relacionadas ao transporte escolar rural, além de indicar um aumento no nível de serviço para os estudantes, com redução da quilometragem média por aluno. |
| id |
PUC_RIO-1_a1d912a6bcad036b9346d6400b9047f9 |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:56805 |
| network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
| network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
| repository_id_str |
|
| spelling |
[pt] ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL [en] METAHEURISTIC APPROACH TO THE SCHOOL BUS ROUTING PROBLEM IN A RURAL AREA [pt] TRANSPORTE ESCOLAR RURAL[pt] METAHEURISTICA[pt] ROTEAMENTO DE VEICULOS ESCOLARES[pt] ITERATED LOCAL SEARCH[en] RURAL SCHOOL TRANSPORT[en] METAHEURISTICS[en] SCHOOL BUS ROUTING[en] ITERATED LOCAL SEARCH[pt] O transporte escolar é fundamental para garantir o acesso e permanência dos alunos nas escolas públicas, principalmente nas áreas rurais, onde os estudantes estão localizados em uma grande área com baixa densidade e as estradas encontram-se em situações precárias. O presente trabalho tem como objetivo aplicar a metaheurística Iterated Local Search para o roteamento de 13.664 alunos da zona rural do estado do Rio de Janeiro. Para isso, considerouse o problema de roteamento de veículo escolares, do inglês School Bus Routing Problem (SBRP), com frota heterogênea e escola única, com o objetivo de minimizar o custo total considerando as restrições de capacidade dos veículos e distância máxima de percurso. Para aplicação do método, foram considerados os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Os resultados são apresentados em dois cenários, o primeiro considera os dados de 79 rotas utilizadas pela SEEDUC-RJ para comparação dos resultados obtidos com o ILS. O método mostrou uma redução de 40,5 por cento no custo médio das rotas e 46 or cento na quilometragem média por aluno. O segundo cenário considera o roteamento da totalidade dos alunos, que foram divididos em 506 instâncias considerando escola e turno. A maior instância roteada possui 534 alunos. Os resultados consolidados por município são apresentados e mostram a concentração de municípios com maior custo médio por rota no noroeste fluminense. A implementação das rotas propostas pode trazer economia significativa com as despesas relacionadas ao transporte escolar rural, além de indicar um aumento no nível de serviço para os estudantes, com redução da quilometragem média por aluno.[en] School transport is essential to ensure access and permanence of students in public schools, especially in rural areas, where students are located in a large area with low density and roads are in precarious conditions. This work aims to apply the Iterated Local Search metaheuristic to route 13.664 rural students in the state of Rio de Janeiro. For this, we considered the School Bus Routing Problem (SBRP), with heterogeneous fleet and single school, in order to minimize the total cost considering the vehicles capacity constraints and maximum travel distance. To apply the method, the data provided by Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUCRJ) were considered. The results are presented in two scenarios, the first considers data from 79 routes used by SEEDUC-RJ to compare the results obtained with the ILS. The method showed a reduction of 40.5 percent in the average cost of routes and 46 percent in the average mileage per student. The second scenario considers the routing of all students, who were divided into 506 instances considering school and shift. The largest routed instance has 534 students. The results consolidated by municipality are presented and show the concentration of municipalities with the highest average cost per route in northwestern Rio de Janeiro. The implementation of the proposed routes can bring significant savings with expenses related to rural school transport, in addition to indicating an increase in the level of service for students, with a reduction in the average mileage per student.MAXWELLRAFAEL MARTINELLI PINTORAFAEL MARTINELLI PINTORAFAEL MARTINELLI PINTORAFAEL MARTINELLI PINTOLETICIA CALDAS DOS SANTOS2021-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56805&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56805&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56805porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-16T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56805Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
| dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL [en] METAHEURISTIC APPROACH TO THE SCHOOL BUS ROUTING PROBLEM IN A RURAL AREA |
| title |
[pt] ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL |
| spellingShingle |
[pt] ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL LETICIA CALDAS DOS SANTOS [pt] TRANSPORTE ESCOLAR RURAL [pt] METAHEURISTICA [pt] ROTEAMENTO DE VEICULOS ESCOLARES [pt] ITERATED LOCAL SEARCH [en] RURAL SCHOOL TRANSPORT [en] METAHEURISTICS [en] SCHOOL BUS ROUTING [en] ITERATED LOCAL SEARCH |
| title_short |
[pt] ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL |
| title_full |
[pt] ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL |
| title_fullStr |
[pt] ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL |
| title_full_unstemmed |
[pt] ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL |
| title_sort |
[pt] ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL |
| author |
LETICIA CALDAS DOS SANTOS |
| author_facet |
LETICIA CALDAS DOS SANTOS |
| author_role |
author |
| dc.contributor.none.fl_str_mv |
RAFAEL MARTINELLI PINTO RAFAEL MARTINELLI PINTO RAFAEL MARTINELLI PINTO RAFAEL MARTINELLI PINTO |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
LETICIA CALDAS DOS SANTOS |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] TRANSPORTE ESCOLAR RURAL [pt] METAHEURISTICA [pt] ROTEAMENTO DE VEICULOS ESCOLARES [pt] ITERATED LOCAL SEARCH [en] RURAL SCHOOL TRANSPORT [en] METAHEURISTICS [en] SCHOOL BUS ROUTING [en] ITERATED LOCAL SEARCH |
| topic |
[pt] TRANSPORTE ESCOLAR RURAL [pt] METAHEURISTICA [pt] ROTEAMENTO DE VEICULOS ESCOLARES [pt] ITERATED LOCAL SEARCH [en] RURAL SCHOOL TRANSPORT [en] METAHEURISTICS [en] SCHOOL BUS ROUTING [en] ITERATED LOCAL SEARCH |
| description |
[pt] O transporte escolar é fundamental para garantir o acesso e permanência dos alunos nas escolas públicas, principalmente nas áreas rurais, onde os estudantes estão localizados em uma grande área com baixa densidade e as estradas encontram-se em situações precárias. O presente trabalho tem como objetivo aplicar a metaheurística Iterated Local Search para o roteamento de 13.664 alunos da zona rural do estado do Rio de Janeiro. Para isso, considerouse o problema de roteamento de veículo escolares, do inglês School Bus Routing Problem (SBRP), com frota heterogênea e escola única, com o objetivo de minimizar o custo total considerando as restrições de capacidade dos veículos e distância máxima de percurso. Para aplicação do método, foram considerados os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Os resultados são apresentados em dois cenários, o primeiro considera os dados de 79 rotas utilizadas pela SEEDUC-RJ para comparação dos resultados obtidos com o ILS. O método mostrou uma redução de 40,5 por cento no custo médio das rotas e 46 or cento na quilometragem média por aluno. O segundo cenário considera o roteamento da totalidade dos alunos, que foram divididos em 506 instâncias considerando escola e turno. A maior instância roteada possui 534 alunos. Os resultados consolidados por município são apresentados e mostram a concentração de municípios com maior custo médio por rota no noroeste fluminense. A implementação das rotas propostas pode trazer economia significativa com as despesas relacionadas ao transporte escolar rural, além de indicar um aumento no nível de serviço para os estudantes, com redução da quilometragem média por aluno. |
| publishDate |
2021 |
| dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
| format |
doctoralThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56805&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56805&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56805 |
| url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56805&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56805&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56805 |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
| publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
| instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
| instacron_str |
PUC_RIO |
| institution |
PUC_RIO |
| reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
| collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
| repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
| repository.mail.fl_str_mv |
|
| _version_ |
1845797033237020672 |