OPTIMIZATION OF THE PERIODICITY OF PREVENTIVE MAINTENANCE OF RAILWAY ASSETS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: AMANDA FATIMA FERREIRA E SOUSA
Orientador(a): RAFAEL MARTINELLI PINTO lattes
Banca de defesa: RAFAEL MARTINELLI PINTO, ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62541@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62541@2
Resumo: A manutenção tem relevante participação estratégica em uma companhia, fundamental para o sucesso das organizações, a atuação deste setor envolve a redução do tempo de máquinas paradas, contribuindo com a eficiência do processo e diminuição dos custos operacionais. A intervenção preventiva é um importante tipo de manutenção, seu propósito é diminuir as falhas fundamentada em um planejamento com intervalos definidos de tempo, no entanto, determinar o melhor período não é uma atividade trivial. O intuito deste trabalho é utilizar dos conceitos de programação matemática para formular um modelo que auxilie na definição de um cronograma de manutenção preventiva, visando encontrar o melhor intervalo de tempo para intervenção na máquina baseado em informações de custos, tempo de atendimento e capacidade de mão de obra. O modelo matemático foi aplicado ao ambiente ferroviário com a finalidade de certificar a viabilidade de utilização dos métodos de Pesquisa Operacional, os resultados obtidos comprovaram se tratar de uma boa ferramenta para aplicação. Frente ao modelo atual, o cronograma de manutenção preventiva desenvolvido neste trabalho proporcionou uma economia de 40 por cento para a companhia, além do aumento médio de 30 por cento de disponibilidade a cada trimestre das máquinas de modelo Socadora.
id PUC_RIO-1_a3b8d409a652c393fcd3bd3c837e73ff
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:62541
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOPTIMIZATION OF THE PERIODICITY OF PREVENTIVE MAINTENANCE OF RAILWAY ASSETS OTIMIZAÇÃO DA PERIODICIDADE DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE ATIVOS FERROVIÁRIOS 2023-04-05RAFAEL MARTINELLI PINTO05355293760lattes.cnpq.br/6823993478179598RAFAEL MARTINELLI PINTO05355293760lattes.cnpq.br/6823993478179598RAFAEL MARTINELLI PINTOORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORRAFAEL MARTINELLI PINTO01619539640AMANDA FATIMA FERREIRA E SOUSAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA manutenção tem relevante participação estratégica em uma companhia, fundamental para o sucesso das organizações, a atuação deste setor envolve a redução do tempo de máquinas paradas, contribuindo com a eficiência do processo e diminuição dos custos operacionais. A intervenção preventiva é um importante tipo de manutenção, seu propósito é diminuir as falhas fundamentada em um planejamento com intervalos definidos de tempo, no entanto, determinar o melhor período não é uma atividade trivial. O intuito deste trabalho é utilizar dos conceitos de programação matemática para formular um modelo que auxilie na definição de um cronograma de manutenção preventiva, visando encontrar o melhor intervalo de tempo para intervenção na máquina baseado em informações de custos, tempo de atendimento e capacidade de mão de obra. O modelo matemático foi aplicado ao ambiente ferroviário com a finalidade de certificar a viabilidade de utilização dos métodos de Pesquisa Operacional, os resultados obtidos comprovaram se tratar de uma boa ferramenta para aplicação. Frente ao modelo atual, o cronograma de manutenção preventiva desenvolvido neste trabalho proporcionou uma economia de 40 por cento para a companhia, além do aumento médio de 30 por cento de disponibilidade a cada trimestre das máquinas de modelo Socadora.Maintenance has a relevant strategic role in a company, fundamental to the success of organizations, the performance of this sector involves reducing the time of machine downtime, contributing to the efficiency of the process and reduction of operating costs. Preventive intervention is an important type of maintenance, its purpose is to reduce failures based on planning with defined time intervals, however, determining the best period is not a trivial activity. The purpose of this work is to use mathematical programming concepts to formulate a model that helps define a preventive maintenance schedule, aiming to find the best time interval for machine intervention based on cost information, service time and hand capacity. of work. The mathematical model was applied to the railway environment in order to certify the feasibility of using Operational Research methods, the results obtained proved to be a good tool for application. Compared to the current model, the preventive maintenance schedule developed in this work provided savings of 40 percent for the company, in addition to an average increase of 30 percent in availability each quarter of Socadora model machines. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62541@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62541@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T10:21:41ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv OPTIMIZATION OF THE PERIODICITY OF PREVENTIVE MAINTENANCE OF RAILWAY ASSETS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv OTIMIZAÇÃO DA PERIODICIDADE DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE ATIVOS FERROVIÁRIOS
title OPTIMIZATION OF THE PERIODICITY OF PREVENTIVE MAINTENANCE OF RAILWAY ASSETS
spellingShingle OPTIMIZATION OF THE PERIODICITY OF PREVENTIVE MAINTENANCE OF RAILWAY ASSETS
AMANDA FATIMA FERREIRA E SOUSA
title_short OPTIMIZATION OF THE PERIODICITY OF PREVENTIVE MAINTENANCE OF RAILWAY ASSETS
title_full OPTIMIZATION OF THE PERIODICITY OF PREVENTIVE MAINTENANCE OF RAILWAY ASSETS
title_fullStr OPTIMIZATION OF THE PERIODICITY OF PREVENTIVE MAINTENANCE OF RAILWAY ASSETS
title_full_unstemmed OPTIMIZATION OF THE PERIODICITY OF PREVENTIVE MAINTENANCE OF RAILWAY ASSETS
title_sort OPTIMIZATION OF THE PERIODICITY OF PREVENTIVE MAINTENANCE OF RAILWAY ASSETS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author AMANDA FATIMA FERREIRA E SOUSA
author_facet AMANDA FATIMA FERREIRA E SOUSA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 05355293760
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RAFAEL MARTINELLI PINTO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05355293760
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6823993478179598
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv RAFAEL MARTINELLI PINTO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6823993478179598
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RAFAEL MARTINELLI PINTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
dc.contributor.referee5.fl_str_mv RAFAEL MARTINELLI PINTO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01619539640
dc.contributor.author.fl_str_mv AMANDA FATIMA FERREIRA E SOUSA
contributor_str_mv RAFAEL MARTINELLI PINTO
RAFAEL MARTINELLI PINTO
RAFAEL MARTINELLI PINTO
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
RAFAEL MARTINELLI PINTO
description A manutenção tem relevante participação estratégica em uma companhia, fundamental para o sucesso das organizações, a atuação deste setor envolve a redução do tempo de máquinas paradas, contribuindo com a eficiência do processo e diminuição dos custos operacionais. A intervenção preventiva é um importante tipo de manutenção, seu propósito é diminuir as falhas fundamentada em um planejamento com intervalos definidos de tempo, no entanto, determinar o melhor período não é uma atividade trivial. O intuito deste trabalho é utilizar dos conceitos de programação matemática para formular um modelo que auxilie na definição de um cronograma de manutenção preventiva, visando encontrar o melhor intervalo de tempo para intervenção na máquina baseado em informações de custos, tempo de atendimento e capacidade de mão de obra. O modelo matemático foi aplicado ao ambiente ferroviário com a finalidade de certificar a viabilidade de utilização dos métodos de Pesquisa Operacional, os resultados obtidos comprovaram se tratar de uma boa ferramenta para aplicação. Frente ao modelo atual, o cronograma de manutenção preventiva desenvolvido neste trabalho proporcionou uma economia de 40 por cento para a companhia, além do aumento médio de 30 por cento de disponibilidade a cada trimestre das máquinas de modelo Socadora.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62541@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62541@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62541@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62541@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626364686794752