[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17467 |
Resumo: | [pt] A globalização dos mercados transformou o cenário mundial de negócios, levando muitas empresas a ultrapassar as fronteiras geográficas de seus países visando expandir e aumentar a sua competitividade. No Brasil este movimento tem crescido nas últimas décadas, impulsionado por diversos fatores. O presente estudo investigou o processo de internacionalização de uma grande empresa brasileira do setor de moda, a Marisol S.A., posicionada como gestora de marcas. Objetivou-se compreender as suas motivações, o modo como este processo se desenvolveu e os fatores que influenciaram a expansão internacional, sob o enfoque das principais teorias propostas pela literatura. O estudo foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com os principais executivos da empresa e levantados dados secundários. Foi possível traçar a evolução do processo de internacionalização da empresa, identificando etapas e eventos importantes, assim como os motivos que determinaram suas principais ações, confrontando-se tais resultados com a literatura sobre o tema. |
id |
PUC_RIO-1_b5d22c72040e1703f7ffd3a9c369687d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:17467 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A.[en] THE INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN FASHION: THE CASE OF MARISOL S.A.[pt] MARKETING INTERNACIONAL[pt] INTERNACIONALIZACAO[pt] VAREJO[en] INTERNATIONAL MARKETING[en] INTERNATIONALIZATION[en] RETAIL[pt] A globalização dos mercados transformou o cenário mundial de negócios, levando muitas empresas a ultrapassar as fronteiras geográficas de seus países visando expandir e aumentar a sua competitividade. No Brasil este movimento tem crescido nas últimas décadas, impulsionado por diversos fatores. O presente estudo investigou o processo de internacionalização de uma grande empresa brasileira do setor de moda, a Marisol S.A., posicionada como gestora de marcas. Objetivou-se compreender as suas motivações, o modo como este processo se desenvolveu e os fatores que influenciaram a expansão internacional, sob o enfoque das principais teorias propostas pela literatura. O estudo foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com os principais executivos da empresa e levantados dados secundários. Foi possível traçar a evolução do processo de internacionalização da empresa, identificando etapas e eventos importantes, assim como os motivos que determinaram suas principais ações, confrontando-se tais resultados com a literatura sobre o tema.[en] Market globalization has transformed the global business landscape, leading many firms to go beyond geographical borders of their countries in order to expand and enhance their competitiveness. In Brazil, this movement has grown in recent decades, driven by several factors. The present study investigated the process of internationalization of a large company in the fashion sector, Marisol S.A., positioned as manager of brands. The objective was to understand its motivations, the way this process has evolved and the factors influencing the international expansion, from the standpoint of the main theories proposed in literature. The study was qualitative in nature, using the case study method . Interviews were conducted with key executives and secondary data was collected. It was possible to trace the evolution of the internationalization of the company, identifying milestones and important events, as well as the reasons for its main actions, confronting these results with the literature on the subjectMAXWELLANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAALEXANDRA SANGLARD TORRES2011-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17467porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17467Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A. [en] THE INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN FASHION: THE CASE OF MARISOL S.A. |
title |
[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A. |
spellingShingle |
[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A. ALEXANDRA SANGLARD TORRES [pt] MARKETING INTERNACIONAL [pt] INTERNACIONALIZACAO [pt] VAREJO [en] INTERNATIONAL MARKETING [en] INTERNATIONALIZATION [en] RETAIL |
title_short |
[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A. |
title_full |
[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A. |
title_fullStr |
[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A. |
title_full_unstemmed |
[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A. |
title_sort |
[pt] A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MODA BRASILEIRA: O CASO DA MARISOL S.A. |
author |
ALEXANDRA SANGLARD TORRES |
author_facet |
ALEXANDRA SANGLARD TORRES |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALEXANDRA SANGLARD TORRES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] MARKETING INTERNACIONAL [pt] INTERNACIONALIZACAO [pt] VAREJO [en] INTERNATIONAL MARKETING [en] INTERNATIONALIZATION [en] RETAIL |
topic |
[pt] MARKETING INTERNACIONAL [pt] INTERNACIONALIZACAO [pt] VAREJO [en] INTERNATIONAL MARKETING [en] INTERNATIONALIZATION [en] RETAIL |
description |
[pt] A globalização dos mercados transformou o cenário mundial de negócios, levando muitas empresas a ultrapassar as fronteiras geográficas de seus países visando expandir e aumentar a sua competitividade. No Brasil este movimento tem crescido nas últimas décadas, impulsionado por diversos fatores. O presente estudo investigou o processo de internacionalização de uma grande empresa brasileira do setor de moda, a Marisol S.A., posicionada como gestora de marcas. Objetivou-se compreender as suas motivações, o modo como este processo se desenvolveu e os fatores que influenciaram a expansão internacional, sob o enfoque das principais teorias propostas pela literatura. O estudo foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com os principais executivos da empresa e levantados dados secundários. Foi possível traçar a evolução do processo de internacionalização da empresa, identificando etapas e eventos importantes, assim como os motivos que determinaram suas principais ações, confrontando-se tais resultados com a literatura sobre o tema. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17467 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17467&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828130227702726656 |