ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITA
Orientador(a): JOSE EUGENIO LEAL lattes
Banca de defesa: JOSE EUGENIO LEAL, HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO, ADRIANA LEIRAS
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@2
Resumo: Compradores de todo o mundo estão cada vez mais informados e conscientes de como exigir dos vendedores que assumam maiores riscos, para ganhar o valorizado negócio do comprador. A integração de produtos, serviços e soluções crescem a uma taxa exponencial em transações comerciais. Assim, os contratos são cada vez mais complicados para planejar, negociar e administrar. Globalmente, as empresas têm aumentado exponencialmente o número de terceirizações para bens e serviços, com a intenção específica de se concentrar mais em seu negócio principal. Este estudo tem em vista ampliar os conhecimentos da gestão estratégica de transportes, com foco na contratação de fretes, analisando o relacionamento das organizações com seus fornecedores, integrados em um cenário de rápidas mudanças. Qualquer empresa deseja ser rápida e ter efetiva e contínua integração interna, com seus clientes e fornecedores, construindo, assim, parcerias duradouras e de sucesso. A vantagem competitiva que pode surgir a partir das estratégias de compra, é evidenciada, considerando-se os tipos de relações adotadas com os fornecedores. No estudo de caso, procurou-se mostrar a efetiva aplicação do planejamento estratégico no moderno gerenciamento da logística de transportes, importância do relacionamento com fornecedores, não somente na negociação de preços, prazos e qualidade, mas na adição do valor em toda a cadeia. A forma de gerenciamento, que uma organização pratica hoje, irá afetar significativamente seus resultados no mercado do futuro.
id PUC_RIO-1_ae5ba4159f7146dd28cdce1b165138b5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:23973
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTOSTRATEGY FOR FREIGHT CONTRACTING: A CASE STUDY IN THE CEMENT INDUSTRY2013-05-02JOSE EUGENIO LEAL27261859400lattes.cnpq.br/5535161949639969JOSE EUGENIO LEALHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOADRIANA LEIRASADRIANA LEIRAS54437075668JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRCompradores de todo o mundo estão cada vez mais informados e conscientes de como exigir dos vendedores que assumam maiores riscos, para ganhar o valorizado negócio do comprador. A integração de produtos, serviços e soluções crescem a uma taxa exponencial em transações comerciais. Assim, os contratos são cada vez mais complicados para planejar, negociar e administrar. Globalmente, as empresas têm aumentado exponencialmente o número de terceirizações para bens e serviços, com a intenção específica de se concentrar mais em seu negócio principal. Este estudo tem em vista ampliar os conhecimentos da gestão estratégica de transportes, com foco na contratação de fretes, analisando o relacionamento das organizações com seus fornecedores, integrados em um cenário de rápidas mudanças. Qualquer empresa deseja ser rápida e ter efetiva e contínua integração interna, com seus clientes e fornecedores, construindo, assim, parcerias duradouras e de sucesso. A vantagem competitiva que pode surgir a partir das estratégias de compra, é evidenciada, considerando-se os tipos de relações adotadas com os fornecedores. No estudo de caso, procurou-se mostrar a efetiva aplicação do planejamento estratégico no moderno gerenciamento da logística de transportes, importância do relacionamento com fornecedores, não somente na negociação de preços, prazos e qualidade, mas na adição do valor em toda a cadeia. A forma de gerenciamento, que uma organização pratica hoje, irá afetar significativamente seus resultados no mercado do futuro.Buyers worldwide are becoming more informed and demanding as they require sellers to assume greater business risks to win the buyer’s valued business. The integration of products, services and solutions is growing at an exponential rate in business transactions. Thus, contracts are becoming more complicated to plan, negotiate and administer. Globally, companies have increased their contracts for goods and services at an exponential rate, with the specific intend of focusing more on their core business. The objective of this study is to broaden the knowledge about transport logistics strategy, focused on contracting freight, analyzing the relationship between companies and their suppliers, integrated into a scenario of rapid change. What every company wants is a fast, effective, and seamless integration between itself, each customer and its supply chain, building successful and long business partnerships. The competitive advantage that can arise from the purchase strategies has been evidenced considering the types of relations adopted with the suppliers. In the case study it was attempted to evidence the effective implementation of the modern transport logistics management actions, analyzing the evolution of the purchasing activity, giving emphasis to the relevance of the relation with suppliers not only negotiating price, terms and quality but also attaching higher value to the supply chain. Likewise, the contracts an organization negotiates today and performs tomorrow will significantly affect its profitability and reputation in the market place of the future.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:31:48ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv STRATEGY FOR FREIGHT CONTRACTING: A CASE STUDY IN THE CEMENT INDUSTRY
title ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO
spellingShingle ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO
JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITA
title_short ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO
title_full ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO
title_fullStr ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO
title_full_unstemmed ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO
title_sort ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO DE FRETES: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITA
author_facet JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JOSE EUGENIO LEAL
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 27261859400
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5535161949639969
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOSE EUGENIO LEAL
dc.contributor.referee2.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ADRIANA LEIRAS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ADRIANA LEIRAS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 54437075668
dc.contributor.author.fl_str_mv JOAO LUIZ DE OLIVEIRA SANTA RITA
contributor_str_mv JOSE EUGENIO LEAL
JOSE EUGENIO LEAL
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
ADRIANA LEIRAS
ADRIANA LEIRAS
description Compradores de todo o mundo estão cada vez mais informados e conscientes de como exigir dos vendedores que assumam maiores riscos, para ganhar o valorizado negócio do comprador. A integração de produtos, serviços e soluções crescem a uma taxa exponencial em transações comerciais. Assim, os contratos são cada vez mais complicados para planejar, negociar e administrar. Globalmente, as empresas têm aumentado exponencialmente o número de terceirizações para bens e serviços, com a intenção específica de se concentrar mais em seu negócio principal. Este estudo tem em vista ampliar os conhecimentos da gestão estratégica de transportes, com foco na contratação de fretes, analisando o relacionamento das organizações com seus fornecedores, integrados em um cenário de rápidas mudanças. Qualquer empresa deseja ser rápida e ter efetiva e contínua integração interna, com seus clientes e fornecedores, construindo, assim, parcerias duradouras e de sucesso. A vantagem competitiva que pode surgir a partir das estratégias de compra, é evidenciada, considerando-se os tipos de relações adotadas com os fornecedores. No estudo de caso, procurou-se mostrar a efetiva aplicação do planejamento estratégico no moderno gerenciamento da logística de transportes, importância do relacionamento com fornecedores, não somente na negociação de preços, prazos e qualidade, mas na adição do valor em toda a cadeia. A forma de gerenciamento, que uma organização pratica hoje, irá afetar significativamente seus resultados no mercado do futuro.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23973@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626321933205504