[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: ALEXANDRA SANGLARD TORRES
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17467
Resumo: [pt] A globalização dos mercados transformou o cenário mundial de negócios, levando muitas empresas a ultrapassar as fronteiras geográficas de seus países visando expandir e aumentar a sua competitividade. No Brasil este movimento tem crescido nas últimas décadas, impulsionado por diversos fatores. O presente estudo investigou o processo de internacionalização de uma grande empresa brasileira do setor de moda, a Marisol S.A., posicionada como gestora de marcas. Objetivou-se compreender as suas motivações, o modo como este processo se desenvolveu e os fatores que influenciaram a expansão internacional, sob o enfoque das principais teorias propostas pela literatura. O estudo foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com os principais executivos da empresa e levantados dados secundários. Foi possível traçar a evolução do processo de internacionalização da empresa, identificando etapas e eventos importantes, assim como os motivos que determinaram suas principais ações, confrontando-se tais resultados com a literatura sobre o tema.
id PUC_RIO-1_b5d22c72040e1703f7ffd3a9c369687d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17467
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling [pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.[en] THE INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN FASHION: THE CASE OF MARISOL S.A.[pt] MARKETING INTERNACIONAL[pt] INTERNACIONALIZACAO[pt] VAREJO[en] INTERNATIONAL MARKETING[en] INTERNATIONALIZATION[en] RETAIL[pt] A globalização dos mercados transformou o cenário mundial de negócios, levando muitas empresas a ultrapassar as fronteiras geográficas de seus países visando expandir e aumentar a sua competitividade. No Brasil este movimento tem crescido nas últimas décadas, impulsionado por diversos fatores. O presente estudo investigou o processo de internacionalização de uma grande empresa brasileira do setor de moda, a Marisol S.A., posicionada como gestora de marcas. Objetivou-se compreender as suas motivações, o modo como este processo se desenvolveu e os fatores que influenciaram a expansão internacional, sob o enfoque das principais teorias propostas pela literatura. O estudo foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com os principais executivos da empresa e levantados dados secundários. Foi possível traçar a evolução do processo de internacionalização da empresa, identificando etapas e eventos importantes, assim como os motivos que determinaram suas principais ações, confrontando-se tais resultados com a literatura sobre o tema.[en] Market globalization has transformed the global business landscape, leading many firms to go beyond geographical borders of their countries in order to expand and enhance their competitiveness. In Brazil, this movement has grown in recent decades, driven by several factors. The present study investigated the process of internationalization of a large company in the fashion sector, Marisol S.A., positioned as manager of brands. The objective was to understand its motivations, the way this process has evolved and the factors influencing the international expansion, from the standpoint of the main theories proposed in literature. The study was qualitative in nature, using the case study method . Interviews were conducted with key executives and secondary data was collected. It was possible to trace the evolution of the internationalization of the company, identifying milestones and important events, as well as the reasons for its main actions, confronting these results with the literature on the subjectMAXWELLANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAALEXANDRA SANGLARD TORRES2011-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17467porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17467Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.
[en] THE INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN FASHION: THE CASE OF MARISOL S.A.
title [pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.
spellingShingle [pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.
ALEXANDRA SANGLARD TORRES
[pt] MARKETING INTERNACIONAL
[pt] INTERNACIONALIZACAO
[pt] VAREJO
[en] INTERNATIONAL MARKETING
[en] INTERNATIONALIZATION
[en] RETAIL
title_short [pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.
title_full [pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.
title_fullStr [pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.
title_full_unstemmed [pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.
title_sort [pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.
author ALEXANDRA SANGLARD TORRES
author_facet ALEXANDRA SANGLARD TORRES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEXANDRA SANGLARD TORRES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] MARKETING INTERNACIONAL
[pt] INTERNACIONALIZACAO
[pt] VAREJO
[en] INTERNATIONAL MARKETING
[en] INTERNATIONALIZATION
[en] RETAIL
topic [pt] MARKETING INTERNACIONAL
[pt] INTERNACIONALIZACAO
[pt] VAREJO
[en] INTERNATIONAL MARKETING
[en] INTERNATIONALIZATION
[en] RETAIL
description [pt] A globalização dos mercados transformou o cenário mundial de negócios, levando muitas empresas a ultrapassar as fronteiras geográficas de seus países visando expandir e aumentar a sua competitividade. No Brasil este movimento tem crescido nas últimas décadas, impulsionado por diversos fatores. O presente estudo investigou o processo de internacionalização de uma grande empresa brasileira do setor de moda, a Marisol S.A., posicionada como gestora de marcas. Objetivou-se compreender as suas motivações, o modo como este processo se desenvolveu e os fatores que influenciaram a expansão internacional, sob o enfoque das principais teorias propostas pela literatura. O estudo foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com os principais executivos da empresa e levantados dados secundários. Foi possível traçar a evolução do processo de internacionalização da empresa, identificando etapas e eventos importantes, assim como os motivos que determinaram suas principais ações, confrontando-se tais resultados com a literatura sobre o tema.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17467
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828130227702726656