ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@2 |
Resumo: | Compradores de todo o mundo estão cada vez mais informados e conscientes de como exigir dos vendedores que assumam maiores riscos, para ganhar o valorizado negócio do comprador. A integração de produtos, serviços e soluções crescem a uma taxa exponencial em transações comerciais. Assim, os contratos são cada vez mais complicados para planejar, negociar e administrar. Globalmente, as empresas têm aumentado exponencialmente o número de terceirizações para bens e serviços, com a intenção específica de se concentrar mais em seu negócio principal. Este estudo tem em vista ampliar os conhecimentos da gestão estratégica de transportes, com foco na contratação de fretes, analisando o relacionamento das organizações com seus fornecedores, integrados em um cenário de rápidas mudanças. Qualquer empresa deseja ser rápida e ter efetiva e contínua integração interna, com seus clientes e fornecedores, construindo, assim, parcerias duradouras e de sucesso. A vantagem competitiva que pode surgir a partir das estratégias de compra, é evidenciada, considerando-se os tipos de relações adotadas com os fornecedores. No estudo de caso, procurou-se mostrar a efetiva aplicação do planejamento estratégico no moderno gerenciamento da logística de transportes, importância do relacionamento com fornecedores, não somente na negociação de preços, prazos e qualidade, mas na adição do valor em toda a cadeia. A forma de gerenciamento, que uma organização pratica hoje, irá afetar significativamente seus resultados no mercado do futuro. |
id |
PUC_RIO-1_ae5ba4159f7146dd28cdce1b165138b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:23973 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTOSTRATEGY FOR FREIGHT CONTRACTING: A CASE STUDY IN THE CEMENT INDUSTRY2013-05-02JOSE EUGENIO LEAL27261859400lattes.cnpq.br/5535161949639969JOSE EUGENIO LEALHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOADRIANA LEIRASADRIANA LEIRAS54437075668JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRCompradores de todo o mundo estão cada vez mais informados e conscientes de como exigir dos vendedores que assumam maiores riscos, para ganhar o valorizado negócio do comprador. A integração de produtos, serviços e soluções crescem a uma taxa exponencial em transações comerciais. Assim, os contratos são cada vez mais complicados para planejar, negociar e administrar. Globalmente, as empresas têm aumentado exponencialmente o número de terceirizações para bens e serviços, com a intenção específica de se concentrar mais em seu negócio principal. Este estudo tem em vista ampliar os conhecimentos da gestão estratégica de transportes, com foco na contratação de fretes, analisando o relacionamento das organizações com seus fornecedores, integrados em um cenário de rápidas mudanças. Qualquer empresa deseja ser rápida e ter efetiva e contínua integração interna, com seus clientes e fornecedores, construindo, assim, parcerias duradouras e de sucesso. A vantagem competitiva que pode surgir a partir das estratégias de compra, é evidenciada, considerando-se os tipos de relações adotadas com os fornecedores. No estudo de caso, procurou-se mostrar a efetiva aplicação do planejamento estratégico no moderno gerenciamento da logística de transportes, importância do relacionamento com fornecedores, não somente na negociação de preços, prazos e qualidade, mas na adição do valor em toda a cadeia. A forma de gerenciamento, que uma organização pratica hoje, irá afetar significativamente seus resultados no mercado do futuro.Buyers worldwide are becoming more informed and demanding as they require sellers to assume greater business risks to win the buyer’s valued business. The integration of products, services and solutions is growing at an exponential rate in business transactions. Thus, contracts are becoming more complicated to plan, negotiate and administer. Globally, companies have increased their contracts for goods and services at an exponential rate, with the specific intend of focusing more on their core business. The objective of this study is to broaden the knowledge about transport logistics strategy, focused on contracting freight, analyzing the relationship between companies and their suppliers, integrated into a scenario of rapid change. What every company wants is a fast, effective, and seamless integration between itself, each customer and its supply chain, building successful and long business partnerships. The competitive advantage that can arise from the purchase strategies has been evidenced considering the types of relations adopted with the suppliers. In the case study it was attempted to evidence the effective implementation of the modern transport logistics management actions, analyzing the evolution of the purchasing activity, giving emphasis to the relevance of the relation with suppliers not only negotiating price, terms and quality but also attaching higher value to the supply chain. Likewise, the contracts an organization negotiates today and performs tomorrow will significantly affect its profitability and reputation in the market place of the future.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:31:48ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
STRATEGY FOR FREIGHT CONTRACTING: A CASE STUDY IN THE CEMENT INDUSTRY |
title |
ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO |
spellingShingle |
ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITA |
title_short |
ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO |
title_full |
ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO |
title_fullStr |
ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO |
title_sort |
ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITA |
author_facet |
JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JOSE EUGENIO LEAL |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
27261859400 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5535161949639969 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JOSE EUGENIO LEAL |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ADRIANA LEIRAS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ADRIANA LEIRAS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
54437075668 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITA |
contributor_str_mv |
JOSE EUGENIO LEAL JOSE EUGENIO LEAL HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO ADRIANA LEIRAS ADRIANA LEIRAS |
description |
Compradores de todo o mundo estão cada vez mais informados e conscientes de como exigir dos vendedores que assumam maiores riscos, para ganhar o valorizado negócio do comprador. A integração de produtos, serviços e soluções crescem a uma taxa exponencial em transações comerciais. Assim, os contratos são cada vez mais complicados para planejar, negociar e administrar. Globalmente, as empresas têm aumentado exponencialmente o número de terceirizações para bens e serviços, com a intenção específica de se concentrar mais em seu negócio principal. Este estudo tem em vista ampliar os conhecimentos da gestão estratégica de transportes, com foco na contratação de fretes, analisando o relacionamento das organizações com seus fornecedores, integrados em um cenário de rápidas mudanças. Qualquer empresa deseja ser rápida e ter efetiva e contínua integração interna, com seus clientes e fornecedores, construindo, assim, parcerias duradouras e de sucesso. A vantagem competitiva que pode surgir a partir das estratégias de compra, é evidenciada, considerando-se os tipos de relações adotadas com os fornecedores. No estudo de caso, procurou-se mostrar a efetiva aplicação do planejamento estratégico no moderno gerenciamento da logística de transportes, importância do relacionamento com fornecedores, não somente na negociação de preços, prazos e qualidade, mas na adição do valor em toda a cadeia. A forma de gerenciamento, que uma organização pratica hoje, irá afetar significativamente seus resultados no mercado do futuro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626321933205504 |